top of page

Dificuldades e curiosidades encontradas na carta aos efésios

Dificuldades encontradas na carta


1 – Pode ser que a maior dificuldade seja o assunto Eleição e Predestinação. Há excelentes comentaristas e servos do Senhor que estão em contraste em sua maneira de ver esses temas. Não há soluções fáceis, por isso, esse material não tenta resolver ou explicar essas doutrinas. No entanto, nesse ponto, o propósito é detectar dificuldades e, sem dúvida, essa é uma delas (Ef 1.4,11).


2 – Os crentes estão assentados nas regiões celestiais. É um ensino, talvez, pouco mencionado. A posição do crente é dupla. Ele está em Cristo, no céu. Ele está fisicamente na terra. No céu não há pecado, mas na terra, há pecados diários. No céu não há expulsão, portanto, na terra, o crente jamais voltará a ser um perdido (Ef 2.6).


3 – Uma divergência de alguns é a afirmação de que nunca houve Igreja no Velho Testamento, inclusive, nos dias de Jesus na terra. Alguns fazem com que a Igreja tenha posição retroativa, ou seja, Israel era a Igreja do V.T. e a Igreja, hoje, é a substituição de Israel (Ef 3.9).


4 – Jesus levou cativo o cativeiro. Entende-se que depois dos 40 dias de Jesus ressurreto, Ele levou todos os salvos que estavam no Paraíso, o lugar dos salvos que morreram antes da cruz de Cristo. Agora, com os pecados perdoados, antes apenas cobertos, podem se encontrar com Deus. Depois disso, todos os crentes que morrem neste mundo se encontram imediatamente na Presença de Deus (Ef 4.8).


5 – A Plenitude do Espírito é a condição do crente que se submete ao Espírito Santo. É diferente do batismo do Espírito, pois acontece repetidas vez. O batismo do Espírito Santo é o ato do Espírito de colocar o crente no corpo de Cristo, a Igreja. Isso acontece uma única vez, na salvação (Ef 5.18 e 1 Co 12.13).


6 – Há uma luta espiritual, invisível para nós. Nossa responsabilidade não é entrar nessa batalha, pois acontece fora de nossa esfera, mas revestir-nos da armadura de Deus (Ef 6.12).


Curiosidades encontradas na carta


1 – 75 dos 155 versículos de Efésios, são encontrados em Colossenses.


2 – O Espírito Santo está para sempre no crente. É um selo de garantia. O crente é propriedade de Deus, portanto, é empenho do Espírito Santo e não do crente em manter a salvação. A garantia da salvação é ilustrada por esse selo e esse penhor (Ef 1.13 e 4.30).


3 – Paulo usa figuras para representar a Igreja, Cristo e os crentes: concidadãos, fundamento, pedra de esquina, edifício, templo e morada (Ef 2.19-22).


4 – Talvez a maior sentença da Bíblia, onde Paulo começa um assunto e insere um intervalo que se encontra em Ef 3.1 e 14.


5 – Uma prática pecaminosa precisa ser substituída por uma virtude de Cristo. É a figura de despir-se e revestir-se (4.24-29).


6 – A instrução mais clara sobre o relacionamento entre casais (Ef 5.22-33).


7 – Paulo não via a prisão como empecilho de ser um pregador do Evangelho. Ele dá uma posição especial ao evangelista prisioneiro. É um embaixador em cadeias (Ef 6.20).


Conclusão:


São vários temas de estudo que você acabou de ler. Espero que essa breve leitura tenha despertado em você o desejo de estudar essa linda epístola de Paulo tão útil, ainda hoje, para todos os crentes. Deus abençoe seus estudos.


___________________________________________________________________

Pércio Coutinho Pereira. Professor do Instituto Bíblico Peniel em Jacutinga – MG

Pastor da Igreja Batista Bíblica em Jacutinga – MG

Pessoal: perciocoutinho@gmail.com e WhatsApp (35) 99210 9841

Podcast: O Bom Ministro e sua doutrina

Instagram: @penielmntb – WhatsApp de Peniel: (35) 99104-0241.\








Comments


bottom of page