top of page

Uma garagem cheia de fé

47 anos de Organização da Igreja Batista em Dom Pedro

Na década de 1970, quando as casas do conjunto D. Pedro I haviam sido entregues, duas famílias de americanos, missionários da Confraternidade Batista Mundial sediada na cidade de Arlington, Texas, vieram ali se instalar: Donald e Donna Watson e Wendell e Dayse Hiers.

Pr. Donald, que antes se estabelecera e plantara uma igreja em Barcelos e Pr. Wendell que de igual forma plantou uma igreja em Maués, resolveram vir para a capital e chegaram ao conjunto D. Pedro I com o mesmo propósito. E, como quem planta uma semente, começaram uma pequena congregação na garagem da casa da família Watson, que ficava na Rua Duarte da Costa, 434. Foi assim que nasceu a Igreja Batista em D. Pedro.

Apesar de pequeno, o espaço na garagem, e de serem poucos os congregados no início, o trabalho sério e o árduo esforço, dos missionários tornou possível desenvolver a nova igreja que crescia e se desenvolvia com a graça do Senhor.

A igreja Batista em Dom Pedro foi organizada no dia 06 de junho de 1976, com cerca de 30 membros, quando ainda funcionava na garagem da casa do pastor Donald Watson, e assim foi constituída a sua primeira diretoria: Presidente: Pr. Wendell Hiers; Vice-Presidente: Pr. Donald L. Watson; Secretária: Humbernete Gomes Dinelly; Vice-Secretário: Adriano Ferreira Passos; Tesoureiro: Roberto Brito Silva Lima; Vice-Tesoureiro: Euler Carvalho.

Com os dízimos e ofertas dos congregados foi feito um grande desafio para aquela pequena congregação: comprar um terreno na Avenida Pedro Teixeira. Na época os recursos eram poucos. Mas com fé que teriam os recursos supridos, a igreja aceitou o desafio. Compraram do Sr. Isaque Benzecry um terreno com 3.000 m² com uma pequena entrada e parcelando o restante. Tão logo tomaram posse do imóvel, foi dado início à construção do prédio onde seriam realizadas as reuniões e cultos da igreja. Esse prédio possuía além do local para a realização dos cultos, mais três salas de aulas, um amplo corredor na sua lateral e banheiros masculino e feminino, tendo sido construído pelos próprios membros que se faziam presentes a cada sábado sob a liderança do pastor Donald Watson. No mês de novembro de 1979 quando o prédio ficou pronto, houve então a mudança de endereço da Rua Duarte da Costa, nº. 434, para a Av. Pedro Teixeira, nº. 75.

Já o templo um, como o denominamos hoje, foi construído com recursos dos membros da igreja em D. Pedro e ofertas de igrejas co-irmãs americanas, tendo sido inaugurado no dia 31 de outubro de 1981.

O pastor Donald Watson foi o primeiro a deixar o Brasil ainda em 1981. Já o pastor Wendell Hiers ficou até 1984, quando também retornou de vez para os Estados Unidos.

Francisco Washington Rodrigues foi o primeiro pastor brasileiro a assumir a liderança da igreja no período de 1984 a 1985, tendo sido pastoreada depois pelos seguintes pastores: João Azevedo Saraiva Jr. (1985-1990) Timothy Bachmann (1991-1992), Salum Breves da Silva (1992-1993), João A. Saraiva Jr. (1993-1994), Raimundo Miranda (1994-1997), João A. Saraiva Jr. (1998 – até o momento).

Palavras do Pr. Saraiva

Desde 2017, estamos trabalhando para construir um sonho: sermos uma igreja bíblica, acolhedora, missionária e discipuladora, formada por pessoas que amam a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. Esta visão que a igreja estabeleceu como meta está baseada na nossa missão que, conforme Mateus 28.19-20, é glorificar a Deus fazendo discípulos de todas as nações. Para que este sonho não seja apenas uma utopia, precisamos trabalhar para que ele se torne de fato uma realidade em nossas vidas. Como isto é possível? Cultivando os valores que vão sustentar esta visão: Uma vida de Total Devoção a Deus; Envolvimento no Serviço Cristão; Ensino Bíblico; Priorizar Pessoas; Fortalecer a Família e Prezar pela Excelência. Por isso, temos trabalhado através de pregações expositivas, estudos nos Pequenos Grupos, EBD e nos demais ministérios para que estes valores sejam cultivados”.

As comemorações dos 47 anos

Pastores Wendel e Saraiva

Nas comemorações deste ano o pastor Wendel G. Hiers esteve em D. Pedro. No dia três foi realizado uma vigília de oração das 19h30 às 22h em favor da igreja, dos missionários e das igrejas que estão nos países onde há perseguição. No dia 04, pela manhã, foi realizado batismos e a ceia do Senhor; à noite a realização do culto de missões denominado Domingo da Igreja Perseguida. No dia 09 um encontro com todos os pequenos grupos da igreja; no dia 10 foram ordenados dois irmãos ao ministério: José Maria de Freitas Ferreira e Nei Rocha Wanghon os quais já estavam servindo ao Senhor como missionários da igreja e no dia 11, encerrando a programação, o culto de Ação de Graças pelos 47 anos de organização da Igreja.

O tema deste mês de aniversário da igreja é: “Examinemos nossos corações no envolvimento com nossa igreja local”, com a divisa em Atos 2.47: “Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.

A ordenação dos dois novos pastores

Aconteceu no dia 10 de junho a ordenação de dois novos pastores a pedido da IBDP. Os dois já estavam servindo ao Senhor em projetos da igreja e a ordenação foi marcada para fazer parte das comemorações do aniversário de 47 anos.

 

Nei Rocha

Nei Rocha Wanghon, natural de Manaus AM, casado com Raquel Santos Aguiar Wanghon pai de Noah Valentim Santos Wanghon. Nei foi salvo por Cristo no 16 de junho de 2006 através do ministério da própria Igreja Batista em Dom Pedro onde sou membro.

Em meados de 2010 o Seminário Batista Emaús iniciou uma turma na Igreja em D. Pedro e ali o irmão Nei foi treinado para a boa obra. Ele sempre esteve envolvido no serviço do Senhor aguardando a confirmação de seu chamado. Por isso ele disse ao Jornal de Apoio: “Acredito que minha ordenação é só mais um passo mais para que a obra que o Senhor começou seja concretizada”.

Sua esposa, a irmã Raquel, disse que louva a Deus pela vida do seu esposo Nei Wanghon, e “tem sido uma grande benção ter a oportunidade de acompanhá-lo nos ministérios, ver as promessas de Deus se cumprirem em sua vida…. Sua ordenação ao ministério foi mais uma confirmação do que Deus tem para sua vida e das coisas que já estão acontecendo. Deus é fiel!”

Contatos com o Pr. Nei Rocha Wanghon: Telefone: (92) 98155-1224 E-mail: neirochawanghon@gmail.com

 

José Freitas

José Maria de Freitas Ferreira é casado com Maria Valdeira do Nascimento Ferreira, com quem teve 08 filhos, 03 noras, 01 genro, e 09 netos com um que está chegando em agosto.

Converteu-se a Cristo através do ministério de culto nos lares da Igreja Batista em Dom Pedro em 28 de agosto de 2007. Seu preparo teológico, a exemplo do Nei, foi na mesma turma do Seminário Teológico Emaús, polo Manaus, na I.B.D.P. de 2010 a 2012.

O motivo da sua ordenação deve-se ao fato de estar na liderança de um ministério ribeirinho, e com viagens evangelísticas auxiliando o pastor Nei e irmã Raquel na Congregação Batista em Cacau Pirera, aonde já esteve na liderança por um ano e três meses, de abril de 2021 até julho de 2022.

Comments


bottom of page