top of page

IBI de Batatais celebrou Jubileu de Diamante

60 anos: 31 de maio de 1963 a 31 de maio de 2023

Nos dias 2 a 4 de junho deste 2023, a Igreja Batista Independente de Batatais SP, a mais antiga entre os batistas independentes na Região Nordeste do Estado de São Paulo, celebrou o seu Jubileu de Diamante – 60 anos de fundação que se completou do dia 31 de maio próximo passado.

Momentos da Conferência

Para essa tão importante celebração, foi convidado para pregar nas conferências, o Pr. Edgar Donato, da Igreja Batista do Horto do Ipê em São Paulo, Capital. O tema das conferência foi “Todos juntos em missão”.


A IBI de Batatais foi fundada pelo missionário estadunidense, James W. Rose e sua família, que chegou à cidade em abril de 1963.


O primeiro culto realizado foi na garagem da família do Dr. João Gonçalves de Paula, na Rua Duque de Caxias, 119 e, no dia 31 de maio a igreja foi organizada. Um ano mais tarde, no dia dois de abril, ocorreu a inauguração do prédio de culto da igreja na Rua José Garibaldi, 32, local em que se encontra até os dias atuais.

Momentos da Conferência

Durante os cultos das conferências, muito pastores e representantes de igrejas da região marcaram presença, especialmente no sábado à noite, para a celebração do Jubileu de Diamantes. IBBV – Orlândia Pr. Sidnei Santos; IBE – Franca Pr. Almir Nunes; IBI – Nuporanga Pr. Rogério Inácio; IBI – Orlândia Pr. Ronaldo Rocha; IBB – Orlândia Pr. Estevão Barros; T.B. – Brodósqui Pr. Gilberto Basílio; IBI – Cravinhos Pr. Paulo Nievas; IBC – Dourados Pr. Geraldo Pupin; IBI – Altinópolis Pr. José Roberto: 2° IBI – Altinópolis Pr. Eduardo; IBBN – Sales Oliveira Pr. Carlos Moraes; IBI Pq. São Sebastião, Ribeirão Preto Pr. Mario Baio; IBI – Barrinha Pr. Agenor Almeida; IBV – Batatais Pr. Ícaro; IEAD – Batatais Pr. José Francisco; PIB – Batatais Florinaldo; PIP – Batatais Diácono Junior Gutierres; Ministério “Tua Graça me Basta” – Morro Agudo Pr. Ilson Leandro; IBHI – São Paulo Pr. Edgar Donato (Conferencista); IBBC – Campinas Pr. Álvaro Pavan (Pastor Interino da IBIB).

Família Rose

No dia 16 de março de 1969, o missionário James W. Rose deu por encerrado seu trabalho de plantação da igreja que pediu a ordenação do seu primeiro pastor, Domingos Avelino. Pr. Jaime, entregou a liderança da igreja e foi para a vizinha cidade de Altinópolis para a plantação da segunda igreja em seu ministério. Posteriormente ele iria para Ribeirão Preto SP aonde organizou a terceira igreja e o Instituto Batista Ebenézer para formação de pastores e missionários.


No dia 11 de junho de 1970, com a saída do Pr. Domingos Avelino, foi consagrado ao pastorado da IBI de Batatais, o irmão Geraldo Majela Pupin que veio a ser o pastor com o mais longo ministério à frente da igreja: 23 anos. Em 1993, Pr. Geraldo deixou o pastorado rumo ao campo missionário em Dourados MS.

Homenageados: O Fundador Pr. Jimmy W. Rose (in memorian); Pr. Geraldo Pupin; Pr. Dosoaldo Agnesini (in memorian), e, Pr. Mauro Régis da Silva que foram homenageados por uma placa com uma mensagem de gratidão. Os líderes de Pequenos Grupos ganharam um livro.


Na sequência, a igreja efetivou o convite para o Pr. Dosoaldo Agnesini, então pastor da Igreja Batista Independente de Altinópolis SP. Ele aceitou o convite e, em abril de 1994 assumiu o pastorado. Permaneceu na liderança da igreja até seu falecimento em um trágico acidente em janeiro de 2001.


Durante os próximos dois anos a IBI em Batatais ficou sem pastor, sendo liderada pelo seu vice-presidente, o irmão Paulo Dias, com apoio de vários obreiros da própria igreja. Em dezembro de 2002, o Pr. Mauro Regis da Silva assumiu a igreja interinamente, sendo depois eleito pastor e permanecendo até junho de 2021.


Na época a igreja havia passado por muitas dificuldades e o pastor Mauro Régis solicitou a sua exoneração, indicando o Pr. Álvaro Augusto Pavan para uma transição. Eleito para assumir interinamente, Pr. Álvaro vem reestruturando o ministério e foi o responsável pela organização da conferência em comemoração aos 60 anos desta igreja que tem sido, ao longo dessas seis décadas, um verdadeiro celeiro de obreiros.

Comments


bottom of page