top of page

O Casal McCutchen e Apoio Ministries

Pastor Mark Steve McCutchen era ainda um menino de 14 anos de idade quando foi impactado com uma palavra do Pr. Wendell Hiers, missionário no Brasil, fundador da Igreja Batista em Maués AM e co-fundador da Igreja Batista em Dom Pedro em Manaus AM, que lhe disse: “Um dia vou ver você no Brasil”. Aquela era uma palavra muito forte, pois Pr. Mark já tinha planos para sua vida e aquilo não fazia parte. Entretanto, Deus começou a trabalhar na vida de Pr. Mark e outro missionário no Brasil, Pr. Bill Horton, seu tio, que atuou durante muitos anos no Estado do Pará, impactou muito sua vida e despertou ainda mais o desejo missionário.


Pr. Mark aos 18 anos conheceu a irmã Dana, tendo os mesmos se casado no dia 27 de Dezembro de 1980 e logo ingressaram no Seminário a fim de prepararem-se para o campo missionário. Não obstante, seus planos foram interrompidos, tendo os mesmos deixado o Seminário de lado por um período de seis anos, quando passaram apenas a cuidar de suas próprias coisas e de seus dois filhos, Justin e Shaunna.

 

Pr. Mark nessa ocasião estava trabalhando na construção civil quando sofreu um acidente que lhe deixou por uma semana no hospital, momento em que o levou a refletiu muito sobre a vontade de Deus para suas vidas. No entanto, ainda havia uma certa resistência de irmã Dana para ir ao campo missionário e durante um ano permaneceram em oração por essa causa.

 

Certa noite ao chegar do trabalho, Pr. Mark encontrou a irmã Dana chorando e decidida de que realmente o Senhor os queria no campo missionário. Foi então que resolveram retornar ao Arlington Baptist College e passaram mais 2 anos até concluírem seus estudos, isso era o ano de 1990.

 

Depois de conversarem com o seu pastor e com o apoio da igreja que eram membros, o casal tornou-se missionário ingressando na World Baptist Fellowship Mission Agency e depois de quase dois anos passando nas igrejas e divulgando seu projeto para virem ao Brasil, finalmente chegaram em outubro de 1992 em Belém do Pará, onde foram recebidos pelo Pr. Bill Horton, porém as dificuldades de aprendizado da língua portuguesa os levaram a chegar em São Paulo, onde estudaram o português durante 1 ano e por fim resolveram por se estabelecerem ali mesmo.

 

No ano de 1994, na companhia do missionário Jerry Lantz, que à época ainda era solteiro, fundaram a Igreja Batista do Calvário, em Vargem Grande, Parelheiros SP, ficando ali até o ano de 1997, quando tiveram que retornar aos Estados Unidos para um tempo de visitação às igrejas e apresentação de relatórios.

 

Ao chegarem nos Estados Unidos, uma triste notícia abateu muito a família, pois sua filha, a Shaunna, na época já com 15 anos, se sentiu segura para compartilhar com os pais que havia sido abusada sexualmente aos 13 anos no Brasil e, em razão dessa informação a família precisava se reestruturar, tendo havido naquele momento um certo receio de retornar ao Brasil.

 

Nesse momento Pr. Mark recebeu diversos convites para pastorear igrejas nos Estados Unidos, mas o coração do casal estava no campo missionário e, tendo os mesmos recebido um convite para a Nova Zelândia, um país muito seguro e com baixíssimo índice de criminalidade, onde iriam dar suporte a dois missionários naquele país, partiram para lá, tendo trabalhado ali durante 4 anos, de 1997 até o ano 2000. Porém nesse período a irmã Dana começou a apresentar um problema nos olhos e isso lhes fez retornar aos Estados Unidos.

 

Assim, no ano de 2001, com a graça de Deus, decidiram enfrentar aquilo que lhes causava temor e voltaram para o Brasil, dando continuidade ao trabalho que haviam fundado, a Igreja Batista do Calvário, onde permaneceram até o ano de 2007. Nesse ano, receberam um convite e aceitaram ir ajudar a revitalizar a Escola Bíblica Dominical no Templo Batista em Moema, onde permaneceram por cinco anos. E foi durante esse período que conheceram o casal Pr. Washington e Josiene Ximenes, ele que na época ainda era seminarista e começaram a ajudar também na Igreja Batista em Paraisópolis, onde continuam apoiando até a presente data.


Então, no ano de 2016, nasce no coração do casal McCutchen, o ministério “Apoio Ministries”, com a decisão de ajudar 30 crianças com uma bolsa de estudos para se manterem na escolinha da irmã Josiene; 10 seminaristas a manterem os seus estudos; e, o casal Silvio e Eliete Santos, tendo sido estes os primeiros missionários a receber apoio para o trabalho que seria desenvolvido em Foz do Iguaçu PR e também no Paraguai.

 

Hoje, oito anos depois, o ministério “Apoio Ministries” tem sido uma verdadeira âncora para diversos projetos missionários. E não trata-se somente de suporte financeiro, mas de apoio espiritual e acompanhamento de todos os projetos, com reuniões semanais todas as terças-feiras, onde todos do grupo comparecem virtualmente para compartilhar de suas lutas e vitórias no campo missionário. Além disso, o casal tem visitado, sempre que possível, todos os missionários e projetos apoiados, incentivando-os a permaneceram firmes na jornada.

 

São estes os 17 projetos que fazem parte hoje de “Apoio Ministries”, com um pequeno relato de cada um:

 

1.    Casal Pr. Carlos Prates e Niça Alves

Itacarambí MG.



Trabalho começou em Janeiro de 2018 com a implantação da igreja em Itacarambi. Começamos com o impacto missionário e seguimos nas ações sociais com adolescentes e jovens. Trabalhos semanais de culto nos lares, nas roças e praças. O trabalho com crianças através das EBFs e escola de reforço foi crescendo e em 2023 virou uma OSC, a PGVIDA - Progresso para a vida e isso tem nos trazido famílias e apoiadores para nosso trabalho. Temos feito um trabalho de preparação de novos obreiros. Graças a Deus temos 4 casais no seminário, irmãos que servem conosco.

 

2.    PGVIDA – Progresso para a vida.

Itacarambí MG.



Organização da Sociedade Civil criada para cuidar das crianças, atendendo-as com atividades em música, artes, informática e esportes, mas principalmente evangelizando-as.

 

3.    Casal Mateus Carvalho e Julia Santana Alves

Januária MG



Há alguns meses tivemos o impacto missionário, na cidade de Januária ao extremo norte de Minas gerais, onde foi iniciado um trabalho evangelístico no bairro muito necessitado, chamado Cerâmica! Recebemos o convite de bom grado e prontamente atendemos, sob a liderança do pastor Carlos Prates, nós começamos a desenvolver cultos e encontros aos sábados, com um número considerável de irmãos, uma vez que a igreja tem poucos meses. Não suficiente os irmãos pediram que ocorresse estudos semanais às quintas-feiras para o aperfeiçoamento bíblico. Além desses trabalhos no templo, temos toda semana, culto nos lares que reúne bastante visitantes e irmãos na fé. Os trabalhos com a construção do templo estão na reta final, eu e a Julia estamos empenhados e animados para a nossa breve inauguração.

 

4.    Casal Pr. Zenildo da Silva Santos e Edinéia Oliveira Santos

Sinop MT.



Estamos em Sinop, Mato Grosso, há 6 anos, com objetivo de implantar uma Igreja Batista Bíblica fundamentalista. Iniciamos do zero, já fiz dois casamentos, alguns batismos, hoje já temos um povo adorando a Deus. Nossas atividades: cultos, trabalho com as crianças, evangelismo nas ruas, trabalhos com famílias, etc. Ore por nós por salvação de almas e firmeza dos novos convertidos.

 

5.    Casal Pr. Jarbas e Cícera Cruz

Feira de Santana BA



Estamos desenvolvendo o trabalho missionário na implantação da Congregação Batista Bíblica em Mantiba, mas também estamos orando e trabalhando para que em breve possamos dar início a mais um trabalho em São Gonçalo dos Campos, local onde moramos hoje e que fica ao derredor de Feira de Santana. Agradecidos somos pelas orações e o apoio dos irmãos.

 

6.    Casal Pr. João Batista e Elvira Ferreira

Campinas SP



No final do ano passado, fomos convidados pelo Pr Manoel Cano, para um trabalho de revitalização da Igreja Batista Bíblica do Jardim do Lago 2, em Campinas. A referida igreja estava fechada. Decidimos em oração aceitar o desafio. No início desse ano apresentamos um projeto ministerial e nos mudamos para cá. Presentemente estamos celebrando culto aos domingos com previsão de EBD para breve. Nas quartas-feiras, culto de oração. E visitas semanais. Atualmente desenvolvemos uma atividade relevante com as crianças aos sábados. O nosso trabalho permanece ainda básico, desenvolvido na captação de pessoas através de visitas contatos. Mas a igreja já está sendo conhecida pela comunidade.

 

7.    Casal Pr. Pedro Roberto e Ednalva Almeida

Santa Maria da Vitória BA.



Chegamos em Santa Maria da Vitória Ba, onde assumimos a PIBB Herdeiros de Deus, no dia 30/12/2022. Iniciamos o trabalho com visitas e cultos nos lares e também começamos um trabalho semanal com crianças e adolescentes na nossa Congregação na cidade de São Félix do Coribe. No mês de março iniciamos os estudos preparatórios para o batismo com seis novos crentes, dos quais três foram batizados no mês de julho. Em outubro comemoramos o dia da criança, com a participação de mais de 60 crianças da vizinhança da igreja. Dia 27/01/2024 realizamos nosso primeiro evangelismo social "pra você" com a participação de irmãos da "Missão Batista em Sítio do Mato", da "PIB Bom Jesus da lapa", e da " Missão Batista Serra do Ramalho", estamos colhendo os frutos: duas irmãs serão preparadas para o batismo. Ainda em janeiro de 2024 iniciamos uma nova congregação na zona rural Matinha-Serrado, onde temos uma irmã membro da igreja e três irmãos já sendo preparados com estudos bíblicos p o batismo, temos assim, pela graça de Deus, um total de sete novos irmãos se preparando para o batismo que acontecerá em julho. Dia 28/04 estivemos realizando culto na Congregação da zona rural e pela misericórdia do Senhor, uma alma se entregou a Cristo.

 

8.    Casal Pr. Mauricio e Denise Oliveira

Santa Terezinha SP.



Em janeiro de 2020, chegamos à cidade de Lupércio, localizada no interior de São Paulo. Estamos concentrando nossos esforços especificamente no distrito de Santa Terezinha, uma comunidade de aproximadamente mil habitantes. O objetivo do nosso projeto é a revitalização de uma igreja que já possui um templo há muitos anos. No entanto, o templo estava sendo usado apenas parcialmente, uma vez por semana. Agora, estamos trabalhando para reativar e revitalizar este importante projeto. A revitalização de uma igreja é um processo significativo que pode ter um impacto profundo na comunidade. Cremos que esse projeto está fazendo a diferença na vida dessas crianças e na comunidade como um todo.

 

9.    Casal Pr. Adriel Gomes e Lorena Oliveira

Serranópolis MG



Há dois anos e dois meses saímos de Vitória da Conquista, na Bahia e chegamos em Serranópolis, Minas Gerais, como missionários. Exerço meu ministério pastoral e trabalhamos com Embaixadores e Mensageiras do Rei, um trabalho que visa o desenvolvimento físico, espiritual e missionário das crianças. Também fazemos muitas evangelizações nas casas e algumas vezes nas escolas.

 

10. Casal Pr. Silval e Perla Souza

Poços de Caldas MG.



Nosso Ministério hoje se dá apoiando a igreja à qual estamos frequentando (Primeira Igreja Batista Poços de Caldas), através do ministério da EBD, sendo eu professor dos adolescentes e a Perla como professora do Ministério infantil. Eu faço parte do Ministério de Louvor e quando surge alguma necessidade para pregar em alguma das congregações eu sou escalado. Ainda na igreja eu faço parte do Conselho Fiscal e responsável pelo patrimônio e estrutura da igreja. Nosso ministério também se dá no Colégio Batista Mineiro onde temos o nosso trabalho secular, sendo a Perla professora do Ensino Infantil e eu como porteiro, mas a cada 15 dias eu tenho a oportunidade de levar um devocional para os funcionários. Nossas vidas estão nas mãos de Deus para que Ele as use segundo o Seu querer.

 

11. Casal Pr. Silvio e Eliete Santos

Álvaro de Carvalho SP



Depois de pastorear igrejas no Brasil é no Paraguai e dirigir um orfanato na grande São Paulo por 4 anos hoje estamos auxiliando o pastor Elieser na igreja Batista na cidade em Álvaro de Carvalho, no Centro Oeste Paulista. Na igreja atuamos na EBD na sala dos adultos, na sala das crianças. Também trabalhamos com jovens casais, além de auxiliar o pastorado na igreja. Como professor atuo no ensino público e no sistema prisional, onde crio oportunidades de falar sobre Jesus.

 

12. Casal Osmar e Adevilmar Silva

Itaberaba BA



Temos desenvolvido o nosso trabalho principalmente com crianças e adolescentes na quadra da Urbes todos os sábados pela manhã, com evangelismo e esportes. Além disso atendemos na Casa de Acolhimento, onde ficam as crianças abandonadas pelas famílias, dando apoio e assistência espiritual. Também temos realizado o trabalho de evangelismo nos bairros do Matadouro e Sem Teto e, sempre que possível, quando somos chamados, na Escola.

 

13. Casal Marcondes e Ana Claudia Prudêncio

Itacarambi MG



Somos membros da igreja Batista Bíblica em Itacarambi na direção do Pr Carlos Prates. Hoje temos uma atividade bem corrida. Sou vice-presidente da Igreja em Itacarambi, sou seminarista, líder do grupo de louvor e líder do grupo de homens.

As construções e reformas das nossas igrejas na região eu também divido as responsabilidades. Louvo ao Senhor tocando violão e contrabaixo quando preciso. Também organizamos os cultos nos lares que tem sido uma benção. E a irmã Ana Cláudia cuida da limpeza da igreja e também ajuda na cozinha da nossa OSC PG VIDA também no ministério de louvor.

 

14. Casal Pr. Washington e Josiene Ximenes

Paraisópolis SP



É notável que muitas pessoas neste bairro têm aceitado a Cristo como seu Salvador pessoal. Em todo o período de 20 anos já tivemos a benção de levar centenas de pessoas a Cristo. Isso é um testemunho do poder do Evangelho e da eficácia do nosso trabalho realizado. No entanto, enfrentamos uma realidade preocupante: muitos destes novos convertidos após o seu batismo e compreensão da realidade de Paraisópolis não conseguem permanecer no bairro por muito tempo devido às adversidades, por isso, migram para outros bairros, cidades e até estados. Por um lado, isso pode ser visto como uma bênção, pois significa que a igreja está cumprindo sua missão de levar o Evangelho a quem necessita. Por outro lado, essa situação apresenta desafios significativos para o amadurecimento e crescimento da nossa comunidade de fé. Constantemente, somos confrontados com a necessidade de ensinar conceitos básicos da fé e da vida cristã, uma vez que muitos dos novos membros não permanecem tempo suficiente para um discipulado mais profundo.

 

15. SYMAP

      Paraisópolis SP



É uma Organização da Sociedade Civil que, junto com a Igreja Batista Bíblica em Paraisópolis, desenvolve o trabalho de assistência às crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 17 anos. Essa assistência inclui, reforço escolar, atividades físicas e o mais importante, levar o amor de Jesus e sua salvação. Hoje atendemos uma média de 120 crianças e adolescentes em três períodos, manhã, tarde e noite. No momento eles fazem de um a dois lanches. Acreditamos que a partir de junho ou julho, voltaremos com as refeições, o que é fundamental para ajudar as famílias. Em razão desse trabalho temos famílias e crianças na igreja, fruto dessas atividades. Deus confiou a nós um grande desafio, por isso, cremos que ele continuará a nos sustentar.

 

16. Casal Pr. Paulo e Eloina Arruda

Manaus AM.



Somos membros da Igreja Batista em Dom Pedro e temos desenvolvido três frentes de trabalho na obra do SENHOR, com a evangelização e cuidado para com os menos favorecidos, sendo eles: 1) no Ministério de Misericórdia, onde estamos no 16º. ano de atividades; 2) no Instituto Transformando Vidas - ITV, no seu 12º. ano de trabalho com crianças e adolescentes; e, 3) Congregação Batista em Campos Sales, no terceiro ano de revitalização de um trabalho que havia fechado as portas e onde vamos implantar mais um ITV.

 

17. Instituto Transformando Vidas - ITV

Manaus AM



  O ITV está localizado em uma área de risco e vulnerabilidade social onde, desde cedo as crianças são induzidas a se envolverem com a drogadição, exploração sexual e situações outras que as levam para o mundo do crime. Assim o ITV apresenta-se como uma solução para pôr fim a esse dilema, mostrando a saída por meio do ensino da Palavra, através de princípios bíblicos e atividades como apoio pedagógico em português e matemática; música, informática, atividades culturais e esportivas. O ITV atende um total de 140 beneficiários, sendo 70 em cada turno, além do que fornece-lhes o café da manhã, refeição e lanche. O pão é produzido e nossa própria padaria e cada criança, tanto da manhã, quanto os da tarde, ainda levam 5 pãezinhos para casa.

 

Todos nós acima, louvamos ao SENHOR Nosso Deus por Sua Graça, Paz e Misericórdia e por ter colocado no coração do casal, Pr. Mark e irmã Dana, o desejo, através da criação do ministério “Apoio Ministries”, de apoiar missionários e projetos em terras brasileiras. Um olhar de amor e diferenciado para com os que tem lutado para a propagação do evangelho, muitas vezes com pouco ou mesmo sem nenhum apoio.

 

Portanto, em nome de todos os projetos, pastores apoiados e suas famílias, quero aqui agradecer pela vida, ministério e propósito do casal, Pr. Mark e irmã Dana, pela existência de “Apoio Ministries”, e por vocês fazerem a diferença na vida de todos nós e no trabalho que cada um de nós tem desenvolvido.

 

E, da mesma forma que Paulo testemunhou sobre Epafras, em Colossenses 4:13, podemos dizer, Pr. Mark e irmã Dana: “E dele (de vocês) dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de ... (Itacarambi MG; Januária MG; Serranópolis MG; Poços de Caldas MG; Sinop MT; Feira de Santana BA; Itaberaba BA; Santa Maria da Vitória BA; Santa Terezinha SP; Campinas SP; Álvaro de Carvalho SP; Paraisópolis SP; e, Manaus AM).”

 

Esta matéria foi desenvolvida pelo Pr. Paulo Arruda.

Para ser publicada no Jornal de Apoio

 

Bình luận


bottom of page