top of page

As cidades de refúgio

(Josué 20)


As cidades de refúgio são uma ótima ilustração do refúgio que o pecador tem em Cristo Jesus. Evidentemente, por ser uma ilustração, temos que tomar o cuidado de não esticá-la a tal ponto que acabemos pregando um ensino errado. Por exemplo: o assassino aqui não é um criminoso culpado, pois foi um acidente. Nós, como pecadores, não somos, de modo algum, inocentes, pois, de fato, nos afastamos da verdade de Deus, rejeitando Suas revelações naturais, Sua Palavra e Jesus Cristo (v.1-9). Outras referências sobre as cidades de refúgio: Ex 21.14, Dt 4.41-43, 19.1-13, Nm 35.25ss, Sl 32.7, 46.1, 91.1.


“Uma analogia é frequentemente instituída entre a cidade de refúgio e o Evangelho como o caminho da Salvação. Há uma marca essencial da diferença entre os dois: um era para a proteção do inocente, o outro é a provisão de Deus para a redenção do culpado. Mas são semelhantes nisto: eles falam de um refúgio do golpe fatal do vingador.”[1]


Em Cristo, nós também temos refúgio. Ele é o cumprimento das profecias para ser o nosso Libertador. Nele temos total segurança.


Temos inimigos que querem nos destruir. Dentre eles, Satanás, o mundo e nossa velha natureza vinda de Adão.


O nosso sumo-sacerdote Jesus nos proporciona segurança. Ele nos apresenta ao Pai e ninguém poderá nos tirar de seus braços.


Nós não temos mais preocupação com nenhum tipo de condenação eterna. O refúgio é completo, pois Ele é o refúgio e não nossas obras.


O refúgio só não funcionaria para os que dele não se utilizam. Todo aquele que se achegar ao Salvador Jesus terá refúgio eterno.


Infelizmente, muitos ainda não estão refugiados no Salvador Jesus. Nós podemos mostrar-lhes o caminho através da Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras.


Deus abençoe.


_______________________________________________________

Instagram: @penielmntb – WhatsApp de Peniel: (35) 99104-0241


[1] The Pulpit Commentary, Js 20 – Edited by the Very Rev. H. D. M. Spence, D.D., and by the Rev. Joseph S. Exell, M.A. (Published in 1880-1897 extraído de e-sword version 10.3.0 – 2014)


Pércio Coutinho Pereira

Pastor da Igreja Batista Bíblica em Jacutinga MG

WhatsApp (35) 99210 9841








Comentarios


bottom of page