top of page

Lento, mas progressivo

O Japão tem um povo místico. Eles valorizam horóscopos, leitura de mão e tudo que envolve a sorte. Também gostam de apostar na loteria e contar com a proteção dos deuses mitológicos. Em 2023 o coelho foi o animal sagrado e agora, em 2024 é o ano do dragão. Que este povo entenda que só o Senhor é Deus e que não há outro.


Há seis meses estou discipulando Tiago Ueda, que é um membro de nossa igreja. Ele mora no Japão desde os quatro anos, fala português, japonês e tem amigos japoneses. Ao final de cada aula, peço que ele repita em japonês o que o ensinei. Com isto, meu vocabulário cresce e Tiago fixa as verdades. Que o Senhor o ajude a compartilhar a Palavra com ousadia.

 

Uma vez por semana, Lídia também tem um tempo especial com Karina, a esposa do Tiago. As duas estudam juntas a bíblia, dúvidas são respondidas, oram e têm comunhão. Karina está na igreja há mais tempo que Tiago. Mesmo trabalhando fora, cuida dos filhos pequenos e se esforça para estudar as Escrituras. Oramos que este casal seja muito usado para a glória de Deus neste país.


Louvamos ao Senhor pelo grupo que ajuda na EBD. Lídia está liderando e ensina com as irmãs Kalisa, Gina, contando com o auxílio das jovens Sarah e Arisa. Lídia deu um treinamento incentivando a glória de Deus entre as crianças e foi um bom tempo para planejamento, oração e comunhão.

 

A cada dois meses me reuno com um pequeno grupo de pastores japoneses, a quase três horas de carro de onde moro. Fui desafiado a levar a reflexão em janeiro e o irmão Samuel ajudou com tradução do sermão. Compartilhei sobre as ações missionárias das igrejas no Ceará objetivando recrutar novos candidatos. Os pastores agradeceram pela palavra e pediram oração pelo crescimento da igreja japonesa.

 

Estudo japonês com o irmão Samuel Kinoshita, uma vez na semana. Apesar de Samuel ter uma rotina puxada, ele é muito solícito. Nossa aula acontece na sexta-feira a partir das 21h30. Mesmo cansado, esse irmão tem a alegria de contribuir com nosso ministério me ensinando a língua e a cultura do seu povo. Por favor, ore por ele e sua família.


Sentimos que precisamos avançar mais na língua japonesa. Como os irmãos sabem, todos os sábados estudamos japonês também na biblioteca municipal com a sensei Akemi. Ela é uma professora amiga. Nosso esforço em ajudar o Misael durante a semana, fez ela se aproximar de nós.

 

Neste mês tivemos a graça de comemorar nossos aniversários. Lídia completou no dia 23 e eu, no dia 25. Agradecemos cada um que enviou mensagem e orou por nós. É um privilégio servir ao Deus misericordioso, nos envolvendo na Sua obra. Continue orando por nossas vidas. Diariamente estamos sendo lapidados por Ele em várias áreas. Isto é bom! É maravilhoso provar da boa mão do Pai agindo em favor da Sua glória. O trabalho com o povo japonês é lento, mas progressivo.

 

Agradecemos pelas ofertas enviadas. Este apoio tem nos sustentado. Tenha certeza que o Senhor tem usado isto para nossa manutenção. Pare e veja as recompensas dEle em sua vida. Arigatô!

 

Seus missionários, Pr. Rafael, Ana Lídia, Misael e Isabela Vieira.

E-mail: 250186.r@gmail.com e WhatsApp: 81 80 61994905.

bottom of page