top of page

A presença do Eterno

Para onde fugiria do Espírito de Deus ou como escaparia da Sua presença? Esse foi o questionamento do rei Davi relatado no Salmo 139 e através do estudo do texto podemos perceber a Onisciência, Onipresença e Onipotência do Deus de Israel que vive e reina para todo sempre. Aprendemos com Davi que Yahweh examina e conhece todas as nossas atividades mentais, Ele sabe o horário que acordamos, se tomamos café, se tomamos banho, sabe quando nos sentamos e levantamos, conhece todos os nossos pensamentos e profundos desejos do coração e da alma, sabe do projeto secreto que idealizamos e não revelamos a ninguém, sabe dos sonhos que almejamos realizar, sabe com quem caminhamos, sabe que lugar desejamos frequentar e onde temos prazer em estar, nada foge da Onisciência do Todo-Poderoso. Em alguns momentos nem sabemos o que falar, contudo Adonai já conhece o que falaremos e como nos portaremos, pensar que Deus nos conhece de maneira tão profunda, singular, única e completa faz com que nos sintamos pequenos diante dEle e ao mesmo tempo protegidos pela sua presença. A grandeza da Sua infinitude é incompreensível e jamais esgotaremos, conhecer o Senhor é insigne e maravilhoso.


A bíblia nos concede a oportunidade de conhecê-lo e é preciso ler para saber o que Ele quer que nós façamos, a vida cristã cresce através da leitura e prática da sua palavra. O nosso Deus é ilimitado em relação ao tempo e ao espaço. Tudo está em sua presença, Ele enche o céu e a terra e está presente em toda parte como nos afirma o SL 139. 7-10. Segundo alguns estudiosos a escrita do salmo 139 foi realizada pelo rei Davi e esse texto é uma expressão viva e profunda de sinceridade na adoração ao Senhor e a sua palavra, por isso Davi solicita ao Espírito Santo de Deus que verifique a sua alma, que o sonde, que o conheça, e que o guie, ele fala com o Eterno com uma intimidade e conhecimento profundo, como quem anda ao seu lado, Davi percebe que não existe lugar que possamos fugir da presença dEle. Se for para o céu Deus estará lá, se morrermos lá Ele também estará, se nos escondermos no Leste ou no Oeste, no Norte ou no Sul Deus estará lá, se nos escondermos na escuridão ou se o dia se tornasse noite, Elohim nos encontraria porque luz e trevas são para Deus a mesma coisa. O Todo-Poderoso está em todos os lugares e não podemos nos esconder da sua presença, a Onipresença faz Deus ser o que Ele é. O Senhor fez tudo o que existe e como criador conhece toda sua obra e está presente nela Jr 23. 23-24. O nosso Deus é tremendo, saber que vai conosco em todos os lugares, que é Deus de perto, que nos fez conhecer o seu caminho para vida eterna, que possuímos ao caminharmos a sua companhia e que temos o prazer da sua doce presença, é esplêndido Sl 16.11. Nós vivemos na presença de Deus porque Ele fez tudo o que existe, fez cada parte do corpo humano, cada órgão, registrou todos os dias da nossa vida, escreveu a nossa história quando nenhum dos nossos dias existiam, Ele sabe o que vai acontecer. Fico extasiada, maravilhada diante do poder de Deus ao criar a vida, a história, o tempo, as circunstâncias, os acontecimentos e a providência. Me prostro reconhecendo a soberania do Santo de Israel, Ele é verdadeiro, fonte original de tudo que existe, único, está em todo lugar, fez todas as coisas, conhece tudo e domina sobre a totalidade. Ele dá ao ser humano valor, significado e nos permite ter importância, o Senhor está em nosso meio e nos salvou, o seu amor nos renovará completamente. Só conseguiremos sentir a sua presença, perceber o seu agir e cuidado se estivermos ligados nEle, através da oração e leitura da palavra. A palavra de Deus é rica em informações, expressões vivas e profundas de sinceridade e adoração ao Senhor, o Criador cumpre a sua promessa, não existe uma realidade fora do Seu controle porque fora dEle não existe nada, tudo que existe é porque Ele quis.


Quantas lições para nossas vidas temos acesso através do salmo 139 que possamos aprender com Davi e saber que servimos ao Deus Onisciente, Onipotente e Onipresente, Ele conhece o verdadeiro estado do nosso coração e está em todo lugar conosco, lembremos dEle quando estivermos sozinhos e desamparados. Através de Jesus que perdoa todos os nossos pecados, temos livre acesso ao Pai que possamos aproveitar e desfrutar da companhia do Eterno através da oração e leitura do livro sagrado, Cristo pagou um alto preço para que hoje tivéssemos acesso a Ele. Podemos pedir que Deus nos sonde, examine, guie e corrija o tempo todo. Ele é poderoso para cumprir todas as suas promessas, não é homem parar mentir, o nosso Deus é grande e a bíblia nos revela o seu poder, o Espírito Santo pode nos revelar as palavras de vida eterna porque nos ensina todas as coisas Jo 14.26. Não nos esqueçamos de nos prostrarmos diante de Elohim com orações e gratidão no coração porque Ele é bom o tempo todo.






Comentários


bottom of page