top of page

Heidi de partida para Guiné Bissau

Exatamente um ano! Heidi ingressou na AMI em janeiro de 2022 e agora, em janeiro de 2023, está de passagem comprada para a Guiné Bissau, com saída dia 27 de janeiro às 16h20 do Aeroporto Internacional de Cumbica em Guarulhos SP. O voo da AirPortugal terá conexão em Lisboa, Portugal, com previsão de chega a Bissau, dia 28 às 14h15. O culto de enviou será realizado pela sua igreja no domingo, dia 22 de janeiro.

Heidi Beatriz Bender, (29), é paulista, solteira, professora de inglês e membro da Igreja Batista em Rio Pequeno, São Paulo SP, liderada pelos pastores, Dorivaldo de Oliveira Soares e Filipe Ferreira Soares (https://www.ibrrp.com.br/).

Pr. Filipe, Débora, Heidi, Julieta e Pr. Dorivaldo

Heidi cresceu em um lar cristão e converteu-se aos quatro anos de idade com a mãe em um culto doméstico. É órfã de pai e vive com a mãe, Veronika e o irmão Christopher. Em seu testemunho, Heidi diz que, em grande parte, o seu entendimento sobre a salvação, veio nos anos posteriores, mas se lembra exatamente da noite em que tomou a decisão, apesar da tenra idade.

Christopher, Heidi e Veronika

Tendo crescido na igreja, Heidi conheceu muitos pastores e missionários, até que acabou firmando amizade com uma missionária em Guiné-Bissau e, em janeiro de 2018 foi visitá-la por 15 dias e ali teve a oportunidade de conhecer outros missionários no campo. Em julho de 2018 Heidi recebeu o convite para voltar à Guiné-Bissau e passar o ano de 2019 ajudando em um projeto missionário social, ensinando inglês aos alunos da escola. Aceitou o desafio e acabou morando o ano de 2019 com uma família brasileira na cidade de Gabu, interior de Guiné-Bissau. Ao final de 2019 voltou ao Brasil, mas seu contato com as famílias missionárias continuou e, sempre que era possível, ajudava à distância, mantendo-se disponível.

Em janeiro de 2022, orientada por seus pastores, apresentou- se à AMI – Associação Missionária Internacional com o projeto, “Ensina o Caminho” que tem como objetivo produzir material contextualizado para a EBD, para o público guineense. Trata-se de um trabalho que poderá beneficiar a obra missionária como um todo naquele país ainda desprovido de material.

Dentro do objetivo do projeto, está a produção de material para o crioulo-português com a ajuda de nacionais, um trabalho intenso, mas com perspectivas de grandes resultados para alcançar o povo guineense. Heidi tem formação na área de licenciatura em letras (português/inglês) e pedagogia com pós-graduação em educação bilíngue e, portanto, está devidamente habilitada para a realização do ministério para o qual está sendo enviada por sua igreja. Heidi se dedicará, também, ao treinamento dos professores para utilizar o material que será produzido, além de realizar o discipulado com moças.

Um ano na missão

Em 2022, ano da debutação como missionária, Heidi teve a oportunidade de conhecer muitos irmãos em Cristo, e aprender um pouco mais sobre depender de Deus. Ao visitar as igrejas para apresentar o projeto missionário e fazer parcerias – parte fundamental em todo trabalho missionário – Heidi planejava partir para o campo em setembro. Mas Deus não permitiu e ela teve que adiar um pouco mais até conseguir sustento.

Ao todo foram 25 igrejas visitadas (fora outros eventos que pode apresentar o projeto) e formar parcerias de oração e sustento financeiro. Ao longo do ano Deus foi levantando parceiros para o apoio financeiro mensal até alcançar cerca de 80% do necessário e ser autorizada pela missão a partir.

Mesmo estando aqui do Brasil, foi possível começar a desenvolver materiais de EBD contextualizados para o povo guineense. Falando do trabalho, Heidi disse: “Em português temos dois livros prontos: Deus e as Escrituras e Advento. No primeiro, compilamos 12 lições onde falamos sobre qual o papel do homem, como podemos adorar a Deus, o que a Bíblia nos ensina, quem é Deus e seus atributos, e que há somente um Deus. No segundo livro compilamos quatro lições para os 4 domingos que antecedem o Natal – período conhecido como Advento no qual meditamos sobre a história do nascimento de Jesus e o papel que cada pessoa teve nessa história”.

O livro “Advento” está disponibilizado para download aqui no Brasil na conta do Instagram @ensinacaminho. Caso não consiga, entre em contato com a missionária para adquirir sua cópia. O livro “Deus e as Escrituras” será disponibilizada para o Brasil ainda este ano, faltando apenas contextualizá-lo para as crianças e realidade brasileira.

Este ano, mesmo não estando ainda no campo, Heidi esteve trabalhando na preparação do material, participando de EBFs, entre outros trabalhos, como a viagem missionária de curto prazo através da sua igreja local, para ajudar no Refúgio Sobre Rodas, onde os missionários Dinalva e Peterson Dias (AMI) atuam. No mês de novembro foi realizado ali o acampamento com deficientes que moram em Pernambuco e Alagoas, e a missionária ficou responsável pelas crianças e adolescentes que participaram no acampamento. Uma experiência marcante.

Chegando na Guiné-Bissau

Deus, na sua bondade, já providenciou apartamento para Heidi morar, geladeira, fogão, cama, utensílios de cozinha – tudo prontinho para sua chegada.

Os planos para este ano incluem, além do aprendizado da língua; ajudar a coordenar as traduções do material; planejar e estruturar o próximo livro de EBD, uma vez que o primeiro só falta terminar de traduzir no campo; começar os discipulados com moças cristãs.

Gratidão: Despedindo-se do Brasil, Heidi agradece aos parceiros que se juntaram a ela no cumprimento da Grande Comissão. Reconhece a importância do apoio das igrejas co-irmãs que estão com ela em parceria. Ela pede suas orações pela viagem, pelo aprendizado no campo, para que ela continue com o coração calmo e em paz, e pela família e igreja que ficam na retaguarda, cuidando e apoiando.

Apelo: Ainda há necessidade de parceiro para completar o sustento da missionária Heidi. Os interessados podem falar com o Presidente, Pr. Carlos Moraes (16) 99192-1440, ou com o Diretor Administrativo, Eliseu Reder (11) 99346-3747.

Contato: WhatsApp (11) 97414-4421 E-mail: heidi.b.bender@gmail.com Instagram: @heidibbender Instagram: @ensinacaminho

コメント


bottom of page