top of page

Choque cultural - Grande problema para missionários

Nosso missionário Rafael Vieira e sua família já estão razoavelmente adaptados culturalmente ao Japão. Nas palavras do próprio missionário dá para termos uma visão adequada do momento em que eles vivem ali:


Antes de vir ao Japão sempre ouvíamos sobre o perigo que o cansaço físico, mental e o choque cultural causa ao chegar no país. Fui aconselhado, advertido para prevenir isso, pois o cansaço é um dos fatores que leva os missionários a retornarem do campo antes do tempo, devido ao grande stress que o Japão causa. Aqui é um país fechado, onde não existe tanta interação social como no Brasil. Para evitar problemas, sempre tiro momentos durante a semana para as crianças brincarem no parque ou outro local; no qual possam desfrutar de momentos de interação com outras crianças. Depois de um ano aqui, um amigo (Pr. Adriano) nos convidou para visitar sua cidade, que fica há cinco horas daqui, chamada Toyohashi. Passamos cinco dias hospedados na igreja. Vimos outras cinco famílias missionárias que vieram ao Japão, ao mesmo tempo que nós. Eles também enfrentam algumas dificuldades. Assim, conversamos, aconselhamos, rimos. Foram dias preciosos! Agradeça ao Senhor por esse tempo para nossa família”.


CENTRO DE TREINAMENTO


As aulas do Centro de Treinamento Bíblico para Líderes começaram. Agora estão estudando o Antigo Testamento. Os alunos são brasileiros que residem no Japão e, apesar de terem uma rotina cansativa pelas longas horas de trabalho, no seu tempo livre, se esforçam para estudar. Não foi fácil para eles concluírem o módulo 1, mas o Senhor os capacitou. No total são 12 alunos.

Orem de modo especial pelo Victor, um jovem brasileiro de ascendência japonesa, ex-seminarista católico e ex-mórmom. Depois de frequentar algumas igrejas pentecostais ele aceitou o convite de estudar o Evangelho de João com o missionário. Ele fez uma decisão ao lado de Jesus e está congregando.


Continuemos intercedendo pela família missionária, Pr. Rafael, Ana Lídia, Misael e Isabela Vieira.

Contatos: +81 80-6199-4905.

Comments


bottom of page