Torna-te padrão
O que é um padrão? Aquilo que serve de modelo, exemplo, arquétipo, protótipo, paradigma, molde, referência, amostra, espécime, tipo, esquema.
O Apóstolo Paulo ao escrever a carta endereçada a Tito recomenda-o que ele se torne, pessoalmente, padrão de boas obras.
“Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. ” (Tito 2.7a)
O interessante é que o tema “boas obras” é recorrente no escrito de Paulo à Tito, senão vejamos:
“Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência,” (Tito 2.7); “o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” (Tito 2.14); “Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra,” (Tito 3.1); “Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens” (Tito 3.8); “Agora, quanto aos nossos, que aprendam também a distinguir-se nas boas obras a favor dos necessitados, para não se tornarem infrutíferos.” (Tito 3.14)
O que seria então um padrão de boas obras? Vejamos o que as Escrituras dizem a respeito das boas obras:
1 – As boas obras glorificam a Deus:
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5.16)
2 – As boas obras enriquecem a vida:
“… que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir” (1 Timóteo 6.18)
3 – As boas obras fornecem modelo para ser imitado:
“… o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tito 2.14)
“Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens” (Tito 3.8)
4 – As boas obras conclamam outros à prática:
“Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” (Hebreus 10.24)
5 – As boas obras demonstram a realidade da fé:
“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta” (Tiago 2.17)
“Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1 Pedro 2.11,12)
Assim sendo, é preciso lembrar que o mesmo Apóstolo Paulo nos ensina de que não somos salvos pelas boas obras, mas que somos salvos para as boas obras: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2.8-10)
Uma boa obra é o cumprimento da vontade Deus. Segundo a Bíblia, uma boa obra não é apenas aquela que tem boa aprovação social, porque isso os pecadores também fazem (Mt. 7.11; Rm. 2.14).
A boa obra é, sim, aquela proveniente da fé, que é o princípio que nos leva a praticar boas ações. Hebreus 11.6 diz que “sem fé é impossível agradar a Deus”.
Nossos atos de bondade são aceitos diante de Deus por terem sido santificados pelo sacrifício de Jesus. Eles podem ser preceitos que regulam nossa conduta individual perante Deus e em relação ao próximo e à sociedade.
Portanto, nossa oração é para que o Espírito Santo, por meio da Palavra de Deus, lhe convença a sair da comodidade que é pensar que porque sou salvo já está tudo bem. Não. Ser salvo a abertura da porta para que você se torne um padrão de boas obras, sendo um emissário do Senhor para fazer pelos necessitados aquilo que Jesus faria se estivesse aqui.
O torna-te padrão na prática das boas obras me traz à mente o maior e melhor exemplo que já tivemos, o próprio Senhor Jesus.