Acabou a carreira e guardou a fé
- Edição JA
- 17 de jun. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 28 de jun. de 2024
Pr. Timóteo Lima de Pina: 16/08/1969 a 14/03/2024
No dia 14 de março deste ano de 2024, de forma prematura e, humanamente falando, inesperadamente, com apenas 54 anos de idade, o Pr. Timóteo Lima de Pina teve a sua carreira terrena encerrada aqui na terra.

Paraense, nascido em Belém, capital do estado, no dia 16 de agosto de 1969, filho de Juraci Ferreira de Pina e Benedita Lima de Pina, Timóteo teve três irmãs: Eunice, casada com o Pr. Paulo Bondezan e mora atualmente em Curitiba PR.

O casal tem três filhas e três netos. Loide, casada com o Pr. Antônio Seixas, e também mora em Curitiba PR. O casal tem três filhos e aguarda a chegada de um neto, que está à caminho. Lenice, casada com o Pr. Tomé Farias e mora em Campinas SP. O casal tem uma filha, dois filhos e três netos.
CASAMENTO E FILHOS

No dia 07 de dezembro de 1991, Timóteo casou-se com Gilmara Taborda de Pina. A cerimônia foi realizada na Primeira Igreja Batista Regular de Curitiba, no bairro Portão, com celebração feita pelo Pr. Paulo César Bondezan, seu cunhado. Desse enlace nasceram três filhos: Jônatas Taborda de Pina, nascido em Joinville SC (27/07/1993); Davi Taborda de Pina, nascido em Uberaba MG (07/06/1995), e Timóteo Taborda de Pina (12/09/1998), nascido em Uberaba MG.
Jônatas, o filho mais velho, está se preparando para o ministério pastoral. Desde de 2020 tem feito disciplinas avulsas do curso de Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista Logos em São Paulo SP, e pretende ingressar no primeiro semestre de 2025 no curso de Bacharel em Teologia no Seminário Batista Regular do Sul, em Pinhas PR, mesmo seminário em que o pai se formou.
O segundo filho, Davi, é casado com Bruna e o terceiro filho, Timóteo, é casado com Valquiria. A família toda, esposa, filhos e noras, sempre o acompanharam, sustentaram e ajudaram durante seu ministério, atuando nas áreas de regência, ensino, liderança, evangelismo e pregações.
Sua esposa Gilmara, formada em Pedagogia sempre foi um apoio importante. Cresceu na Primeira Igreja Batista Regular de Curitiba (no bairro Portão) sobre o pastorado do missionário norte americano fundador Nilo Smith e sua esposa Alice. Se converteu aos seis anos de idade numa EBF. Ingressou no Seminário Batista Regular do Sul (Pinhais PR) aos 18 anos, em 1986, formando-se em 1988. No último ano, conheceu Timóteo.
Falando sobre Timóteo, Gilmara resumiu: “Marido exemplar, amoroso, prestativo, excelente pai e sempre atento para as necessidades dos filhos. Conselheiro, muito preocupado com a vida espiritual da família, um grande servo de Deus e reflexo de Cristo. Sempre nos lembraremos dele pelos seus apelidos dentro da família: Time, Mótio, PAIstor e chamado de amor pela por mim”.
CONVERSÃO
A base da conversão de Timóteo se deu através de seus pais que eram servos de Deus e membros da Igreja Batista Regular do Calvário em Belém do Pará, igreja fundada e liderada, à época, pelo casal de missionários estadunidenses, George e Elizabeth Norton.
Quando tinha cinco anos, sua família se mudou para Brasília DF. Foi então que se deu início aos cultos familiares em sua casa, contando com a presença de vizinhos. O pastor missionário Jacob Schopf e sua esposa Isabel Schopf, após indicação do pastor George Norton, iniciaram um ponto de pregação na casa do senhor Juraci e Benedita Pina, pais do Pr. Timóteo Pina. Este ponto de pregação foi crescendo, até ser transferido para uma escola, aonde permaneceu, até que se efetivasse a construção do prédio da Igreja Batista Regular do Calvário em Brasília DF.

A conversão de Timóteo se deu aos seis anos, em 1976 através de seu pai Juraci Pina. Seu batismo foi em 1980, com 11 anos, em Belém do Pará, conforme o seu desejo. Na juventude, Timóteo teve o desejo de seguir carreira como atleta, porém aos 16 anos, após a morte de um colega de atletismo, se viu constrangido por não ter falado de Cristo àquele colega e, a partir dali, seu coração passou a ser moldado por Deus de maneira especial. Após ouvir a mensagem pregada pelo Pr. Guilherme Griffin, baseada em 1 Coríntios 9.16 “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!”, Deus tocou profundamente seu coração e Timóteo obedeceu ao chamado de anunciar o evangelho.
No tempo certo, aos 18 anos, ele ingressou no Seminário Batista Regular do Sul em Pinhais PR, no início de fevereiro de 1988 e se formou no final de novembro de 1991. No seminário, conheceu aquela que viria a ser sua esposa, Gilmara Taborda de Pina, casando-se em 7 de dezembro de 1991. Sua ordenação pastoral foi realizada em 2003 na Igreja Batista Nova Vida em Sorocaba SP.
MINISTÉRIOS

1 - Porto Alegre RS (1992), Igreja Vila Jardim (Como missionário)
2 - Piçarras SC (1993), Congregação da Igreja Batista Regular de Jardim
3 - Oriental de Osasco SP (Como missionário)
4 - Uberaba MG (1993 - 1998), Igreja Batista Regular Esperança Bendita (Como missionário)
5 - Sorocaba SP (1998 - 2004), Igreja Batista Regular Nova Vida (Pastor interino)
6 - São Paulo SP (2005 - 2015), Igreja Batista de Parque Ipê (Pastor interino)
7 - Osasco SP - (Julho de 2016 - fevereiro de 2024, quando se deu o seu falecimento), Igreja Batista Regular em Jardim Oriental (Pastor interino).
FORMAÇÃO

Técnico em Contabilidade (1985-1986)
Formação Teológica pelo Seminário Batista Regular do Sul, Pinhais PR (1988-1991).
Licenciatura em Letras pela Faculdade UNIESP, Vargem Grande Paulista SP (2012-2015).
Blueglass Baptist Seminary - Módulo sobre Jonas e Panorama do Velho Testamento (2022)
Formação básica em Libras (2023)
Aconselhamento Cristão pela ABCB
UMA VIDA INTENSA
Todos que conheceram Pr. Timóteo reconhecem que foi uma pessoa íntegra, comprometida e empenhado no ministério, agindo sempre firme em suas convicções. Amado e respeitado por todos por onde passou, visitava, exortava, ensinava, dava assistência em todas as áreas, sempre preocupado com o bem estar da igreja e suas ovelhas, até mesmo daquelas que não faziam parte do ministério que pastoreava. Trabalhava com adultos, jovens e crianças. Muito preocupado com a área de evangelismo. Amava o ministério da música, sendo um grande pianista, cantor, regente e aspirante a tradutor. Sentia grande admiração pelas músicas cristãs tradicionais e tinha grande admiração pelos compositores como Ron Hamilton, Frank Garlock, Guilherme Griffin e Mac Lynch. Amava cantar canções que falavam sobre nosso lar celestial.
FATOS DA SUA MORTE
Pastor Timóteo viajou com sua esposa e o primeiro filho para Curitiba no dia três de março de 2024 com o objetivo de passar suas férias ao lado da família. Ele e sua família, como de costume, foram até o litoral catarinense permanecendo até o dia oito de março. Neste período, o pastor Timóteo teve uma grande mancha em seu peito e reclamava de uma secura na boca. Ele suspeitava de alguma reação alérgica. No dia 10 de março, ele foi então até uma UPA onde não se encontrou a causa dos sintomas, recebendo assim a receita de um antialérgico, sem terem feito qualquer tipo de exame.

Começando no dia 11, até o dia de sua internação, pastor Timóteo apresentou piora em seu quadro clínico apresentando novos sintomas como, perda de líquido e peso em excesso, febre e fraqueza. No dia 13, retornou até a UPA e constatou que este estava com hiperglicemia. Imediatamente iniciou-se os procedimentos de emergência, com necessidade imediata de uma UTI. Com seu quadro apresentando pioras, precisou de intubação. Aguardou uma vaga na UTI, mas não a conseguiu de imediato. Sua febre chegou a 42 graus e seus órgãos começaram a entrar em falência.
No dia 14 de março, pela manhã, pastor Timóteo havia conseguido a liberação de um leito, porém seu estado era crítico tendo os médicos alertado sobre a possibilidade dele não chegar vivo até o hospital. Foram feitos os procedimentos para o colocar na ambulância, quando ele teve uma parada cardíaca. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas Deus já o havia o recebido em seu lar celestial. Seu coração parou de bater às 13h10 daquele mesmo dia. No seu obituário ficou registrado que a causa da sua morte foi choque séptico, pancreatite, cetoacidose diabética, insuficiência renal aguda.
Um fato interessante foi sua última mensagem no culto noturno do dia 25 de fevereiro de 2024. Ele pediu para que seu filho Jônatas, regesse um hino que falava sobre o céu. Como de costume, ele cantou e se emocionou com a letra. Seu hino predileto sobre o céu é o 514 do Cantor Cristão (Paz Real) e “Porque Ele Vive”. Nessa última mensagem, ele avisou que entraria em férias, porém não sabia se iria voltar pois poderia morrer ou algo poderia acontecer em sua viagem. Naquela noite, ele pregou sobre o céu e as vestes dos santos com entusiasmo, mostrando a todo momento que tinha certeza que estaria também no céu.
A família toda sente muito a sua ausência, mas está certa de que ele goza das bênçãos celestiais e vivencia na presença de Deus como sempre pregou. Ele agora vê, face a face, o nosso Salvador e muitos queridos que já partiram. A família descansa na expectativa de um dia o reencontrar onde não haverá mais choro e nem morte.

Pr. Timóteo gostava de usar a internet para mostrar como Jesus era o centro de sua vida, apresentando momentos alegres em seu ministério e ao lado de sua família. Caso desejem conhecer melhor sua vida, acompanhem suas redes:
YouTube: https://www.youtube.com/@timepina
Era meu amigo de ministério, desde Pq. Ipê, jogamos futebol juntos, fizemos acampamento juntos com os jovens em Jacupiranga, indiquei para igreja em Jd. Oriental, cantamos juntos, em um café na igreja, em Esperança. Deixa saudades.
Pastor. Antônio Carlos Muniz. Igreja Batista Boas Novas em Jandira (IBBN).
Saudades de nosso amado Pastor
Um grande exemplo de home de Deus, tive o privilégio de conhece-lo e servir em sua igreja, tenho ele em memória e no meu coração como um pai na fé por tudo o que ele fez por mim e por minha família, sou grata a Deus por Ele e sua família terem sido pessoas maravilhosas em minha vida, hoje os levo em meu coração, pois são minha família na fé também
Larissa da Rocha
Tive a benção de conhecê-lo.
Antes do SENHOR me converter ele foi pastor titular em nossa congregação Batista Regular em Parque Ipê SP, o conheci em um encontro em Carapicuíba, almoçamos juntos e visitava o periodicamente em sua atual congregação no Jd Oriental, fica seu exemplo fidedigno nas pisadas de CRISTO.
Fica a Saudade e a certeza do reencontro, orações e carinho a sua esposa e filhos.
Elton Bezerra