top of page

Chris, missionária com o povo Kahyana

A missionária Chris Messias, faz parte de uma equipe que evangeliza o povo Kahyana (pronuncia-se carriana). A equipe é formada por um casal, André e Raquel Ávila e duas moças solteiras, Vaniza Lopes e Chris Messias. Chris esteve recentemente por uns dias em Santarém para fazer compras e ter um merecido descanso e tratamento de alergia.

Em abril teve duas celebrações importantes na aldeia aonde a equipe trabalha: a Páscoa e o Dia do Índio. A aldeia recebeu os vizinhos e teve muitas pessoas presentes. Na Páscoa além dos cultos, acontece também alguns aspectos culturais mais aparente. No Dia do índio fazem recreação.

Para entendermos um pouco da dificuldade do trabalho de evangelização dos povos originários em nosso Brasil, prestemos atenção nessa fala da missionária sobre a cultura do povo Kahyana: “Nesses momentos (de comemorações) é onde a essência do que conservam em seus corações fica mais visível, e percebemos a cultura numa camada menos superficial. Nesse tempo na aldeia tivemos a presença do cacique Simão, e isso foi um tanto estranho para nós. Direcionamos nossas orações para que haja um relacionamento mais próximo principalmente com ele. Em alguns momentos ele é indiferente a nós, e outros, é um tanto superficial. Orem conosco quanto a isso. Pois muito de nosso conhecimento e entendimento cultural será adquirido através de um relacionamento real e afinado. Muitas vezes buscando obter entendimento cultural mais profundo, a impressão que temos é como se houvesse algum tipo de ‘proibição’ para se falar a respeito. Será isso algo tão contraditório ao viver que querem aparentar de modo a não expressarem como de fato pensam?!! O fato é que a gente abre o coração àquele que temos afinidade, vínculo e confiança. Orem conosco, pois nesse quesito nos sentimos cansados e sugados, e sem vínculos relevantes”.

Chris continuou sua fala mostrando que a Eomara, que é responsável pelos cultos com as crianças, tem sido um bálsamo muitas vezes. O relacionamento com ela tem se aprofundado, o que é muito gratificante.

Quanto ao progresso no aprendizado de língua e cultura, de modo geral, a equipe vai bem, cada um no seu ritmo, devido a dificuldades pessoais.

Em breve a Chris sairá para um tempo de divulgação em visita aos mantenedores. Para contato com ela: (93) 8109-0830.

Comments


bottom of page