top of page

ITV, uma escola de fé

No último dia três de julho do corrente ano, o Instituto Transformando Vidas – ITV completou dez anos de organização jurídica. Ao todo já se passaram doze anos desde que o Senhor nos levou para a Comunidade do Buracão, no Bairro Colônia Antônio Aleixo, pelas mãos da nossa querida irmã Ana Maria Belota de Oliveira.


Desde o seu nascedouro o ITV tem sido uma escola de fé e milagres para todos nós, pois não há explicação humana plausível para o fato de que um homem, o senhor Eduardo Effa, que não nos conhecia, mas, tomando conhecimento do que queríamos fazer pelas crianças daquela Comunidade, mandou que fosse construída toda uma estrutura de uns mil e quinhentos metros quadrados, cujo valor à época seria mais de quinhentos mil reais. Esse foi o segundo grande milagre que presenciamos, haja vista que na minha concepção o primeiro foi o Senhor ter movido os nossos corações, conjuntamente, pois aqui estou falando de uma equipe com cerca de quinze pessoas, cujos corações foram tomados e levados, por amor e em cumprimento ao “ide”, a se preocuparem não só com a alma mas também com o futuro das crianças que viviam ali, em pleno abandono, e que já estavam sujeitas à violência, à drogadição, à exploração sexual, além das necessidades no que diz respeito à alimentação. Situações essas que jamais poderíamos fazer de conta que não existiam e nos preocuparmos tão somente em evangelizá-las. Assim, vimos que o Senhor estava nos usando abrindo uma porta para que fossemos usados para propiciarmos oportunidades àquelas crianças a fim de que não enveredassem pela marginalidade.


Como exemplo de frutos, temos hoje no ITV, como funcionária, a Adrielly, que está cursando pedagogia e foi uma daquelas primeiras crianças que estiveram conosco ainda debaixo das mangueiras, além de outros que já estão seguindo as suas vidas de forma ordeira. É fato, também, que cerca de 90% dos nossos beneficiários estão congregando em uma igreja local.


O ITV tem como proposta principal mostrar o evangelho, o amor de Jesus, por meios práticos de uma vivência de um cristianismo não só teórico, mas ensinando que por meio dos princípios bíblicos é possível que se alcance uma vida plena naquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Como ferramentas para essa finalidade, temos nos utilizado do apoio pedagógico, com a melhoria da aprendizagem em português e matemática; da informática; da musicalização com canto, violão, flauta doce e teclado; com as práticas esportivas em uma parceria com os Atletas com Cristo. Tudo isso associado ao ensino da Palavra, por meio do devocional diário. Além disso, a fim de suprir as necessidades alimentares, servimos o café da manhã, almoço e lanche para todas as nossas crianças e funcionários.


Dessa forma, que o ITV tem se constituído em uma verdadeira Escola de Fé, pois a cada mês temos as nossas responsabilidades, que não são poucas, com a manutenção da estrutura, alimentos e com a nossa equipe de apoio que hoje é composta por 14 pessoas.


Nesses dez anos de existência do ITV, temos testemunhado a mão do Senhor nos dando forças e nos fazendo cada vez mais acreditar que é possível, vendo milagres acontecerem por meio de pessoas que menos esperamos, mesmo quando muitas portas têm se fechado, mesmo quando de onde mais esperamos não vem.


Lembro-me de ter ouvido muitas vozes que me disseram para não me envolver com esse tipo de trabalho, em razão de que as igrejas não apoiam. Entretanto, percebendo que as igrejas são compostas de pessoas e essas são falhas, resolvi confiar tão somente em Deus, pois Ele pode mover mentes e corações e tudo faz como Lhe agrada. Hoje, 10 anos depois, venho agradecer aqui as igrejas que tem se associado conosco e sido nossas cooperadoras nessa obra: Igreja Batista em Dom Pedro (Manaus); Igreja Batista Regular do Rio Pequeno (São Paulo); 1ª. Igreja Batista de Rorainópolis (Roraima); e, Igreja Batista Bíblica Paraisópolis (São Paulo). Ademais, o ITV é filiado à AMI – Associação Missionária Independente e também faz parte do grupo de Apoio Ministries, sob a direção do Pr. Mark MaCutchen.


Rogamos a Deus que, na Sua infinita misericórdia, toque mais vidas e igrejas que queiram se associar conosco fazendo parte dessa Escola de Fé e de transformação de vidas, porque “Fazer o bem, faz bem”.


Pr. Paulo Arruda


Como você pode se tornar um cooperador?


1 – Nos colocando em suas orações todos os dias;


2 – Tornando-se um cooperador financeiro, através do nosso PIX (CNPJ) 16.688.072/0001-03;


3 – Tornando-se um colaborador Voluntário, dando sete dias; quinze dias; um mês; enfim, quantos dias você puder por ano. Temos diversos tipos de trabalhos que você pode desenvolver. Limpeza; cozinha; sala de aula; administração; manutenção; odontologia (temos um consultório completo); psicologia; serviço social; enfim há muitas oportunidades.


Caso você deseje conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo Instituto Transformando Vida – ITV, visite as nossas redes sociais:












Comments


bottom of page