Firmei estes propósitos, pois Jesus não tardará. Vide o quadro feio do mundo e a frieza no arraial cristão (Lc 18:8)!Propósitos não têm data. Qualquer tempo é tempo. É pelo Espírito. Não é ser perfeito, e sim, menos imperfeito. Eu preciso:
1. Mais Grato. Quero ser mais grato pelas bênçãos e por lutas vencidas na força do Senhor (Sl 71.16). Paulo exorta: Sede agradecidos (Cl 3:15). “A gratidão é a memória do coração” (Lc 17:15-16).
2. Confissão. Quero mais “quarto secreto” (Mt 6:6). Ali são forjados corações quebrantados (Sl 51:17). Ali é o nosso Jaboque, onde nos concertamos com Deus para consertarmos nossos pecados – confessando-os e abandonando-os (Pv 25:13). Vida de oração é vida com Jesus (At 4.13).
3. Submissão à Vontade de Deus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição (1a Ts 4:3). Charles Swindoll aponta nossas quatro maiores fragilidades: Fortuna; Fama; Poder e Prazer – este, o mais voraz, pois “deseja satisfazer-se sensualmente, não importando o custo”. Quero mais valentia pra fugir de todo tipo de pecado (Pv 16.6; 1a Co 6:18).
4. A Mente de Cristo. Quero pôr-me na contramão do mundo, não andando segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:5-6). Só a mente de Cristo vence a carne (1a Co 2.16; Cl 3:16). Só pela mente de Cristo haverá fidelidade a Deus, a doutrina e a igreja.
5. Vida Plena do Espírito. Dizia o Pr. G. Rocha: “um homem cheio do Espírito Santo é cheio de Bíblia”. Vive por fé (Hb 10.38). Estevão, pregando no Sinédrio, foi visto como um homem cheio de fé, do Espírito e rosto como de anjo (At. 6.5-15). Um referencial, pois amava quem o odiava e abençoava quem o amaldiçoava Lc 6:27-28). Preciso ser referência.
6. Vigilância Plena. Quero ser vigilante para não entrar em tentação (Lc 22:46), pois entrando, certamente cairá. Paulo alertou: Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia (1aCo 10.12). Veja Davi; tudo para não cair, entretanto caiu.
7. Cuidar do Lar. É fato: “quem não é crente em casa não é crente em lugar algum”. Quero a bênção do Senhor sobre o meu lar (Pv 3.33). Muitos lares cristãos sepultaram o cultodoméstico (Dt 6:6-7). Que tal ressuscitá-lo?Bem com Deus – bem com a família!
8. Zelar pela Igreja. Jubilar como o salmista: Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor. Imitar sabiamente o pardal e a andorinha que, junto aos altares de Deus, abrigaram seus ninhos (Sl 27:1-4). Bem-aventurados os que valorizam a igreja (Sl 84.3-4).
9. Mais Amor pelos Perdidos. Ordena a Palavra (Cl 4.5)! Não sei amar (Lc 6. 27-28). Só pelo Espírito. Investir mais na obra. Dar e Dar-se. A santidade não termina no bolso do fiel, pois quem ama dá. Ensina-me a amar, Senhor!
10. Esperar o Céu. A correria diária ofusca-nos às belezas celestiais. Reflita neste rápido vislumbre da Glória: Lugar de fartura de alegrias e delícias eternas (Sl 16:11). Um lugar sem luto, pois a morte não mais existirá; nem lágrimas; nem doenças; nem dor; nem pranto, nem mais maldição alguma… pois o nosso corpo será de glória, igual ao de Jesus (Ap 21 e 22; 1a Jo 3:2).
Taí,10 propósitos! Quero unir-me aos fiéis de Cristo que anseiam viver menos imperfeitos com mais azeite na candeia. Maranata.
Comments