top of page

O pastor e a má administração do tempo

Ao longo dos últimos anos, sob a ótica pastoral (uma análise dos bastidores), tenho observado que, alguns pastores têm se perdido total ou parcialmente quanto ao uso correto do tempo.


Conheço dois extremos de pastores. De um lado, há aquele pastor que tem sua agenda sempre lotada, que está cheio de compromissos, que tem todas as suas noites ocupadas, que está 100% focado no ministério, que não tem tempo para mais nada, nem para a esposa, nem para os filhos, nem para si mesmo. Esse tipo de pastor pode ir bem por alguns anos e chegar a colher bons frutos do seu trabalho, no entanto, a médio e longo prazos sua péssima gestão do tempo poderá acarretar-lhe uma severa estafa física, intelectual, emocional e, inclusive, espiritual. Além de sérios problemas conjugais, filhos desobedientes, crise financeira e até uma depressão.


Do outro lado, há aquele pastor que nem sequer tem uma agenda! Ele faz só o básico do básico, não tem planejamento, se vira do jeito que dá (afinal, não se programou previamente) e pior, se acostumou a ser assim, lento, quase parando! Esse tipo de pastor não brilha, não se destaca e, com certeza, nunca será um modelo a ser seguido pelos pastores mais jovens nem admirado pela sua família.


Notadamente, ambos os extremos são problemáticos e trazem consigo consequências amargas para a vida do próprio pastor, família e igreja.


Assim sendo, o que precisamos é encontrar o equilíbrio e a sabedoria necessária para administrarmos o tempo com prudência, remindo-o, porquanto os dias são maus. Trata-se de um trabalho árduo porque implica disciplina, mudança de hábitos e constância. Ou seja, é mister policiarmos constantemente a forma como administramos o tempo que nos é dado por Deus. Para isso, podemos solicitar ajuda à própria família, amigos e colegas de ministério. O importante neste primeiro momento é ter ciência que algo precisa ser feito e começar a fazer logo!


Acredito que as pessoas mais sábias do mundo, dentre outras virtudes, são aquelas que souberam ao longo de suas vidas, administrarem bem o seu TEMPO! Que o Senhor nos conceda tal sabedoria!


Medite:


“Remindo o tempo; porquanto os dias são maus” (Efésios 5.16)


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu ” (Eclesiastes 3.1).


“Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo” (Colossenses 4.5)








bottom of page