top of page
Foto do escritorEdição JA

Primeiro Congresso de Filosofia Bíblica Ministerial

A IBDP - Igreja Batista em Dom Pedro, Manaus, AM, sob a liderança do Pr. João Azevedo Saraiva Junior hospedou nos dias 23 a 25 de outubro próximo passado, o Primeiro Congresso de Filosofia Bíblica, para pastores, diáconos e líderes de igrejas.


O Congresso foi coordenado por LEAD BY THE NAME, com sede em Houston, Texas, nos EUA, uma organização que trabalha em três áreas: Capacitando Líderes. Fortalecendo Organizações. Construindo o Reino. A LBTN está comprometida em caminhar ao lado dos pastores na realização de sua missão. 

 

No site da organização, lemos este compromisso: “Somos uma organização dedicada e especializada em mentoria, servindo líderes cristãos com foco em empoderamento em vez de instrução diretiva. Por meio de uma abordagem personalizada, fornecemos ferramentas essenciais e acesso a orientação especializada, permitindo que pastores refinem e fortaleçam suas habilidades de liderança”.

 

DURA REALIDADE

 

Pastores e líderes estão enfrentando demandas extraordinárias em seu chamado - desde pastorear e discipular, ensinar e pregar, até gerenciar operações de igreja/ministério e nutrir seu próprio crescimento espiritual. Essas responsabilidades, embora profundamente gratificantes, muitas vezes trazem um fardo pesado que pode levar ao esgotamento, isolamento, solidão e falta de apoio. 


A mentoria de liderança fornece a orientação e o encorajamento vitais que muitos precisam, mas podem não encontrar facilmente. Por meio da mentoria orgânica, os pastores - especialmente aqueles em igrejas menores com menos recursos - ganham um espaço confiável para crescimento pessoal, resolução de problemas e um renovado senso de propósito. A mentoria equipa os pastores para superar desafios, cultivar seu bem-estar e liderar com resiliência, promovendo comunidades mais saudáveis ​​e centradas em Cristo. 

 

PRELETORES E TEMAS

 

Os preletores do evento foram Pr. Antônio Mendes, Pr. Gletson Dantas, e o pastor da igreja hospedeira, João Azevedo Saraiva Júnior. O Congresso contou com mais de 80 participantes entre pastores e missionários, oriundos de 39 igrejas que se fizeram representar.


Os temas abordados foram: “Princípios de uma filosofia bíblica ministerial”; “Desafios da implementação de FBM nas igrejas”; “Princípios de Filosofia Bíblica Ministerial em ação: um estudo de caso da Primeira Igreja Batista de Atibaia SP, de 1980 a 2020”; “Apresentação da LEAD BY THE NAME como estratégia para pastores na FBM”.


UM POUCO DA HISTÓRIA

 

A Lead by the Name foi iniciada em novembro de 2021 por Eduardo Mendes. Mas não é aí que a história começa. Para entender completamente por que a Lead by the Name existe, precisamos viajar de volta à geração anterior.


O pai de Eduardo, Antonio Mendes, criou sua família em São Paulo, Brasil, onde passou 20 anos trabalhando para a Ford Motors. Após duas décadas no mundo dos negócios, ele mudou sua carreira para o ministério e pastoreou a Primeira Igreja Batista de Atibaia em São Paulo por 40 anos. Essa dupla experiência em negócios e ministério é algo que seu filho também adotaria mais tarde. A liderança de Antonio cresceu conforme seu envolvimento no ministério e foi definida por influência e relacionamento, não posição e poder. Ele se tornou um exemplo para Eduardo de como ser um líder relacional, flexível e humilde.

 

Avançando para Eduardo e sua entrada no mundo do trabalho. Ele começou sua carreira no Brasil, ganhando experiência sem fins lucrativos, com fins lucrativos e ministério ao longo dos próximos 29 anos. Em 2010, sua igreja local o convidou para começar dois ministérios; um era um ministério para servir os pastores em suas pregações no Brasil, e o outro era um seminário baseado na igreja. Ele aceitou o desafio e, após cinco anos construindo esses ministérios, ele os passou para um novo conjunto de líderes. Neste momento, uma paixão pelo ministério estava tomando conta de seu coração, e ele não queria retornar a um negócio com fins lucrativos. Em vez disso, ele queria usar sua experiência empresarial no ministério. Ele compartilhou seu desejo com os anciãos da igreja, e eles o enviaram para os Estados Unidos para servir em uma organização cristã. Em 2016, ele e sua família deram um salto de fé e se mudaram para os EUA. Durante os sete anos seguintes, ele trabalhou com várias organizações sem fins lucrativos sediadas nos EUA e ganhou ainda mais experiência de liderança intercultural. Trabalho que continua até hoje.

 

Com tanta experiência apoiando e liderando organizações, Eduardo viu formas saudáveis ​​e não saudáveis ​​de liderança. Ele viu o que construiu organizações e capacitou seus funcionários e o que causou o oposto. Essas experiências foram a base para a Lead by the Name. Eduardo queria ver líderes assumirem uma nova abordagem que priorizasse relacionamentos em vez de processos. Que fosse colaborativo, comunitário e empoderador.

Diretoria e membros da Lead by the Name


Ao desenvolver líderes centrados em Cristo - seus ensinamentos, humildade e sacrifício - a Lead by the Name visa ajudar a transformar organizações e indivíduos. Eles fazem isso sempre tendo em mente as coisas que Eduardo e a equipe aprenderam com anos de experiência em organizações com e sem fins lucrativos. Uma abordagem personalizada é sempre melhor. Estratégias missionais e de negócios podem funcionar lindamente juntas. Os relacionamentos devem sempre liderar. E servir aos outros é a melhor maneira de causar impacto. 

 

A Lead by the Name se concentra em poucos para alcançar muitos e fará o que for preciso para construir o Reino ao redor do mundo, sempre fazendo parcerias com a comunidade local e deixando-a liderar. 

 

 

 

 

 

 

Comments


bottom of page