top of page

Carnaval com PROPÓSITO

No feriado do carnaval deste 2024, o Grupo de Jovens da Igreja Batista do Horto do Ypê, na capital paulista, liderada pelo Pr. Edgar Donato, realizou uma viagem missionária para a cidade de Delta MG, a fim de apoiar o trabalho do Pr. Leonilson Pereira Leite, que está plantando a Igreja Batista Betel naquela comunidade da microrregião de Uberaba.

 

A ação de impacto, que objetivou trazer visibilidade para aquele trabalho missionário e, acima de tudo, proclamar Jesus pelas ruas da cidade de Delta, teve “Propósito” como tema geral. Foram estabelecidas três frentes de atuação: Programação com crianças; Torneio de futebol e Evangelismo porta a porta.


Deixamos a narrativa a cargo de Laís Regina Donato Vieira e Henrique Donato, que participaram da ação.

 

Na programação com as crianças, compartilhamos a história de José e como sua vida foi usada para o propósito maior de Deus. No primeiro encontro recebemos 20 crianças, e, no segundo, mais de 40 participaram, das quais 25 se manifestaram aceitando Jesus como Salvador.

No torneio de futebol, antes de iniciar os jogos, os competidores também participaram de uma devocional que trazia uma reflexão sobre o tema. Ficamos felizes ao perceber que o evento abriu portas de relacionamento com os jovens e adultos daquela pequena cidade do interior mineiro.


Por fim, no evangelismo, o grupo dividiu-se em duplas e trios para abordar pessoas nas ruas e nas casas. A estratégia utilizada foi a realização de perguntas (no formato de uma pesquisa social) que propiciam conversas mais profundas, tais como: “Para você, qual é o maior problema do mundo?”; “Como você resolveria esse problema?”; “O que traz esperança para você?”; dentre outras.

 

Boas conversas e oportunidades de anunciar o evangelho surgiram dessas interações. Uma que particularmente nos marcou foi a de um rapaz que abordamos na porta de sua casa. Ele aceitou participar da entrevista e chegou a responder que o maior problema do mundo é o próprio ser humano. Ao anunciarmos o evangelho e dizermos pra ele que Deus o amava e que a vida dele era valiosa e inegociável para Ele, o rapaz se abriu conosco: relatou ter sofrido injustiça no trabalho e também contou sobre um relacionamento pessoal que não estava indo bem; disse que havia saído de dentro da casa para parar de pensar um pouco sobre essas questões que o afligiam quando foi abordado por nós, que estávamos anunciando uma mensagem de esperança. No final, ele aceitou receber uma oração e passar o seu número de telefone.


Isto posto, gostaríamos de compartilhar algumas lições que aprendemos durante esses dias em Delta. Fomos impactados pela hospitalidade do pastor Leonilson e de toda a comunidade. As mulheres da igreja se juntaram e, nos quatro dias, prepararam as refeições para todos nós.

 

Entre idas e vindas, o pastor Leonilson e sua esposa Célia se mostraram sempre solícitos e preocupados com o bem estar de todos. Até o tempo livre, que também passamos com a comunidade, estreitando os laços e afiando-nos, em amor, marcou a vida do grupo de jovens do Horto do Ypê.

 

Viver em união e participar da obra do Senhor na terra é prazeroso e surpreendente. Somos muito gratos pela vivência que tivemos nesse lugar.



 

 

Comments


bottom of page