top of page

Missão brasileira em São Tomé e Príncipe

O casal Eliud e Sandra com os filhos, Helen e Daniel

Eliud Laurito Neto Paraíso e sua esposa Sandra Gonçalves da Silva Paraíso foram admitidos como missionários pela Comunhão Batista Bíblica Nacional, no dia 20 de julho de 2012, durante uma assembleia geral ordinária, realizada na cidade da Vitória da Conquista BA. O casal foi enviado pela Igreja Batista Bíblica do Jardim Amanda II, Rua Padre Manuel Bernardes n. 1100, da cidade de Hortolândia SP, liderada pelos pastores Daniel Santis e Antônio Carlos.

Ao ser admitido pela CBBN, o casal já estava em São Tomé e Príncipe desde março de 2011. De nacionalidade são-tomense, Eliud não precisou de adaptação ao campo, mas sua esposa, Sandra, sendo brasileira, passou por uma fase de adaptação na nova cultura e realidade social. Casados desde 6 de dezembro de 2009 na IBB em Jardim Amanda, Campinas SP, o casal tem dois filhos, Daniel Gonçalves da Silva Paraíso (20/03/2012) e Helen Gonçalves da Silva Paraíso (19/08/2014).

O país

São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um estado localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes. O estado não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria. Sua língua oficial é o português e sua moeda é o Dobra.

O Ministério

O ministério em São Tomé e Príncipe está localizado em uma região denominada Cola Grande, a 6 km da capital, São Tome, e consiste em plantação de igrejas autóctones com treinamento e preparo de líderes para o ministério. O missionário já tem uma igreja plantada e uma congregação, além de apoiar na plantação de outras igrejas como suporte a outros missionários. O casal também leciona a alguns anos no Instituto Bíblico de São Tomé, participando do preparo de líderes no país.

Neste momento a igreja de Eliud, com 90 membros, está com dois seminaristas estudando aqui no Brasil no Instituto Bíblico Peniel da Missão Novas Tribos do Brasil, em Jacutinga MG, se preparando para o ministério, além de outros que estão sendo preparados lá mesmo no trabalho de campo. No ministério, o casal Paraiso desenvolve atividades por faixas etárias, como forma de levar homens e mulheres a Cristo.

PROAAME

Além da plantação de igrejas e treinamento de obreiros, o casal desenvolve, também, um projeto social denominado de PROAAME – Projeto Alimentar Amar e Educar, apoiando crianças com alimentação, reforço escolar e ensino da palavra de Deus, com reuniões três vezes por semana.

As crianças que participam do PROAAM recebem refeição (almoço) três vezes por semana. São dois períodos: manhã das 10 às 12 horas e à tarde, das 12h30 às 14h. As crianças das localidades onde trabalham como missionários, em sua maioria, cerca de 80%, tem apenas uma refeição diária. Algumas delas chegam a passar grandes necessidades e, desta forma, os missionários procuram apoiar para reduzir um pouco os prejuízos da má alimentação. Isso é feito com ajuda das ofertas recebidas. O apoio às crianças se estende, também, ao fornecimento de materiais escolares e consultas médicas, entre outros. Com uma oferta de 35 reais, uma criança pode ser mantida no projeto. Aqueles que puderem contribuir, podem entrar em contato.

Batismo

Para terminar, a boa notícia de mais um batismo de dez novos irmãos, realizado no dia 19 de fevereiro próximo passado dez novos irmãos em Cola-Grande, Distrito de Mezó-chi:

Ema Santos, Jamila Pontes, Eva Almeida, Ana Sacramento, Larissa Santos, Marilda Lima, Jackson Lopes, Domingos leite, Martins Catarina e Eula D’ Graça.


Comments


bottom of page