Chegamos em dezembro e, como de praxe, é comum as pessoas realizarem prospecções do ano velho e estabelecerem alvos com metas alcançáveis para o ano vindouro.
Como pastores e líderes, acredito que devemos fazer o mesmo, tanto a nível ministerial quanto pessoal.
Por isso, se me permitem, neste simplório artigo, gostaria de dar-lhes um breve testemunho dos frutos de um dos alvos propostos por mim no início do ano 2019, que contribuiu eficazmente para revigorar e auxiliar na manutenção do meu bem-estar físico, mental e emocional!
Tal mudança surgiu em decorrência de um terrível estresse pastoral vivido em 2018! Aquele foi, sem sombra de dúvidas, o ano mais conturbado e marcante de todo o meu ministério!
Somando-se a isso, eu ainda tomava o mesmo caminho adotado pela maioria dos pastores, isto é, eu me encontrava sedentário, cansado e com baixo rendimento apesar de estar 100% focado no trabalho.
Desta forma, para me recompor, decidi dar uma guinada na vida pessoal. E, por mais simples que pareça, uma das medidas tomadas foi o retorno à prática de atividade física regular e diária (salvo finais de semana).
Após ficar mais de dez anos sem vestir meu quimono, eu o tirei do guarda-roupa e voltei aos treinos de caratê, assim como também à atividade física moderada na academia, para o fortalecimento dos músculos e aumento da resistência cardiorrespiratória.
Felizmente, os benefícios têm sido inúmeros, tais como: uma maravilhosa sensação de bem-estar físico, mental e emocional, uma surpreendente disposição e energia para enfrentar os desafios do dia a dia, o aumento do poder de concentração, uma melhora significativa da qualidade do sono, aumento da imunidade, controle do peso e da pressão arterial, controle dos níveis de colesterol, o fortalecimento dos ossos e articulações, etc.
Voltar à prática da atividade física diária (normalmente treino das 11h às 12h ou das 17h às 18h), resultou em um pastor mais bem-disposto, animado, concentrado, mais paciente e de boa saúde. Hoje, eu entendo que Deus nos criou para estarmos em constante movimento. Creio que, não foi à toa que o Senhor designou a Adão a responsabilidade de cuidar sozinho de um imenso jardim, para o lavrar e guardar. Com certeza, seu ofício o levava a se exercitar em contato com a natureza e diariamente!
Assim sendo, em razão do exposto, proponho humildemente a todos os meus amigos e colegas de pastorado o alvo de praticarem atividade física semanal (mínimo de três vezes por semana) a partir de agora e se estendendo por todo o ano de 2023. E em seguida, avaliem os resultados! Estou convicto que, ao observarem este simples conselho, potencializarão suas vidas, tornando-as mais saudáveis e produtivas!
Que o Senhor os abençoe, saúde!
Comments