top of page

Formatura do seminário na Venezuela

O Seminário Batista da Venezuela – SBV, inaugurado em setembro de 2015, realizou no dia 10 de junho, a 4ª formatura com 4 alunos: Jesús Flores, Saray Bermúdez, Celeste Madrid e Tifanny Daso. O curso de “Licenciatura em Teologia” tem a duração de 4 anos.

Ao todo o SBV já formou 20 alunos, da seguinte forma:

1ª Turma formou 7 alunos.

2ª Turma formou 6 alunos.

3ª Turma formou 3 alunos.

4ª Turma formou 4 alunos.

O ano letivo terminou com 8 alunos (7 venezuelanos e uma brasileira). O próximo semestre terá início na primeira semana de setembro.

Um pouco da história do SBV

Há pouco mais de 80 anos chegaram os primeiros missionários estadunidenses à Venezuela. Plantaram igrejas, iniciaram acampamentos e institutos bíblicos.

Em 2008, devido a conflitos entre Venezuela e EUA, o então presidente Hugo Chaves, decretou a expulsão de todos os cidadãos estadunidenses do país. Os embargos econômicos vieram e o país entrou em crise, atingindo, também, as igrejas.

Os irmãos estadunidenses tinham uma propriedade que servia como base de apoio para os missionários da Missão Novas Tribos da Venezuela. Uma vez que os missionários tiveram que deixar o país, pensaram em vender o espaço, pois o mesmo estava correndo o risco de ser tomado pelo governo.

A venda desta propriedade, de doze hectares na cidade de San Félix, no Estado Bolívar, foi comunicada ao Pr. Douglas Alves da Silva, que hoje está com o Senhor, e na época era o pastor da Igreja Batista Regular Calvário, em Boa Vista RR. Como ele sempre teve o desejo de ajudar na evangelização dos países que fazem fronteira com o Estado de Roraima, acabou comprando a propriedade com o objetivo de construir um Seminário Batista Fundamentalista naquela região para preparar a próxima geração de obreiros daquele país.

O primeiro casal de missionários a aceitar o desafio foi o Pr. Ricardo e Rita Mafra, que chegaram para ficar, no final de 2012.

Naquele mesmo ano, durante o período de divulgação do casal Mafra na região Nordeste, o Senhor despertou uma nova família de missionários brasileiros para este projeto, Pr. Fernando e Lany Lima. Está nova família chegou em 2013, para passar um tempo conhecendo o campo, e após um período de adaptação, em 2014 efetuou-se a reforma do antigo depósito da propriedade, que se transformou em um salão multiuso, e ali iniciou-se a primeira turma com 14 alunos, em aulas modulares aos sábados. Essa história continua até hoje como bênção para a evangelização da Venezuela.

Comments


bottom of page