top of page

Ebenézer completa 45 Anos

Neste ano de 2022, o Seminário Batista Ebenézer está comemorando 45 anos de fundação. De certa forma, as comemorações começaram com a realização da formatura de mais quatro alunos no doa 15 de janeiro nas dependências da Igreja Batista Independente em Ribeirão Preto, sede do seminário.

Os formandos foram: Alana Naiara Conrado Oliveira, Maria da Consolação de Souza, Osvaldo Marquês dos Santos e Paulo Roberto Cezário. Na mesma data teve início as matrículas para novos alunos. As aulas serão reiniciadas no dia 11 deste mês de fevereiro. Para informações: (16) 98816-4408 e 99186-4934.

Breve histórico

A Igreja Batista Independente de Ribeirão Preto inaugurou, em fevereiro de 1977, o Instituto Batista Ebenézer, atualmente denominado de Seminário Batista Ebenézer. O Seminário Batista Ebenézer ao completar 45 anos de ministério ainda continua a cumprir fielmente o propósito de providenciar treinamento teológico para preparar espiritual e academicamente servos para a seara do Senhor.

Como um oportuno preito de gratidão o Seminário Batista Ebenézer registra que em 1977 o saudoso Pr. James Rose, fundador do Instituto Batista Ebenézer, escreveu: “por alguns anos pastores nessa região têm orado por um forte Instituto Bíblico em nossa área. Somos felizes em anunciar que essa escola já está formada”.

Obviamente esta bênção tão inesquecível tornou-se possível depois de inúmeras reuniões realizadas com a participação dos pastores Daniel Johnson, Álvaro Pavan e dos hoje tão saudosos pastores Donald Merchant, Dosoaldo Agnesini, John Benson e Phillip Allen.

A própria procedência dos primeiros alunos atesta a respeito do apoio com que a recém fundada instituição se beneficiou: Eurípedes, Altinópolis; Pr. Geraldo, Batatais; Hermínio, Cuiabá MT; Milton, Orlândia; Rosana, Orlândia; Sharon, Ribeirão Preto e Vera, Ribeirão Preto.

O Pr. James destacou também, na época, que “na construção do muro os homens trabalharam tendo uma espada na mão e uma ferramenta na outra. O Instituto Ebenézer é dedicado à defesa da fé e ao mesmo tempo à edificação do corpo de Cristo…”

No cumprimento deste propósito Deus tem usado o Seminário Batista Ebenézer (I.B.E.) por décadas para formar um considerável número de pastores, missionários e líderes cristãos, os quais empreendendo um ministério fiel e frutífero ressaltam a aprovação e bênção do Senhor sobre o Seminário Batista Independente.

Passados 45 anos desde a memorável fundação do Instituto Batista Ebenézer a Igreja Batista Independente de Ribeirão Preto ainda patrocina o Seminário Batista Ebenézer com a colaboração indispensável de um colegiado de consagrados pastores Batistas Independentes. Esta administração e ministração colegiada visa o cumprimento das palavras do Apóstolo Paulo registradas em II Timóteo 2.2 “e o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” Ademais, estes servos do Senhor reafirmam o compromisso do Seminário Batista Ebenézer de se dedicar à sagrada missão de preparar uma nova geração de pastores, missionários e líderes cristãos que vivam para servir fielmente na Seara do Senhor e sirvam para cumprir o santo propósito da salvação e edificação de almas para a glória de Deus.

Se você deseja também ser parte desta abençoada geração as portas do Seminário Batista Ebenézer estão abertas para receberem servos obedientes ao Senhor da Seara!

“O memorial Ebenézer”

“Então tomou Samuel uma pedra… e chamou-lhe Ebenézer” (I Samuel 7:12)

A Palavra de Deus registra o momento no tempo no qual o profeta Samuel edificou o memorial que se tornaria eterno, transcendendo o próprio tempo. A pedra denominada Ebenézer no texto bíblico acima elucida pelo seu significado “até aqui nos ajudou o Senhor” a verdade incontestável de que o Deus Altíssimo age em favor do Seu povo para dar-lhe a vitória contra o inimigo.

Ao longo destes 45 anos, o Ebenézer realizou 22 formaturas, totalizando 131 formandos, sendo a primeira em 1979.

Pr. Milton José Nunes Pastor da Igreja Batista Independente Ribeirão Preto SP Presidente do Seminário Batista Ebenézer.

コメント


bottom of page