top of page

Ordenanças muito fora do que vivemos hoje

(Levítico 22)


Levítico nunca foi um livro fácil, mas sempre foi um livro necessário. Se Cristo cumpriu todas as ordenanças da lei, precisamos pesar essas ordenanças e saber que jamais conseguiríamos. O politicamente correto atual abominaria esse texto, caso conhecesse, pois estão preocupados com aqueles textos que nitidamente ferem sua agenda progressista. As repetições a respeito das ordenanças específicas aos sacerdotes são algo totalmente incompreensíveis aos que não conhecem a Palavra em sua inteireza.


Deus estava dando uma provisão para todos os líderes que estivessem em estado impuro tornar-se, cerimonialmente limpos. Durante o dia, e ao pôr do sol o sacerdote já estaria pronto novamente para os ofícios sacerdotais. Os alimentos sagrados, reservados ao sacerdote, eram só para ele.


Caso o sacerdote tivesse em sua casa um visitante estrangeiro ou um empregado (diarista), estes não poderiam comer do alimento sagrado. Apenas se fosse um escravo comprado ou um filho. O capítulo também adverte sobre homens defeituosos os quais não podiam ser sacerdotes. Fala também da qualidade dos animais para o sacrifício. O profeta Malaquias denunciou o povo pós-cativeiro exatamente sobre os sacrifícios defeituosos. Deus é santo e quer que tudo seja feito com perfeição.


A obediência era obrigatória, evidentemente; a punição era severa. Cristo é o nosso sumo-sacerdote puro para todo o sempre, nunca manchado. Note algumas prescrições:


1.Não se contaminar com mortos (exceto parentes imediatos) (21.1-6, 10-12)

2.Não se contaminar com casamentos proibidos (21.7-8, 13-15)

3.Não se contaminar com filhos escandalosos (21.9)

4.Perfeição física (21.16-24)

5.Pureza cerimonial (22.1-9 lepra, fluxo e animais imundos)

6.Não compartilhar do alimento sagrado com estrangeiros (22.10-16)

7.Animais do sacrifício sem defeito (22.17-33)


O nosso Deus, Santo, tem toda a autoridade de exigir o que quisesse de Seu povo. Tudo prefigurava a Cristo, o sumo-sacerdote sem defeito. No entanto, Jesus esteve perto de mortos, ressuscitando-os, esteve ao lado de adúlteros, viu filhos rebeldes, ficou desfigurado fisicamente, na cruz, aproximou-se de leprosos e os curou. Foi tocado por uma mulher com fluxo, expulsou demônio de pessoas babando, logo, fluxo também. Comeu em terra dos samaritanos e foi o único sacrifício totalmente perfeito.


Você já se encontrou com esse sumo-sacerdote? Aos que o receberam, Ele vive para interceder por eles para sempre. Louvamos a Deus, mesmo que, às vezes, não compreendemos muito bem o livro de Levítico, que o nosso sumo-sacerdote cumpriu tudo o que os sacerdotes, levitas e sumo-sacerdotes do passado não conseguiram.

______________________________________________

Pércio Coutinho Pereira.

Professor do Instituto Bíblico Peniel em Jacutinga MG

Pastor da Igreja Batista Bíblica em Jacutinga MG

Pessoal: perciocoutinho@gmail.com e WhatsApp (35) 99210 9841


Comments


bottom of page