top of page

Dificuldades e Curiosidades encontradas da carta aos Gálatas

Dificuldades encontradas na carta


1). Um anjo vindo do céu prega outro evangelho (1.8)?


Se Paulo estivesse se referindo a anjo de Deus, é apenas uma hipótese sem nenhuma possibilidade. Seria apenas uma forma de Paulo enfatizar o absurdo. Não importa a fonte, um ensino errado sempre será um ensino errado.


2). Deus separa alguns antes de nascer (1.15)?


É certo que Deus já conhece todos os dias de todas as pessoas. Profetas e juízes foram separados antes de nascer (Samuel, Sansão, João Batista). Sendo que a nação de Israel é eleita por Deus, é certo dizer que todo judeu é separado para o Senhor antes de nascer. Paulo estava falando de si mesmo como um judeu.


3). Decair da graça é o mesmo que perder a salvação (5.4)?


Não, os crentes que caem da graça estão na condição de desobediência, pois, embora salvos, tentam viver a vida cristã por esforços próprios e aparência exterior.


4). Cada um leva sua carga (fardo) ou um deve levar a carga (fardo) do outro (6.2,5)?


No versículo 2, a palavra grega é “baros” (peso) e no versículo 5 é “phortion” (carga). As palavras não resolvem a dificuldade. Na primeira “carga” refere-se a faltas dos irmãos. Um deve cuidar do outro repreendendo-se mutuamente quando necessário. No versículo 5, a “carga” refere-se à responsabilidade diante de suas próprias ações.


Curiosidades encontradas na carta


1). Provavelmente, Paulo recebeu instruções diretamente de Jesus Cristo durante três anos. Isso explica ele ter sido o guardião do mistério, mencionado em Efésios (Gl 1.17-18).


2). Paulo foi duro com Pedro, mas foi necessário, pois a discriminação é perniciosa na igreja (Gl 2.11-12).


3). Só no Novo Testamento sabemos que a Lei foi dada a anjos para entregarem a Moisés (Gl 3.19).


4). Possivelmente, Paulo tinha uma doença nos olhos. Os gálatas já foram muito amáveis com o apóstolo (Gl 4.13-15).


5). Paulo usa de ironia ao usar a palavra circuncisão (peritome = cortar ao redor) e mutilar (apokopto) (Gl 5.11-12).


6). A ordem dessa declaração não pode ser alterada. Não nos esforçamos para nos purificar e como recompensa ganhamos um andar no Espírito, pelo contrário, andamos no Espírito e Ele nos refreará de satisfazermos os desejos carnais pecaminosos (Gl 5.16).


Conclusão:


São vários temas de estudo que você acabou de ler. Espero que essa breve leitura tenha despertado em você o desejo de estudar essa epístola de Paulo tão útil, ainda hoje, para todos os crentes. Deus abençoe seus estudos.


______________________________________________________

Pércio Coutinho Pereira

Pastor da Igreja Batista Bíblica em Jacutinga MG

WhatsApp (35) 99210 9841








Commentaires


bottom of page