top of page

Os esportes como estratégia para evangelização

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”.

(1 Coríntios 9.24-25)

A grande comissão que Jesus deu à sua igreja para alcançar o mundo com a mensagem do evangelho, não veio com as estratégias. Ele apenas fez referência ao fato que o campo é o mundo (Mt 13.38) e que o objetivo era alcançar, simultaneamente, “Jerusalém, Judéia, Samaria e os confins da terra” (At 1.8).

Nos primeiros anos da Igreja, os gregos e romanos eram afeitos aos esportes. Judeus e cristão não se aproximavam muito de tais práticas porque, de certa forma, eram associadas ao paganismo. Mas nada há que impeça a prática esportiva, mesmo que o seu proveito seja inferior às práticas piedosas da vida espiritual (1 Tm 4.8).

Para fins estratégicos, temos visto em nosso tempo grande proveito e bons resultados para aqueles que fazem uso adequado dos esportes como estratégia para evangelização. Há muitos projetos espalhados por todos os lados e nas mais diversas denominações cristãs. Nesta matéria, escolhi algumas para que sirvam de estímulo a quem quer ousar por estes caminhos.

PROJETO BÍBLIA E BOLA – RIO BRANCO AC

A Igreja Batista Regular Filadélfia, em Rio Branco AC, liderada pelo pastor Altemir Batista de Figueiredo, começou a perceber que os jovens da comunidade estavam na sua maioria, entrando para o mundo das drogas e da criminalidade, se envolvendo com as facções.

Momento de ouvir a palavra de Deus

Explicando o ocorrido, o pastor Altemir disse que “a igreja reuniu-se para decidir o que fazer para ajudar. Depois de orar, foi pensado num projeto de prevenção, que deveria começar com as crianças. Mas como atraí-las? Chegamos à conclusão que o futebol seria uma porta aberta. Deus tinha nos dado uma quadra coberta, então era só unir o útil ao agradável”.

Uma das equipes do Projeto Bíblia e Bola

O “Projeto Bíblia e Bola” começou no fim de 2018, atendendo 60 crianças. Em cada turno eles usam duas horas. Uma hora de ensinamentos bíblicos e a outra hora com o futebol. No começo de 2020, por conta da pandemia, o projeto foi interrompido, mas em 2022, voltou a funcionar novamente.

Uniformes

Segundo o Pastor Altemir, este ano eles pretendem ampliar para atender 90 meninos e 30 meninas. “Além da programação semanal”, explicou, “temos durante o ano dois torneios e no final do ano, temos a formatura do Curso Bíblico que eles participam. Esse ano, teremos também um acampamento”. Demonstrando entusiasmo, ele relatou: “Já ganhamos algumas crianças para Cristo e a igreja ficou conhecida da comunidade. Temos uma equipe de voluntários que fazem o trabalho com muita dedicação. A procura tem sido grande pelo “Projeto Bíblia e Bola” e Deus tem sido glorificado”.

A Igreja Batista Regular Filadélfia, em Rio Branco AC foi fundada pela Igreja Batista Regular Emanuel, da mesma localidade tendo sido organizada em 06 de dezembro de 1997.

Pr. Altemir Batista de Figueiredo, natural de Tarauacá AC, é formado pelo Seminário Batista do Cariri (1993), casado com Vanderlene e pai de Filipe e Filemom. Pastoreia a igreja Filadélfia desde 2008 e logo irá completar 15 anos no ministério da igreja.

Fale com ele: (68) 9936-9797.

EVANGELISMO ATRAVÉS DOS ESPORTES – UBERABA MG

Pr. Leonilson Pereira Leite é missionário plantador de igrejas através da AMI – Associação Missionária Internacional. Ele já plantou a Igreja Batista Fundamental em Igarapava SP, organizada em ….. e atualmente liderada pelo Pr. Danilo Elvis Costa.

Pr. Leonilson dando Instruções de futebol e Bíblia

Há 11 anos foi para Uberaba MG e deu início à plantação da Igreja Batista Fundamental naquela cidade do Triângulo Mineiro. Há cinco anos deu início ao projeto “Evangelismo Através dos Esportes”, visando alcançar crianças e adolescentes na faixa etária entre 07 e 16 anos. Todos os anos é organizado um torneio de bairro contra bairro, valendo medalhas e troféus.

A alegria do troféu. Ítalo de azul.

Para todas as atividades, Pr. Leonilson conta com o apoio do seu genro, Ítalo Torres, que é o professor e também prega o evangelho nos intervalos dentro da programação. Ao longo dos anos sempre tem havido um tempo de pregação e compartilhamento da palavra de Deus e muitos já foram alcançados para Cristo e alguns se integraram à igreja. “Durante o período da pandemia, como ocorreu com muitas igrejas, vários ministérios foram prejudicados, inclusive o nosso Evangelismo Através dos Esportes”, lamenta o missionário.

Pr. Leonilson é enviado pela Igreja Batista Independente em Franca SP, liderada pelo Pr. Paulo Castelan e ao longo do seu ministério tem participado da plantação de três igrejas em Igarapava SP, Uberaba MG e Delta MG.

Campo de terra, mas a alegria é grande.

Projeto Igarapava

A plantação da igreja em Igarapava SP teve início em janeiro de 2001. O missionário alugou uma casa com um salão na frente e na mesma semana da mudança deu início aos cultos. Depois de quatro anos comprou um terreno e nele construiu um pequeno salão nos fundos, construindo, posteriormente o templo definitivo.

O trabalho foi organizado como Primeira Igreja Batista de Igarapava sendo que, atualmente, está sendo pastoreada por Danilo Elvis Costa.

Projeto Uberaba

O trabalho de plantação da igreja em Uberaba MG deu-se em 2012. Começou com a realização de cultos, passando por três diferentes endereços alugados. Depois, com a compra de um terreno, que ainda está sendo pago em parcelas, o templo definitivo foi construído, faltando apenas alguns acabamentos. O trabalho foi organizado como Igreja Batista Fundamental.

Projeto Delta MG

O início da plantação da igreja em Delta MG foi em junho de 2019, em um salão alugado para as reuniões. Tudo começou com cultos domésticos, e isto ainda continua sendo feito, pois na localidade tem dado bons resultados. Pr. Leonilson viaja de Uberaba para Delta duas vezes por semana em um percurso de 80 km ida e volta.

Sem muita demora foi comprado um terreno que já está totalmente pago, no qual foi edificado um salão nos fundos e agora o templo está em construção na frente.

Neste momento em que esta matéria está sendo preparada, o missionário está em campanha para a colocação do telhado e fazer a compra do piso a fim de poder usar o prédio. O trabalho em Delta tem a denominação de Igreja Batista Betel.

MINISTÉRIO DE FUTEBOL – PORTUGAL

Quando os missionários Pr. Jovito Donizeti Nunes e Maria Cristina de Souza Nunes com os filhos Gabriel e Daniela (6 e 8 anos), chegaram a Portugal no dia 21 de outubro de 1994, com objetivo de plantar igrejas, tinham muitos planos em mente. Naquelas primeiras semanas, as crianças logo fizeram amizades na aldeia do Ramalhal, município de Torres Vedras. Não levou muito tempo até que um terreno baldio fosse transformado em campo de futebol. Mas o proprietário acabou impedindo que as atividades ali continuassem.

Equipe de Portugal com o missionário Jovito, primeiro agachado da esquerda

Em seguida foram para uma Escola Primária da Conquinha, no centro de Torres Vedras, em frente ao apartamento em que eles residiam. Não levou muito tempo para que o trabalho crescesse a ponto de levarem duas equipes para participar nos torneios do MDI – Movimento Desportivo Internacional, uma organização evangélica. “Logo no primeiro ano a nossa equipe sub-16 foi campeã nacional invicta, com o meu filho Gabriel artilheiro e nosso guarda-redes (goleiro) o menos vazado”, conta o Pr. Jovito que atuou como técnico.

Equipe do projeto em Portugal

Depois disso o trabalho foi levado para Fernão Ferro, município de Seixal, em uma quadra da Associação de Moradores daquela freguesia. Ali foi organizada a Igreja Baptista em Fernão Ferro – Seixal. “Lá jogávamos aos sábados, até antes da pandemia da Covid19”, explicou o missionário. Nessa fase o trabalho com futebol já está com 22 anos.

Em Casalinhos de Alfaiata, município de Torres Vedras, as atividades são às Segundas-feiras, com tempo máximo de duas horas. Tendo iniciado ali em 2003, já se passaram 20 anos. Ambas as igrejas foram organizadas juridicamente em 28 de novembro de 2009.

Nos torneios anuais da Palavra da Vida pastor Jovito já levou até quatro equipes de uma vez, com sete jogadores cada. “Uma delas”, disse ele, “foi campeã, contemplada com o maior troféu que já ofereceram”.

Mostrando os resultados desse ministério, o missionário resume assim: “Além de alguns poucos decididos para Cristo e que se foram embora, a totalidade dos portugueses, brasileiros, africanos, nepaleses que aqui permanecem têm imenso respeito por nós e nossas igrejas, inclusive aqueles que se diziam ateus. Antes do jogo sempre explicamos um ou mais versículos bíblicos e fazemos uma oração. Salvo exceções, só joga quem ouvir ambos!

Pastor Jovito é formado pelo Instituto Batista Ebenézer de Ribeirão Preto SP, tendo sido aluno de 1980 a 1982. Foi enviado ao campo missionário através da AMI e posteriormente transferiu-se para a MBIB – Missão Batista Internacional Brasileira.

PROJETO KARATÊ – FORMIGA MG

Em Formiga, Região Oeste de Minas Gerais, o jovem pastor e carateca Bruno Cesar de Oliveira, Faixa Preta 3º Dan, tem planos para um projeto de aproximação evangelística através de relacionamentos e na prática do caratê.

Pr. Bruno, em primeiro plano, e os primeiros convidados

A experiência ainda é nova, constituindo um embrião de projeto evangelístico. Tomamos conhecimento dos planos do pastor Bruno no momento em que estávamos escrevendo esta matéria. Ele teve o primeiro encontro do dia 10 de fevereiro deste 2023 na Associação e Bairro da Água Vermelha em sua cidade.

A ideia inicial é reunir jovens e adultos às sextas-feiras à noite e, posteriormente, caso haja demanda, estender o ministério para crianças nas manhãs de terça e quinta-feira.

A conclusão a que chegamos é que todos os esportes podem ser usados estrategicamente para iniciar relacionamentos e proporcionar oportunidades para a evangelização, tanto de crianças quanto de adultos.

Nossa expectativa é que estes exemplos concretos aqui apresentados sirvam de desafio e estímulo para nossos leitores. Em nossas igrejas, tantos os pastores, quanto os membros podem desenvolver ministérios esportivos para alcançar pessoas com a mensagem do evangelho.

Comments


bottom of page