top of page

Criança – tema de estadista

Parte 2


No número anterior estivemos analisando entre outras coisas que: 1) O FUTURO DO BRASIL ESTÁ NAS MÃOS DAS CRIANÇAS


2) O MELHOR DO BRASIL É A CRIANÇA!


3) INFELIZMENTE O BRASIL ESTÁ EQUIVOCADO POIS:


a) O GOVERNO não proporciona uma educação de qualidade. b) A SOCIEDADE enxerga a criança apenas como uma consumidora.


c) AS FAMÍLIAS, em sua grande maioria, têm-se deixado pela filosofia do hedonismo.


d) AS IGREJAS, embora haja honrosas exceções, preocupam-se tanto com os adultos que chegam a investir neste público quase que a totalidade do seu orçamento. Tem sido raro encontrar igrejas que invistam pelo menos 10% do seu orçamento com as crianças.


4) INVESTIMENTO NA CRIANÇA? – PÍFIO.


E terminamos a primeira parte desta matéria dizendo que lamentavelmente, não se ensina à criança o caminho, que é Jesus Cristo; não se conta à criança sobre a grandeza de Deus, o Seu poder e as Suas maravilhas; não se permite que a criança venha a Cristo.


O resultado? Uma geração rebelde, teimosa, infiel a Deus e descrente vai sendo formada.


Quando a criança será devidamente considerada?


E agora, nesta edição, completamos este artigo significativo:


CRIANÇA – TEMA DE ESTADISTA


5) QUAL É O LUGAR DA CRIANÇA?


Que saibamos analisar até que ponto as propostas apresentadas para o ensino das crianças afetarão o futuro.


• Pense, por exemplo, na tragédia que é o ensino da IDEOLOGIA DE GÊNERO: os alunos hoje já saem das escolas sem saber português e matemática e ainda querem que eles saiam sem saber se são meninos ou meninas? Como faz falta homens e mulheres públicos que pensem na EDUCAÇÃO SERIAMENTE.


• Pense, por exemplo, na tragédia que é o ANALFABETISMO FUNCIONAL BÍBLICO: as crianças não estão adquirindo a Cosmovisão Bíblica e descobrindo o conteúdo autentico do evangelho. Há uma ênfase desproporcional no entretenimento. Como faz falta homens e mulheres cristãos que atuem como “pastores” dos cordeirinhos e não apenas como “pajeadores” das crianças?


Onde se encontra a percepção que uma criança ganha para Cristo representa uma vida salva para toda a eternidade e que dispõe de toda sua vida para servir e amar ao Senhor e para fazer diferença neste mundo que jaz no maligno?


6) QUANDO A CRIANÇA SERÁ DEVIDAMENTE CONSIDERADA?


Warren W. Wiersbe, autor de dezenas de livros de altíssimo conteúdo, ao fazer a apresentação da Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, uma Bíblia da APEC publicada no Brasil em parceria com a Editora Hagnos, escreveu:


• “A Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças enfoca o segmento mais importante da população e da igreja: as crianças. Uma geração apenas, separa a igreja da extinção. Se não ganharmos crianças para Cristo e discipularmos as crianças salvas nas doutrinas bíblicas, o futuro da igreja e da civilização estará em jogo. Jesus tinha um amor especial pelas crianças e nós devemos mostrar esse amor, compartilhando Cristo e a Sua Palavra com elas”.


Charles Spurgeon, que em seu ministério tão frutífero e abençoado, investiu nas crianças e fez diversas afirmações como estas:


• “Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para as crianças”.


• “As crianças são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto, abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas. Os Samuéis e Salomões da igreja se tornam sábios em sua juventude. Os Davis e Josias são maleáveis de coração quando têm pouca idade. Leia acerca da vida da maioria dos ministros eminentes e você com frequência descobrirá que sua história como cristãos começou bem cedo”.


• “Professores, vejam o que podem fazer! Em suas classes estão os futuros evangelistas. Na classe de crianças há um missionário para alguma terra distante. Pode estar debaixo do seu nariz, aqueles que irão levantar as bandeiras do Senhor no meio da batalha. As eras futuras lhe contemplam, cada vez que sua classe de crianças se reúne”.


7) PENSEMOS COMO ESTADISTAS!


Daqui a pouco não estaremos mais aqui. Que tipo de pessoas estamos preparando para nos sucederem, em todas as áreas da sociedade humana? Homens, mulheres, pais, professores, pastores, políticos, preocupemo-nos com as crianças, pensemos no futuro. Pensemos nas crianças! Pensemos naqueles que precisam ser preparados para serem os futuros estadistas!


Oremos para que todos que estão investidos de autoridade para governar (na esfera Municipal, Estadual e Federal) e em todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) o façam com sabedoria, isto é, debaixo do Temor do Senhor. Que sejam homens e mulheres que tenham o perfil de estadistas para representarem, com dignidade, toda a população, dentro dos parâmetros da Constituição e não para defenderem interesses pessoais e corruptos.


E como cristãos tenhamos em mente que investir na criança é, sem dúvida, o melhor investimento! Jesus Cristo deu grande importância à criança em Seu ministério. Vamos investir, com graça, sabedoria e diligência, na evangelização e no discipulado das crianças.


Preparemo-nos para realizar mudanças estratégicas, em nossas igrejas, para que as crianças sejam priorizadas na evangelização e no discipulado. Tenhamos mestres que amem ao Senhor Jesus e como verdadeiros pastores busquem as crianças perdidas; alimentem com a sã doutrina as crianças já salvas e protejam as crianças dos ataques dos inimigos.


Preparemo-nos para também realizar mudanças estratégicas, em nossos lares, para que o altar da vida devocional seja erguido em cada lar cristão, para que as crianças tenham a Palavra do Senhor sendo inculcada em seus corações. Invistamos para que nossos filhos sejam amantes de livros e acima de tudo da Bíblia!


Vamos mostrar com palavras e com atitudes:


• QUE O MELHOR DO BRASIL É A CRIANÇA!


• QUE GANHAR CRIANÇAS PARA CRISTO É O MELHOR INVESTIMENTO!


__________________________________________________

Gilberto Celeti

Servindo a Deus na APEC/Brasil desde dezembro de 1973








Comments


bottom of page