top of page

A enfermidade como oportunidade para a evangelização

Milagre e Missão: A jornada de Álvaro e Cleide no Hospital de Câncer em Barretos SP.

 

Álvaro e sua esposa, Cleide, chegaram a Barretos em 19 de agosto de 2022. Na bagagem, muita dor e sofrimento devido a um pré diagnóstico de câncer, feito pelo Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto. Ávidos por respostas e com o coração cheio de esperança, buscaram uma segunda opinião no renomado Hospital de Câncer de Barretos, a maior e mais avançada instituição oncológica do Brasil, que recebe pacientes de todas as partes do país e até do exterior.

O casal, que sempre teve uma fé inabalável em Deus, via diante de si, de forma inesperada, uma prova das mais difíceis. Ao longo dos dias de exames e consultas, algo extraordinário começou a acontecer. A fé que sempre os guiou tomou uma nova dimensão, e o que parecia ser um caminho apenas de dor e incerteza, começou a se transformar em uma jornada de fé e propósito.

 

Álvaro e Cleide, que sempre afeitos à evangelização, acreditando no poder de Deus, sentiram que um milagre estava sendo operado. Com o coração tocado pela graça que experimentavam, perceberam que estavam em Barretos não apenas para lutar contra uma doença, mas para cumprir uma missão maior. Textos bíblicos desfilavam de um modo novo aos seus olhos, como João 20.21 “Disse-lhe, pois Jesus outra vez, Paz seja convosco; Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vos”, e Mateus 9.37 “Então, disse aos seus discípulos, a seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros...”.


No dia 10 de outubro daquele mesmo ano, decidiram mudar-se para Barretos para facilitar o tratamento. Assim, o início do tratamento também foi o início de um novo ministério de evangelização de doentes e seus acompanhantes, pessoas que chegavam de diferentes regiões do Brasil, ficando alojados em casas de apoio e kitnets. Movidos pelo desejo de compartilhar a fé que os sustentava, Álvaro e Cleide passaram a distribuir literatura evangelística e Bíblias, abrindo oportunidades para falar da graça de Deus para aqueles que encontravam pelo caminho.

 

O impacto de suas ações foi imediato e profundo. Dezenas de pessoas, que também enfrentavam batalhas pessoais de saúde, começaram a ser alcançadas pela mensagem do evangelho. Muitos se converteram e o casal começou a receber, textos e áudios com mensagens de gratidão, testemunhando a transformação que a fé trouxe à vida de tantos. Pessoas se firmavam na fé e muitas foram batizadas passando a congregar em suas localidades.


Hoje, Álvaro e Cleide olham para uma galeria de rostos de pessoas com biografias semelhantes à deles, com as quais tiveram contato e percebem que aquele diagnóstico assustador se transformou em um chamado para a evangelização. A doença, que poderia ter sido um fardo, tornou-se o catalisador de uma missão que tem tocado inúmeras vidas. Assim, em meio à adversidade, o casal encontrou um propósito maior para a vida, levando esperança e fé para aqueles que mais precisam. Tiveram na enfermidade a oportunidade para uma vida de evangelização intencional.

 

Deus operou um milagre na vida do irmão Álvaro, como reposta de orações de tantos irmãos, sem desprezar o cuidado dos médicos. Com cirurgia marcada, depois de sete mês fazendo exames, Deus, fez uma intervenção em sua vida. Os exames ficaram negativos, os médico suspenderem cirurgia e, por dois anos, pera a glória de Deus os exames vêm todos negativos!

 

O CASAL


Álvaro Gonçalves de Oliveira, natural de Orlândia SP, nasceu no dia 20 de janeiro de 1957, na Fazenda Agudo, mas foi criado em Morro Agudo SP. Sua conversão ocorreu no dia 20 de outubro de 1988 no início da congregação iniciada pela Igreja Batista em Morro Agudo. Na época, ainda em um salão alugado na Rua Pernambuco sob a liderança do Pr. Ricardo Leite.

Casado com Rosângela, Álvaro ficou viúvo em 2009 e, em 15 de setembro de 2018, casou-se com Cleide Marli Nunes de Oliveira Gonçalves.

 

Cleide é natural de Lençóis Paulista, nascida no dia 10 de maio de 1957. Quando conheceu Álvaro, através de um grupo de amizade batista, ela morava em Cerquilho SP. Sua conversão deu-se em Botucatu na Igreja Batista Central, no dia 17 de maio de 1972.

 

CONTATO COM O CASAL:

WhatsApp: (16) 99256-8748 - Álvaro

WhatsApp: (15) 99169-2828 - Cleide

 

 

Comments


bottom of page