top of page

Projeto Vaga-lumes completa 10 anos

O Projeto Vaga-lumes, ministério com sua base na Igreja Batista Bíblica de Embu Guaçu, sob a liderança do Pr. Joel Barbosa, começou o ano de 2023 preparando as comemorações dos dez anos de sua fundação. Tendo sido iniciado em dezembro de 2013, com a visão de evangelização de crianças, o projeto se solidificou e vem crescendo ano a ano, envolvendo os membros da igreja local.

Parte da equipe 2023

Falando sobre as comemorações dos dez anos, o Pr. Joel disse “Em dezembro deste ano (2023) celebraremos o Culto de 10 anos, mas nós já iniciamos desde já as comemorações dos 10 anos… no decorrer do ano teremos Ação Social, Acampamento com as crianças até chegarmos à Celebração no dia dois de dezembro com o Culto de Gratidão pela primeira década do Projeto”.

Culto de abertura de 2023

No dia quatro de março próximo passado, foi realizado o Culto de abertura do Ano Letivo 2023 do Projeto Vaga-lumes e o sábado dia 11, marcou o reinício das aulas.

No princípio

O marco inicial do Projeto Vaga-lumes foi em dezembro de 2013, quando a igreja planejou uma Festa de Natal no bairro Parque Industrial. Os irmãos saíram a campo mapeando o bairro e chegando à conclusão de que havia cerca de 254 crianças de 0 a 13 anos de idade na comunidade que estava entre as mais carentes do município. Com o envolvimento de 13 irmãos, membros da igreja e mais alguns parceiros, foi realizado uma grande Festa de Natal sob uma tenda armada em forma de circo e mais de duzentas pessoas compareceram ao evento.







Na programação, além da distribuição de brinquedos, foi apresentado a verdadeira história do Natal de Cristo, com música, teatro, recreação e esportes. A alegria era contagiante e, segundo conta o Pr. Joel Barbosa, o que mais tocou foi que, ao término de tudo, alguns pais e líderes da comunidade quiseram saber se o trabalho iria parar por ali ou se teria sequência. Naquele dia, oficialmente estava nascendo o Projeto Vaga-lumes.

Expandindo

Em 2014 foi agregado ao projeto, o Bairro da Vila Norgang nas ações de evangelização e em 2015 o Bairro do Filipinho. “Na mesma ocasião”, disse o pastor Joel, “também demos início ao Projeto Educacional na Igreja. E neste ano, nas comemorações dos dez anos, se Deus quiser, iremos acrescentar o quarto Bairro para ser atendido pela Tenda”.

Projeto Educacional

No Projeto Educacional, que acontece nas dependências da igreja todos os sábados, tudo começa bem cedo com o café da manhã, passando pelo momento devocional, aulas de artes, música, reforço escolar, informática, judô, e PPT – Preparação Para o Trabalho. O encerramento é com o almoço.

No Projeto Educacional, atualmente, são 53 voluntários servindo.

Tenda de Evangelização

O trabalho de evangelização, parte que é levada aos bairros sob a tenda, além da evangelização, também é realizado um forte trabalho de ação social. Os voluntários oferecem orientação jurídica, exames de vista, corte de cabelo, elaboração de currículo, orientação odontológica, aferição de glicemia e pressão, pintura de unhas entre outras.

Nas datas especiais como Dia das Crianças e Natal, são realizadas festas e comemorações especiais. Também há acampamentos, passeios, gincanas, esportes, recreações diversas, noite do hambúrguer, noite da pizza, e muito mais.

Em meio a todas as programações, a ênfase e o destaque é para os estudos bíblicos e desenvolvimento de projetos missionários. Em 2020, por exemplo, um grupo dos Vaga-lumes realizou um trabalho de campo missionário internacional na capital do Chile, Santiago.

Nos trabalhos da Tenda de Evangelização atuam 32 voluntários.

Outro grande desafio

Pr. Joel nos adiantou que ele e sua equipe estão desenvolvendo um projeto que possibilite passar adiante o Projeto Vaga-lumes através de treinamento prático do saber e das experiências adquiridas (know-how) nesses dez anos.

Os planos são de instruir desde a filosofia do ministério, passando pelas questões práticas sobre como construir a tenda e desenvolver as programações nas áreas evangelística, de ação social e programação educacional. A ideia é fornecer até mesmo os materiais que já estiverem desenvolvidos.

Para saber mais, entre em contato com Pr. Joel Barbosa pelo: (11) 99368-7870 – WhatsApp.

Joel Barbosa é pastor e advogado. Pastoreia a Igreja Batista Bíblica de Embu-Guaçu, desde 2008. Leciona no ETEBABI, Foi instrutor da APEC. É o fundador e presidente do Projeto Vagalumes.

Vídeo Projeto Vaga-lumes Tenda:


Vídeo Vaga-lumes pelos Vaga-lumes


コメント


bottom of page