(Levítico 22)
Levítico nunca foi um livro fácil, mas sempre foi um livro necessário. Se Cristo cumpriu todas as ordenanças da lei, precisamos pesar essas ordenanças e saber que jamais conseguiríamos. O politicamente correto atual abominaria esse texto, caso conhecesse, pois estão preocupados com aqueles textos que nitidamente ferem sua agenda progressista. As repetições a respeito das ordenanças específicas aos sacerdotes são algo totalmente incompreensíveis aos que não conhecem a Palavra em sua inteireza.
Deus estava dando uma provisão para todos os líderes que estivessem em estado impuro tornar-se, cerimonialmente limpos. Durante o dia, e ao pôr do sol o sacerdote já estaria pronto novamente para os ofícios sacerdotais. Os alimentos sagrados, reservados ao sacerdote, eram só para ele.
Caso o sacerdote tivesse em sua casa um visitante estrangeiro ou um empregado (diarista), estes não poderiam comer do alimento sagrado. Apenas se fosse um escravo comprado ou um filho. O capítulo também adverte sobre homens defeituosos os quais não podiam ser sacerdotes. Fala também da qualidade dos animais para o sacrifício. O profeta Malaquias denunciou o povo pós-cativeiro exatamente sobre os sacrifícios defeituosos. Deus é santo e quer que tudo seja feito com perfeição.
A obediência era obrigatória, evidentemente; a punição era severa. Cristo é o nosso sumo-sacerdote puro para todo o sempre, nunca manchado. Note algumas prescrições:
1.Não se contaminar com mortos (exceto parentes imediatos) (21.1-6, 10-12)
2.Não se contaminar com casamentos proibidos (21.7-8, 13-15)
3.Não se contaminar com filhos escandalosos (21.9)
4.Perfeição física (21.16-24)
5.Pureza cerimonial (22.1-9 lepra, fluxo e animais imundos)
6.Não compartilhar do alimento sagrado com estrangeiros (22.10-16)
7.Animais do sacrifício sem defeito (22.17-33)
O nosso Deus, Santo, tem toda a autoridade de exigir o que quisesse de Seu povo. Tudo prefigurava a Cristo, o sumo-sacerdote sem defeito. No entanto, Jesus esteve perto de mortos, ressuscitando-os, esteve ao lado de adúlteros, viu filhos rebeldes, ficou desfigurado fisicamente, na cruz, aproximou-se de leprosos e os curou. Foi tocado por uma mulher com fluxo, expulsou demônio de pessoas babando, logo, fluxo também. Comeu em terra dos samaritanos e foi o único sacrifício totalmente perfeito.
Você já se encontrou com esse sumo-sacerdote? Aos que o receberam, Ele vive para interceder por eles para sempre. Louvamos a Deus, mesmo que, às vezes, não compreendemos muito bem o livro de Levítico, que o nosso sumo-sacerdote cumpriu tudo o que os sacerdotes, levitas e sumo-sacerdotes do passado não conseguiram.
______________________________________________
Pércio Coutinho Pereira.
Professor do Instituto Bíblico Peniel em Jacutinga MG
Pastor da Igreja Batista Bíblica em Jacutinga MG
Pessoal: perciocoutinho@gmail.com e WhatsApp (35) 99210 9841
Comments