google-site-verification=AlGgplHlEwGIzCUG4Hr-hF6Aq7S75CZjD2J_rZrN2Zo
top of page

"Pregue a Palavra" - Um tributo ao Pr John MacArthur

POR CHARLES NASCIMENTO | JORNAL DE APOIO | JULHO 2025


Segunda-feira, 14 de julho, a Grace Community Church postou em seu site, anunciando “com tristeza e esperança, que o Pastor John MacArthur partiu para estar com o Senhor após 56 anos de ministério fiel. O Dr. MacArthur tinha 86 anos. Ele deixa a esposa Patrícia, com quem esteve casado por 61 anos; quatro filhos; quinze netos; e nove bisnetos”.

 

ree

Ele era pastor e professor da Grace Community Church, conferencista bíblico internacional, chanceler do The Master's University e do The Master's Seminary, além de ter escrito centenas de livros cristãos, publicados em mais de vinte idiomas e ter desenvolvido um profícuo ministério de mídia chamado Grace to You.

 

Pela graça de Deus, John MacArthur deixou um vasto legado que honra ao Senhor Jesus em diversos aspectos, dentre eles, o perfil de um ministério centrado na pregação expositiva da Palavra de Deus. No livro Pregação - como pregar biblicamente, MacArthur escreveu que constantemente o oprimia “a responsabilidade e obrigação que pesam sobre o pregador da Palavra de Deus” e caracterizou o pregador expositivo como aquele que “deve ser um estudante diligente das Escrituras. Porque a Bíblia é a santa e sagrada Palavra de Deus, ela deve ser tratada com respeito, a sua pureza protegida e a mensagem intencionada por Deus nunca deve ser violada ou mal representada”.

 

Um dos impactos da visão pastoral do Pr. MacArthur em minha vida vem de uma ocasião na qual ele, após 50 anos de ministério pastoral tão frutífero, comentou que desde o início do seu ministério como pastor, ainda bem jovem, colocou diante de Deus dois propósitos principais para a sua vida ministerial, a saber, investir em treinamento bíblico de homens e pregar a Palavra de Deus de maneira expositiva.

 

ree

Quando cursei o mestrado em Exposição bíblica, o meu professor da disciplina "Homilética Avançada", foi o Dr. Randy Cook, que serviu durante 12 anos como professor no The Master´s Seminary, na extensão que levava dezenas de alunos para uma temporada de estudos bíblicos em Israel. Prof. Randy relembra com alegria e emoção a sua admiração pelo Pr. MacArthur:

 

Quando eu já estava no ministério pastoral em Idaho (EUA), visitei a igreja dele na Califórnia e ele me chamou para participar do tempo de oração que costumava fazer com os anciãos da igreja antes do culto iniciar... Ao longo do tempo, tentei quatro vezes, pessoalmente, expressar para ele a influência que ele tinha na minha vida, mas comecei a chorar e nunca consegui completar as frases. Para mim, uma das maiores contribuições do Pr. John MacArthur para a igreja de Jesus ao redor do mundo, foi, sem dúvidas, a ênfase na pregação expositiva. O povo que se alimenta desse tipo de pregação, costuma ser bem mais instruído e consequentemente mais profundo no conhecimento bíblico”.

 

Em 2024, Deus usou grandemente o Pr. Randy Cook, para abrir portas de maneira que eu e outros amigos pastores do Brasil pudéssemos ir aos EUA participar da Shepherds Conference, uma conferência de pastores organizada pela igreja do Pr. MacArthur. 

 

No computador e no coração, tenho arquivadas abençoadas lembranças do tempo que pude conhecer a igreja, a universidade, o seminário e a conferência de pastores e líderes que tem as impressões digitais do perfil cristão e pastoral do Pr. John MacArthur. Foi uma experiência inesquecível, que certamente enraizou ainda mais o meu coração no desejo de honrar a Deus no ministério pastoral e amadureceu o meu interesse pela pregação expositiva.

 

A conferência que participei reuniu mais de 4 mil homens, movidos até aquele lugar, dentre outras razões, por reconhecer a suficiência das Escrituras para a vida da igreja e verem na pessoa e ministério do Pr. John MacArthur um testemunho do poder de Deus agindo, década após década, na vida de um homem da Palavra. Havia jovens e veteranos pastores de países tais como Itália, Portugal, Polônia, Albânia, Espanha, Chile, Colômbia, México, Canadá, Índia... Em todos eles, um propósito em comum: aprofundar-se no conhecimento bíblico e pregar fielmente a Palavra de Deus.

 

Naquela ocasião, o Pr. John MacArthur foi mais uma vez ao púlpito, aos 85 anos de idade, para pregar o sermão de abertura da conferência. Seus passos eram lentos, a sua voz já um pouco arrastada e o corpo sinalizava típicas fragilidades de um idoso, contudo, uma radiante alegria era notável no seu semblante, por ver tanta gente ali comprometida com a sã doutrina e almejando apresentarem-se a Deus como obreiros aprovados.

 

Pr. MacArthur pregou sobre santificação. Na introdução do sermão disse: “Parece que a igreja perdeu o rumo quando o assunto é a santificação”, e daí em diante, ao longo de 55 minutos, explicou dezenas de passagens bíblicas, desenvolvendo uma pregação intitulada “O triunfo da obediência - os fundamentos da santificação”.

 

ree

Na mesma conferência, fui abençoado pela companhia de mais dois brasileiros, o Pr. Pedro Quintiliano e o missionário Jenuan Lira. Rememorando o impacto da sua primeira participação nessa conferência em 2006, Jenuan diz:

 

“Sem exagero, posso dizer que aquele evento foi um divisor de águas na minha vida ministerial. É difícil dizer o que mais me impressionou naquela ocasião. Mas, se tivesse de destacar uma coisa, sem dúvida, seria a prioridade da igreja local em relação aos demais ministérios que nasceram e cresceram sob a liderança do Pr. MacArthur. As diferentes iniciativas ministeriais tais como o maravilhoso Seminário do Mestre com suas extensões internacionais, a Universidade do Mestre, o grande ministério Graça a Você, entre outros, tudo era secundário em relação à igreja local. Antes de ser teólogo, escritor, conferencista, reitor do seminário e chanceler da universidade, John MacArthur era o pastor da Igreja da Comunidade da Graça. E, nessa função, ele pregava, orava, aconselhava e visitava suas ovelhas. Louvo ao Senhor porque o Pr. MacArthur me ajudou a calibrar minha eclesiologia, a fim de levar às últimas consequências o ensino bíblico sobre o valor da Igreja que custou o precioso sangue de Cristo.”

 

Pr. Pedro Quintiliano, ainda adolescente, ouviu sobre o pregador John MacArthur e na juventude começou a aprender com os sermões bíblicos que ele pregava.

 

“Como seminarista fui impactado por suas pregações que muito chacoalharam meu coração desejoso de servir a Cristo. Quando estava prestes a me tornar um pastor, quase desisti do ministério com a leitura de Redescobrindo o Ministério pastoral, devido a minha incapacidade. No mesmo livro, porém, uma frase cravou em meu coração na pág. 41, ao falar sobre chaves para a humildade, no tópico 1 de cinco, confiança no poder de Deus, ele diz: ‘A coragem para permanecer firme brota de uma humilde dependência do poder de Deus, no fortalecimento e na força do Seu poder’”, testemunha Pr. Pedro. 

 

ree

Diego Ramos, um jovem brasileiro que está estudando uma segunda pós-graduação em teologia no The Master’s Seminary, relembrou e descreveu para mim um testemunho da influência impactante que o Pr. John MacArthur tem em sua vida.

 

“A sabedoria que resultou de muitos anos de estudo da Palavra de Deus e experimentação no ministério transpirava pelos seus poros a cada resposta a questionamentos dos alunos. Naturalmente, todos nós o tínhamos como inspiração e queríamos imitá-lo quando o Senhor decidisse nos confiar um ministério. Mas para que a inspiração não se transformasse em tentação uma frase repetidamente saía de sua boca como uma exortação de um pai amoroso e cuidadoso: ‘Cuide da profundidade do seu ministério e deixe que Deus cuide do alcance’. Isso realmente reflete o seu ministério: ele foi profundo e Deus se agradou em fazer com que seu impacto alcançasse a muitos em todo o mundo. Na última interação que tive com ele por Zoom ele nos deu mais uma pepita de sabedoria que escrevi em um pedaço de papel para guardar comigo: ‘Confie no processo. No tempo certo, se você for fiel, Deus fará o trabalho por meio da Palavra. A Palavra faz tudo!’”.

 

ree

A história da igreja tem mostrado que homens que deixam um legado espiritual da envergadura que o Pr. John MacArthur deixou para nós são raros. Por isso, sou muito agradecido ao Senhor por viver nessa geração que pôde ver uma vida e ministério alicerçados na Palavra de Deus, edificando uma igreja local, com um ministério pastoral e de pregação expositiva que espalhou o testemunho da glória de Deus entre tantas nações.

 

Louvado seja Deus por homens levantados, capacitados e sustentados pela graça do Senhor tais como o Pr. John MacArthur, servos de Cristo, que levam a sério o mandamento bíblico que diz: “Prega a Palavra” (II Timóteo 4.2). 

ree

 Pr. Charles Nascimento, Mossoró RN

Comentários


Oferte:

O Jornal de Apoio é um ministério sem fins lucrativos. As ofertas e doações servem para os custos administrativos da missão na divulgação da obra missionária.

Compartilhe:

Ore e ajude a obra de missões divulgando as matérias do Jornal de Apoio. Compartilhe nas redes sociais e apoie os ministérios divulgados.

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

©2023 - Jornal de Apoio.

Fale Conosco:

Edição e Redação: (16) 99192-1440

jornaldeapoio.editor@gmail.com

bottom of page