Gostaria de fazer uma reflexão sobre o nosso relacionamento com Deus, o qual é possível somente através de Jesus Cristo. Deus estabeleceu a santidade como condição de relacionamento com Ele. Deus diz que devemos seguir a “… santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” Hb 12:14.
Em nossos dias, a linha que separa o santo do profano tem sido rompida cada vez mais por conta da faltade temor a Deus e de uma sociedade que nos induz a um tipo de pensamento liberal e relativista. Num ambiente de permissividade em que vivemos, inclusive entre irmãos em Cristo, muitas vezes, desapercebidos ou não, usamos o humor para expor nossos pensamentos e posicionamentos diante das pessoas. Psicólogos afirmam que o humor é um sinal claro de pessoas inteligentes. No entanto, usado fora dos princípios bíblicos, ele se torna algo pecaminoso e entristece o Espírito Santo de Deus.
O humor é algo que vem de Deus quando o mesmo não faz alusão (explícita ou implícita) à imoralidade, injustiça, soberba, lascívia, e tantos outros frutos da carne. O humor é algo que Deus criou para nos relaxar, para criar um ambiente de alegria e descontração, aliviando a tensão das lutas diárias que temos e que podem nos deixar com um espírito abatido. Temos estudos científicos que mostram que dar risada faz bem à saúde. Por outro lado, temos que tomar cuidado para não nos enveredar pelos caminhos do humor “vale tudo”, do humor “perco o amigo, mas não perco a piada”, fazendo piadas e comentários que entristecem o Espírito Santo de Deus.
Se Deus criou o humor (santo) para nos relaxar, existe também o humor que vem do diabo, e que tem como objetivo sujar as nossas mentes com pensamentos impuros, palavras (inclusive de duplo sentido) e ações que são uma afronta ao SENHOR, Deus de toda a honra e glória. Esse tipo de humor não é algo novo. Vejamos, por exemplo, o ocorrido quando o Senhor Jesus foi crucificado:
– Nos dias de Jesus, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, se utilizaram do humor para zombar de Jesus quando O socaram no rosto e com zombaria e sarcasmo perguntaram-Lhe em seguida quem O havia agredido (Mt 26:67-68; Lc 22:63-65).
– Soldados romanos zombaram de Jesus quando O despiram e colocaram nEle uma capa escarlate, e fazendo-lhe uma coroa de espinhos, colocaram-na em Sua cabeça, e na Sua mão direita um cetro improvisado (usado depois para bater nEle); e, ajoelhando-se diante de Jesus, O escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus (Mt 27:28-30; Mc 15:17-20).
– Soldados romanos e outros incrédulos também zombaram e escarnecendo do Senhor Jesus Lhe disseram para que Se salvasse da Cruz, se realmente fosse o Cristo, o Rei de Israel (Mc 15:29-32).
– Soldados romanos tendo crucificado Jesus, demonstrando irreverência e desdém, repartiram Suas vestes e lançaram sorte para ver quem ficaria com a Sua túnica. (Jo 19:23-24; Mc 15:24).
Do jeito que o mundo caminha, a crucificação de Jesus poderá em breve ser usada num programa de humor e mostrado pelo Netflix, canais de TV e internet sem maiores problemas devido ao espírito do anticristo “… que já agora está no mundo” (1 Jo 4:3). A mídia e a sociedade dirão que isso é liberdade de expressão ou expressão artística. Como vemos, o diabo, e aqueles que por ele se permitem usar, se utiliza do humor impuro, muitas vezes cheio de palavras de duplo sentido para atacar a Deus, afrontando os valores cristãos e a família. Ultimamente, vemos o diabo usando programas de humor no mundo artístico, profanando e blasfemando o nome de Jesus, como recentemente divulgado na mídia sobre o grupo de humor conhecido como Porta dos Fundos.
Aos filhos de Deus convém ficar alertas às coisas que a sociedade aprova e diz ser normal. Não devemos nos enganar, “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer…” (Gl 6:7), porque “…Deus não poupou nem mesmo aos anjos que pecaram…” (2 Pe 2:4) contra o Altíssimo. Isso é muito sério, principalmente numa época de crescente apostasia e num mundo que diz que tudo é relativo, mundo esse, dominado por uma mídia e sociedade mentirosa e contra valores divinos. Nossos pensamentos, palavras e ações têm que agradar a Deus, e para tal, é imperativo que tenhamos um viver santo.
Segue abaixo alguns *2versículos bíblicos (com grifos meus) que mostram a ênfase que a Palavra de Deus dá para que vivamos em santidade, pois sem ela, como diz a Palavra de Deus, “… ninguém verá o Senhor.” (Hb 12:4). Deus deixa claro que Ele não abre mão de Sua santidade e também deixa claro o imperativo para que sejamos santos em nosso pensar, falar e agir, e como dito no início deste artigo, o SENHOR nos manda seguir a “… santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” Hb 12:14.
SANTIDADE AO SENHOR!
“… toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos” (Ef 5:3); “…apresentai agora os vossos membros para servirem à justiçapara “santificação” (Rm 6:19); “Segui a paz com todos, e a santificação,sem a qual ninguém verá o Senhor;” (Hb 12:14); “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pe 1:15,16); “E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo…” (Lv 20:26); “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação … Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;” (1 Ts 4:3-4); “… para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” (Ef 1:4); “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Ef 4:24); “… aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (2 Co 7:1); “tendes o vosso fruto para santificação,” (Rm 6:22); “santificai-vos, e sede santos…“ (Lv 20:7); “para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, (Cl 1:22).
__________________
*1 Peter Issar – Ministra aulas e faz seminários em Bibliologia; Apologética Cristã; Autoconfrontação Bíblica da Biblical Counseling Foundation – BCF, EUA, onde recebeu treinamento. Foi diretor e gerente em multinacionais na área de TI nos EUA e Brasil. Tel.: (11) 2263-0402 – peterissa@hotmail.com
*2 Ref. Bíblicas: “A Bíblia Sagrada” – Versão Almeida Corrigida, Fiel (ACF) – Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB). Rua Júlio de Castilhos, 108 – Belenzinho – São Paulo, SP – 03059-001 – Tels: São Paulo: 11.2693-5663. Outros locais: 0800-12-4008 – www.biblias.com.br – Email: sbtb@biblias.com.br
Comments