top of page

Conferência da AMI aproxima missionários e pastores

Benção sobre bênçãos! Essa é a melhor expressão para definir o que foi a Conferência Missionária Batista Século 21 realizada no período de dois a cinco deste mês de novembro de 2023. Ao todo, aproximadamente 200 pessoas participaram, entre missionários, pastores, homens, mulheres, jovens e crianças, inclusive alguns visitantes das igrejas de Caraguatatuba nos cultos da noite.



Entre os presentes estavam 61 pastores, mais 46 esposas e missionárias, e na soma total doa pagantes, 87 homens e 91 mulheres, mais os participantes locais de duas igrejas que não foram arrolados. Na representatividade tivemos participantes de 14 estados, oriundos de 79 igrejas e convidados de três países: Venezuela, Chile e EUA.


NOVA DIRETORIA


A nova diretoria da Associação Missionária Internacional, eleita para um mandato de três anos, de primeiro de janeiro de 2024 até 31 de dezembro de 2026, ficou assim composta:


Diretoria:

Presidente: Pr. Carlos Alberto Moraes (Batatais SP)

Vice-presidente: Pr. João Azevedo Saraiva Júnior (Manaus AM)

Diretor Administrativo: Eliseu Reder (Guarulhos SP)

Vice-Diretor Administrativo: Pr. Paulo Ricardo Gonçalves (Cuiabá MT)

Diretor Secretário: Pr. Wagner Bueno (Guarulhos SP)

Vice-Diretor Secretário: Wagner Ferreira (Guarulhos SP)

Coordenador de Missões: Pr. Josué Amaral da Silva (Manaus AM)

Conselho Fiscal:

Pr. João Pedro Martins (Orlândia SP)

Pr. Bruno César de Oliveira (Formiga MG)

Pr. Luciano Martins (Barretos SP)


PRELETORES


O preletor da noite, Pr. André Santana, abordando o tema “Insistente Graça”, pregou no livro de Jonas, mostrando nosso Deus como figura central no livro, e colocando cada um de nós no lugar do profeta para que pudéssemos aplicar em nossas vidas.


Na parte da manhã, as palestras “Gestão Eclesiástica: Novidades, Impactos e Desafios”, pelo Pr. Ademário Jr, e “LGPD: A sua Igreja está Preparada?”, pela advogada Dra. Eliana Palma, alertaram os pastores, missionários e irmãos ligados à administração das igrejas em relação ao cumprimento das leis do nosso país.


Vale a pena destacar, pela importância que vai adquirindo, dois temas que, embora antigos, vão ganhando espaço nas missões deste século 21: “Fazedores de Tendas” e “Empresas Missionárias”. Na última manhã do evento, o Pr. Carlos Moraes coordenou um painel sobre os dois temas, fazendo uma explanação sobre os “Fazedores de Tendas” como estratégia oriunda dos primórdios da Igreja através do apóstolo Paulo, e do casal Áquila e Priscila, conforme relatado no livro de Atos 18.


Quanto ao tema “Empresas Missionárias”, três empresários deram testemunho relatando o que suas empresas estão fazendo para beneficiar as igrejas e a obra missionária. O empresário Wagner Ferreira, de Guarulhos SP, da empresa metalúrgica Tradinox, que apoia quase duas dezenas de projetos missionários, contou resumidamente como tudo começou e como chegou até aqui depois de mais de uma década de envolvimento com a obra missionária. O Pr. Paulo Ricardo Gonçalves, de Cuiabá MT, falou sobre o projeto de construção de prédios para missionários através da empresa Betel Lajes e Pré-moldados, que atua na área de construção civil. Pr. Paulo já atuou no campo missionário indígena com o povo Waiãpi, de 1997 à 2000, em Roraima. Depois pastoreou a Igreja Batista Maranata em Cristo Rei - Várzea Grande MT (2000 à 2002); a Igreja Batista Âncora em Araras (2002 à 2004); A Igreja Batista Boa Esperança em Cuiabá (2005 à 2010); e a Igreja Batista Independente de Orlândia (2011 à 2022).

Atualmente Paulo Ricardo é empresário, congrega na Igreja Batista Fundamental em Morada da Serra, em Cuiabá MT e, como pastor, apoia o ministério do Pr. Saffik Vicuna.


EXPOSITORES


Os expositores foram 14: Portal Jornal de Apoio; Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, AJR Contabilidade, Assessoria & Consultoria; Faculdade Batista Logos; Instituto Bíblico Maranata; Eclésia - Assessoria Jurídica às Igrejas e Associações; Instituto Pedra Viva; Camila - Consultoria Publicitária; L-Moraes - Planejamento Estratégico, Financeiro e de Marketing; ETEBABI - Escola Teológica Batista Bíblica; Seminário Batista da Venezuela; BlueGrass Baptist Seminary (Mestrado); Pregue a Palavra: Treinamento em Exposição Bíblica e Livraria; Amigos de Sião - AIMI.


Entre os expositores, colhemos alguns pareceres sobre o evento. O Pr. Bruno Lahan, do Pregue a Palavra, disse: “O Pregue a Palavra teve o privilégio de estar presente com um stand no congresso da AMI. Privilégio da equipe de testemunhar o amor e engajamento da AMI com o Reino de Deus e sua expansão através da proclamação do Evangelho de Jesus Cristo e isso através da comunhão proporcionada pelo evento. Também foi um privilégio para nós poder divulgar o nosso treinamento em exposição bíblica e por meio disso estabelecer diálogos que em futuro próximo podem gerar parcerias significativas com a missão e seus missionários. A equipe do Pregue a Palavra ficou muito feliz porque em meio a esses privilégios conseguiu servir aos irmãos presentes com a sua livraria oportunizando aos presentes o acesso a livros atuais, das melhores editoras do país com um preço acessível. A Deus toda glória! Nossa gratidão a Deus pela AMI que nos permitiu vivenciar mais do Senhor e de seu Reino através do congresso”. Vale ressaltar que durante o evento a livraria sorteou entre os presentes, cinco livros.


Para Letícia, da L-Moraes - Planejamento Estratégico, Financeiro e de Marketing, “foi muito gratificante ser expositora na Conferência da AMI. Me trouxe ótimos contatos e pude expor meu trabalho de maneira bem interativa”. O mesmo ocorreu com a Camila, da Consultoria Publicitária que disse: “Foi uma oportunidade muito boa para conhecer novas pessoas do meio cristão, e expor meu trabalho como publicitária. Acredito que uma sementinha foi plantada. A conferência foi um tempo bom para ouvirmos da palavra e sermos exortados para continuar dedicando nossas vidas a obra do Senhor!


Representando o Instituto Bíblico Maranata de Marilândia do Sul PR, o missionário Jeany e sua esposa Heliamar obtiveram bons resultados na divulgação, além de projetar perspectivas de parcerias para o futuro. O Pr. Valdir Jr, representando a Faculdade Batista LOGOS, assim se expressou: “A conferência foi uma ótima oportunidade para conhecermos mais irmãos parceiros na obra do evangelho. Os sermões foram edificantes e tive várias oportunidades de compartilhar sobre a Faculdade Batista Logos. Muito obrigado!” O Pr. Edilson, do Instituto Pedra Viva, que está fazendo uma mudança na forma de realizar os cursos online, disse que “foi muito proveitoso e produtivo o momento na Conferência Missionária da AMI... Deus abençoe essa missão que tanto faz pela obra missionária em nosso país”. Para os missionários da AMI, o Pedra Viva está fazendo uma boa proposta de parceria para treinamento dos futuros pastores.


Por sua vez, o Pr. Ademário Jr da AJR Contabilidade, Assessoria & Consultoria, que tem beneficiado igrejas, tanto na assessoria, quanto na prestação de serviços, concedendo descontos de 30%, disse que o crescimento da empresa abrirá portas para maiores possibilidades de apoio missionário. Sobre a participação da sua empresa na conferência da missão, ele disse que “foi um momento muito especial para a empresa participar, poder expor seus serviços, auxiliar pastores e missionários com algumas dúvidas e iniciar uma conversa de parceria com algumas igrejas. Agradecemos de coração o espaço aberto e a oportunidade concedida a nós”.



Em breve publicaremos uma pesquisa feita entre os participantes

bottom of page