top of page
Foto do escritorEdição JA

Casal Johnson - 50 anos de ministério

O casal Dan e Gerri Johnson chegou ao Brasil no dia 17 de maio de 1974, como parte da primeira geração de missionários batistas independentes. Havia pouca bagagem carregando no colo o filho primogênito Allen, com 02 anos de idade, nascido em 12 de abril de 1972 em Chattanooga, TN, e dona Gerry grávida de sete meses de gestação do segundo filho, Bryan.  

A FAMÍLIA JOHNSON COMPLETA EM DOIS MOMENTOS

 

A chegada ao Brasil foi em São Paulo, capital, numa sexta-feira, e logo na segunda-feira, no quarto dia aqui no Brasil, o casal já estava na escola línguas estudando português. Seis semanas depois, no dia 04 de julho nasceu, em São Paulo, o Bryan. Dan e Gerri estudaram por um ano e logo em seguida foram para Orlândia SP (376 km se SP), para cuidar da Igreja Batista Independente que fora fundada pelo missionário estadunidense, Bob Joe Powell e, pelo seu falecimento prematuro, estava sob os cuidados do missionário Phillip Ronald Allen. Ali permaneceram por um ano e meio.

 

Em dezembro de 1976, já com três filhos, com o nascimento de Carlos, em 27 de maio de daquele ano, partiram para Jardinópolis SP (46 km de Orlândia), para iniciar uma igreja. Enquanto estavam em Jardinópolis, pelo período de um ano, Dan se reunia regularmente com os missionários, Jaime W. Rose, George Wisner e John Benson para o planejamento visando iniciar o Instituto Batista Ebenézer em Ribeirão Preto.

RETIRO NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO SP. ATRÁS, DA ESQUERDA PARA A DIREITA: JOHN BENSON, JAIME KING, GERALDO PUPIN, MILTON NUNES, ÁLVARO PAVAN E DANIEL JOHNSON. NA FRENTE, NA MESMA ORDEM: CELSO, EURÍPEDES PAIVA, CARLOS MORAES E JAIME ROSE.

 

Em 1977, Pr. Daniel teve que viajar por um ano para os EUA em 77 e quando voltou, foi para Ribeirão Preto SP onde trabalhou com seu colega, Pr. Jaime W. Rose, por 10 anos na plantação da IBI naquela cidade e no Instituto Batista Ebenézer. Nesse período, o casal teve mais dois filhos, Debbie em 08 de dezembro de 1977 em Jardinópolis SP, e Eduardo, dia 23 de dezembro de 1979 em Ribeirão Preto SP.

 

A partir da experiência em Ribeirão Preto, Pr. Daniel entendeu que Deus o havia chamado para ser um segundo homem, focando seu ministério, principalmente no treinamento de futuros líderes através das escolas bíblicas das quais ele ajudou iniciar. Depois daqueles dez anos em Ribeirão Preto, foram para Limeira SP, em 1988, a fim de trabalhar com o Pr. Gary Tyler, na plantação de igrejas e treinamento de obreiros. Ali permaneceram por 17 anos.

 

Em 2005, decidiram sair do Estado de São Paulo e foram para Londrina PR, trabalhar junto com o missionário Pr. Rômulo W. Ribeiro e o Pr. Manoel A. Souza. Ali foram mais dez anos de ministério, apoiando os dois colegas pastores e treinando obreiros.

 

Em 2015, Pr. Daniel demonstrou de forma cabal que Deus o queria mesmo usar como apoiador e voltou para o estado de São Paulo para formar equipe, desta feita, com seu filho caçula, e agora missionário aqui no Brasil, Eduardo Johnson, na plantação da Igreja Batista Nova Vida em Taubaté SP.

 

Quem conhece a trajetória deste casal, Dan e Gerry, servo de Deus, certamente reconhece tanto a fidelidade deles, quando o fidelidade daquele que os comissionou para o ministério. Fidelidade, lealdade, integridade e humildade, são alguns dos muitos atributos deste casal. O reflexo maior disso está na vida dos seus filhos e de dezenas de servos de Deus que passaram pelas salas de aula do Pr. Daniel Douglas Johnson.


PRIMEIRA: FILHOS; SEGUNDA: FILHOS E NORAS; TERCEIRA: CELEBAÇÃO DOS 50 ANOS DE MINISTÉRIO

 

Ao comemorar os 50 anos que Deus tem concedido ao casal Dan e Gerry trabalhando aqui no Brasil, acredito que a maior recompensa para ambos é ver o que Deus tem feito através de suas vidas. Aos 78 anos de idade, Pr. Daniel trabalha incansavelmente com a mesma dedicação, alegria, amor e bom humor que sempre demonstrou.

Durante a realização da Conferência de Líderes realizada nos dias 24 a 26 de julho de 2024 na Igreja Batista Nova Vida, em Taubaté SP, sob a liderança do missionário Pr. Eduardo Johnson, um dos filhos do casal Dan e Gerri, foi incluído na programação uma justa homenagem ao casal. Foi um momento apropriado, pois uma parte importante do ministério do Pastor Daniel aqui no |Brasil, tem sido a preparação de líderes.

 

RESUMO HISTÓRICO DO CASAL ANTES DO BRASIL

 

Nascido em 15 de agosto de 1945 em Hammond, Indiana, Dan Douglas Johnson cresceu em uma família dedicada a Deus, servia através da Primeira Igreja Batista de Hammond. Aos 15 anos, durante um culto, ele aceitou a Cristo como seu Salvador e começou a jornada que o levaria ao campo missionário no Brasil.

 

Sua esposa, Geraldine Ann Coe, carinhosamente chamada de Dona Gerri, nasceu no dia 17 de janeiro de 1947, em Washington, DC. Aos 7 anos de idade, mudou-se para Lansing, Illinois. Nesta nova cidade, passou a frequentar, sozinha, através do Ministério de Ônibus, a Igreja Bíblica de Lansing. Aos 12 anos de idade aceitou a Cristo como Salvador.


Dan e Gerry se encontraram, pela primeira vez em um evento evangelístico denominado Jovens para Cristo (Youth for Cristo). O primeiro contato entre eles foi através de uma amiga da Gerri. Ela pediu para ver o anel do Dan e, em seguida, deu para Gerri devolver a ele, provocando o primeiro contato. Naquele evento havia um momento no qual as moças precisavam convidar os rapazes para um encontro, Gerri pediu a Dan para sair com ela. Ela tinha 15 anos de idade e ele, quase 17. Saíram juntos e não se separaram mais...

 

ESTUDOS

Dan se formou do ensino médio em 1964 e logo em seguida começou a estudar Comunicações na faculdade cristã, Taylor University. Essa faculdade não tinha uma ênfase evangelística e após dois anos, Dan sentiu que estava morrendo espiritualmente. Após perguntar ao seu pastor sobre o pastorado de uma igreja do interior, ele disse que não estava pronto para algo assim e que a Taylor University não iria providenciar o que ele precisava. Sugeriu que ele fosse para o Tennessee Temple, uma faculdade batista independente com uma forte ênfase em evangelismo e ministério.

 

Como o seu pai já havia pago o próximo semestre completo na Taylor University, Dan o consultou sobre a ideia de transferir para Tennessee Temple. O seu pai disse que se ele achava que essa fosse a vontade de Deus, que deveria ir, mesmo se ele perdesse todo o dinheiro. Só havia um porém: o semestre em Tennessee Temple começava no próximo dia e ficava a oito horas de distância. Dan teria que ir de imediato. Ele foi para casa, fez as malas, dirigiu a noite toda e chegou lá para começar o semestre. E foi exatamente lá que ele foi chamado para o ministério e para o Brasil como missionário. Estudou história e se formou em 1968.

 

Gerri estudou literatura e se formou do Wheaton College em 1968. A formatura se deu em uma sexta-feira e, na próxima segunda-feira ela se casou com Dan. Ambos fizeram pós graduação. Gerri completou seu Mestrado em Pedagogia em 1972 e Dan fez uma pós graduação em Teologia e Pedagogia Religiosa, completando, também, em 1972. Os próximos dois anos ele passam viajando, visitando igrejas e levantando sustento para virem ao Brasil.

 

FAMÍLIA

O casal teve cinco filhos, quatro rapazes e uma moça, e todos eles servem a Deus em ministérios de tempo integral. Três dos rapazes são missionários aqui no Brasil; Pr. Bryan em São Caetano do Sul SP, Pr. Carlos em Ribeirão Preto SP e Pr. Eduardo em Taubaté SP. Pr. Allen trabalha na distribuição de bíblias ao redor do mundo em uma missão com sede em Kentucky EUA. Deborah, trabalha com os surdos em sua igreja local nos EUA.

 

Allen, casado com Dema, tem 02 filhos, Brittney (filha) casada com Ben tem 02 filhos e está gravida do terceiro, Nathaniel, casado com Milly. Bryan tem 03 filhos, Jeff casado com Rebecka, grávida do primeiro filho; David casado com Lily, Lee casado com Liz. Carlos tem 03 filhos, Andrew, Carol casada com o Rodrigo, e Luke. Debbie é solteira. Eduardo, casado com Maribel tem 02 filhos, Abigail e Daniel. Ao todo: 05 filhos, 4 noras, 10 netos e 04 bisnetos. Com 6 netos casados, agregam-se mais seis pessoas, totalizando 29 pessoas na família.

 

PUBLICAÇÕES

Pr. Daniel D. Johnson publicou dois livros aqui no Brasil: “Os perigos traiçoeiros do Rock” (1988) e “O princípio esquecido da criação de filhos” (2024).

 

VÍDEO:

 

Comentaris


bottom of page