top of page

AMI tem novo projeto para Guiné-Bissau

“Eu não tive um chamado. Eu li uma ordem e a obedeci”.

(Sophie Muller)

No início de 2022, a AMI – Associação Missionária Internacional adicionou um novo projeto ao seu rol de missionários. Trata-se do Projeto “Ensina o Caminho”, da missionária Heidi Beatriz Bender, enviada para Bissau, capital da Guiné-Bissau na África Ocidental.

A Guiné-Bissau tem uma população de 2 milhões de habitantes, distribuídos em mais de 27 etnias, sendo que cerca de 60% da população Guineense é composta por crianças. A língua oficial é o português e a língua nacional é o crioulo português. Em termos religiosos a sociedade guineense é constituída por três principais religiões: animismo (40%), muçulmana (55%), cristianismo (5%).

A pobreza em que as famílias vivem, faz crescer a exploração do trabalho infantil como forma de participação das crianças no rendimento familiar diário, o que as obriga a trabalhar e não estudar. Além disso, as crianças são educadas em meio à poligamia, ensinamento oposto à instituição familiar bíblica.

O projeto

O objetivo do projeto é produzir material contextualizado para a EBD, ainda não existente para o público guineense. Há um clamor dos cristãos e missionários no país, pedindo para esse trabalho ser feito. Portanto, o trabalho da Heidi visa apoiar todas as igrejas de Guiné-Bissau na realização de projetos evangelísticos, discipulado e ensino da Palavra de Deus.

Como parte do objetivo é produzir o material para o crioulo português com a ajuda de nacionais, será um trabalho intenso, mas com perspectivas de grandes resultados para alcançar o povo guineense. A missionária tem formação, também, na área de licenciatura em letras (português/inglês) e pedagogia com pós-graduação em educação bilíngue e, portanto, está devidamente habilitada para a realização do ministério para o qual está sendo enviada por sua igreja. Heidi se dedicará, também, ao treinamento dos professores para utilizar o material que será produzido, além de realizar o discipulado com moças após a conversão.

Quem é Heidi?

Heidi Beatriz Bender, tem 28 anos, é paulista de nascimento, solteira, professora de inglês e membro da Igreja Batista em Rio Pequeno, São Paulo, Capital. A igreja é liderada pelos pastores, Dorivaldo de Oliveira Soares e Filipe Ferreira Soares. Você pode conhecer mais sobre a igreja em https://www.ibrrp.com.br/

Pr. Filipe, Débora. Heidi, Julieta e Pr. Dorivaldo

Heidi mora com a mãe, Veronika e seu irmão Christopher. Seu pai é falecido. Ela cresceu em um lar cristão e se converteu aos quatro anos em um culto doméstico com sua mãe. Ela admite, em seu testemunho, que grande parte do entendimento sobre a salvação, veio nos anos posteriores, mas se lembra exatamente da noite em que tomou a decisão, apesar da tenra idade. Foi batizada aos nove anos.

Tendo crescido na igreja, Heidi conheceu muitos pastores e missionários, até que acabou firmando amizade com uma missionária em Guiné-Bissau e, em janeiro de 2018 foi visitá-la por 15 dias. Durante aquela estadia ela lhe apresentou para alguns outros missionários amigos dela. Em julho de 2018 Heidi recebeu o convite para voltar à Guiné-Bissau e passar o ano de 2019 ajudando em um projeto missionário social, ensinando inglês aos alunos da escola. Aceitou o desafio e acabou morando o ano de 2019 com uma família brasileira na cidade de Gabu, interior de Guiné-Bissau. Devido às muitas necessidades, ela ajudava de todas as formas possíveis.

Ao final de 2019 voltou ao Brasil, mas seu contato com as famílias missionárias continuou. Sempre que era possível, ajudava à distância, mantendo-se disponível.

O apelo do campo missionário

Em outubro de 2021, a família com quem Heidi morou por um ano na Guiné-Bissau a desafiou a montar um projeto para desenvolver o material de EBD para ser usado no país. Percebendo que Deus abrira a porta e que era o momento de tomar uma decisão, Heidi entrou em contato com a AMI, depois de ter conversado com a liderança de sua igreja enviadora, e o Projeto “Ensina o Caminho” começou a tomar forma.

Formação e serviço:

Além da Licenciatura em Letras (português/inglês) e Pedagogia com Pós-graduação bilíngue, a missionária cursou Música Sacra e matérias teológicas no Seminário Batista Logos, em São Paulo SP, e está cursando Pós-graduação em Missão Urbana na Faculdade Teológica Sul Americana em Londrina PR.

Atualmente Heidi auxilia na coordenação do departamento infantil e participa da equipe de louvor da Igreja Batista Regular em Rio Pequeno

Cronograma do Projeto

Como todo missionário, após a aprovação do projeto, é hora de levantar o sustento e partir para o campo o mais cedo possível.

No campo, pela ordem, o aprendizado da língua e cultura ao mesmo tempo em que dará apoio nos trabalhos missionários locais. Na sequência, iniciar a produção do material que deverá ser trimestral. Enquanto o material estará sendo desenvolvido, terá início o curso de capacitação dos professores para utilização do material. Haverá sempre novas etapas semelhantes, à medida em que novos materiais forem desenvolvidos.

_____________________________________________________

Para contatos e agendamentos com Heidi: (11) 97414-4421 (WhatsApp).

Igreja: https://www.ibrrp.com.br/

Pastor Filipe Ferreira Soares: (11) 98080-8081, e-mail: pr.filipe@ibrrp.com.br

Commentaires


bottom of page