top of page

Alcançando os hispânicos em Campo Grande MS

O missionário Lorenzo Laura Tipo, titular do Projeto Tríplice Fronteira, está na fase de transição no campo missionário. Em Porto Maldonado, Peru, aonde desenvolver a última parte do Projeto Tríplice Fronteira, está deixando Bladi e Carol, que estarão se casando no dia 15 deste mês de fevereiro. O casal está trabalhando junto com o Pr. Lorenzo desde outubro de 2021, quando iniciou a transição. Bladi e Carol estão terminando seus estudos no Seminário Batista Teológico em Lima Peru por EaD, via online.

A mudança de campo de trabalho um pouco antecipada, deve-se à enfermidade da sua esposa, Vitória, que sofre de fibromialgia e exige acompanhamento de reumatólogo, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Onde estão, além de tudo ser pago, e não haver recursos financeiros para o tratamento, ainda tem o problema do clima da Amazônia que chega até 42 graus, e tem deteriorado, ainda mais, a saúde da irmã Vitória. A decisão para essa mudança foi tomada como resultado de muita oração e jejum na busca da direção de Deus, além de conselhos de pastores e irmãos.

O novo projeto, a partir deste primeiro semestre de 2022, com a mudança marcada para fins de março, terá base em Campo Grande MS, no Brasil. O objetivo do projeto é plantar uma igreja hispânica na cidade que faz divisa com a Bolívia e o Paraguay. Pr. Lorenzo estará começando o trabalho missionário, através da Igreja Batista Independente Ebenézer, liderada pelo missionário da MBIB, Pr. Ricardo Leite. Eles estarão membrados nesta igreja para plantar uma igreja com hispânicos.

Breve relato do ministério

O missionário peruano, Pr. Lorenzo Laura Tipo é casado com Vitoria, desde o ano 1990. O casal tem dois filhos, Mark e Stephanie. Lorenzo converteu-se a Cristo através da Igreja Batista independente Hunter, em Arequipa, Peru, no mês de setembro de 1991. Em 1993 foi desafiado e chamado para o ministério, tendo se preparado no Seminário Batista Macedônia, em Arequipa, Peru, estudando de 1994 a 1997. Depois foi ordenado e enviado ao campo missionário pela sua igreja, a mesma onde se converteu, sob a liderança do Pr. Guilherme Gardnerd.

Seu primeiro ministério foi a plantação da Primeira Igreja Batista independente Manancial de Vida em Paucarpata no ano 1997. Esta igreja tem atualmente uma membresia de 40 pessoas, já formou cinco seminaristas formados no Seminário Batista Macedônia Arequipa, e dois deles são pastores atualmente. Os outros três estão apoiando outras igrejas.

Em 2004, Pr. Lorenzo terminou a plantação da Igreja Batista Manancial de Vida em Arequipa, Peru, e o trabalho foi entregue ao pastor Abraham Cabaleiro Mamani, um discípulo que o Senhor lhe deu o privilégio de ganhar para Cristo. Naquele mesmo período, foi salvo Huber Olarte Flores, outro discípulo que Senhor lhe permitiu levar a Cristo, e formar. Atualmente ele é pastor da Igreja Batista Alto Jesus, cidade Branca Arequipa.

Na sequência ele iniciou o Projeto Tríplice Fronteira, com objetivo de plantar igrejas nas divisas de Bolívia, Peru e Brasil. Na primeira etapa o alvo do projeto foi plantar a Igreja Batista Bíblica em Cobija, Bolívia e uma congregação em Buyuyo. Na segunda etapa, o missionário passou a fazer parte da Comunhão Batista Bíblica Nacional, em 2010.

Naquela ocasião, devido a problemas familiares, Pr. Lorenzo desligou-se da CBBN e passou um tempo no vale. Sofreu depressão e só não saiu do ministério pela graça de Deus e apoio recebido de colegas e igrejas. Passou três anos em Cobija, Bolívia. Seus dois filhos, Mark e Stephanie trabalham e estudam e já estão independentes e firmes na fé em Cristo. Mark é engenheiro Civil e Stephanie faz faculdade e trabalha.

Na Bolívia, a Igreja Batista Bíblica em Cobija está liderada pelo obreiro Diego Gomes Mano, e a Congregação batista Bíblica em Buyuyo está com o obreiro, Paulo Varga Caraica. Pr. Lorenzo, casado com Sueli, e tem uma filha, Kezia.

Em 2019, mudou-se da Bolívia para Porto Maldonado, Peru. Ali plantou a Primeira Igreja Batista Bíblica. Agora, devido a uma enfermidade da esposa, está fazendo mais uma transição ministerial. Está de saída de Porto Maldonado, deixando na liderança da igreja, o irmão Bladi com a esposa Carol que estão se casando no dia 15 deste mês de fevereiro de 2022. Ambos estão terminando o curso teológico em Lima, Peru, por via online. A transição iniciada em outubro de 2021, deverá encerrar-se até final de março deste ano.

bottom of page