top of page

Uma Vida com Propósitos: você não está aqui por acaso

O que dirige a sua vida?


No texto de hoje vamos refletir sobre o que dirige nossas vidas. Rick Warren, ao escrever o Livro Uma Vida com Propósitos: você não está aqui por acaso, afirma que um homem sem propósito é como um barco sem leme. A vida de todo ser humano é dirigida por algo ou por alguma coisa. O autor afirma que sempre existirá uma força motriz dirigindo nossas vidas: pode ser o temor, crenças, valores, emoções.


Alguns são dirigidos pela culpa. A culpa produz remorso e vergonha e alguns vivem lutando contra a culpa e a vergonha pela vida toda. Deus é especialista em tratar com pessoas que carregavam culpa e vergonha por atos passados de suas vidas. A mulher adultera, o corrupto coletor de impostos Zaqueu, entre outros. Deus é especialista em dar ao homem um novo começo. Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto (Salmos 32.1).


Outros são dirigidos pelo ressentimento e pela mágoa. Há pessoas que carregam, durante anos, esses sentimentos e permitem que eles os dirija, sendo incapazes de perdoar. Jó nos adverte que o ressentimento mata o insensato.


O medo é outro sentimento que dirige a vida de muitos. Várias são as razões que mantém pessoas presas ao medo, de qualquer forma, Rick Warren afirma que o medo é o encarceramento voluntário que impede de nos tornarmos aquilo que Deus pretende que sejamos. Para combater o medo devemos nos revestir de fé e amor (1 João 4.18 – “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor”.


Expectativa de aprovação é outro sentimento que dirige muitos de nós. Pressão social, preocupação com a opinião dos outros aprisionam muitas vidas. Quando entendemos o propósito de Deus para nossas vidas, não ficaremos a mercê de termos nossas vidas dirigidas por sentimentos e emoções, mas teremos nossas vidas dirigidas por um propósito maior. Uma vida com propósito dá sentido à nossa existência. Sem Deus a vida não tem propósito. Sem um propósito, a vida não faz sentido e sem um sentido, a vida não tem relevância nem esperança.


A falta de esperança não é privilégio da nossa geração, nem de pessoas que não conhecem a Deus. Jó no auge de sua dor e sofrimento afirmou: “Meus dias correm mais depressa que a lançadeira de um tecelão e terminam sem esperança”. (Jó 7.6). “Sinto desprezo pela minha vida! Não vou viver para sempre; deixa-me, pois os meus dias não têm sentido” (Jó 7.16). Como Jó, também podemos nos sentir sem esperança e perder a visão do nosso propósito de vida. A esperança é essencial para a vida. A esperança nos impulsiona a lutar. Um doente com propósito de vida e com esperança tem maior probabilidade de cura. A esperança é resultado de se ter um propósito para viver. Você tem se sentido sem esperança? Busque propósito para sua vida. Apegue-se à Palavra de Deus. Viver com propósito simplifica a vida. O propósito define o que devemos e não devemos fazer. Ter propósito de vida nos ajuda a estabelecer prioridades, nos faz concentrar esforços no que é importante. O autor afirma que a falta de propósito nos faz vaguear, sem direção, mudando de rumo, de emprego, de relacionamentos, de igreja, acreditando que cada mudança vai dar sentido para vida, o que não acontece. Efésios 5.17 nos orienta: “Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”.


Rick Warren afirma que os homens e mulheres que mais influenciaram a história, tinham um propósito claro. O Apóstolo Paulo é um desses exemplos. Ele tinha clareza do seu propósito: Tornar Cristo conhecido. Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo – Filipenses 3.14. O propósito sempre produz entusiasmo. Todo trabalho sem sentido nos esgota. Quando temos um propósito, o trabalho se torna leve. Devemos nos preparar para a eternidade. Faz parte do propósito de Deus para nossas vida a eternidade. Que possamos ter como alvo principal de nossas vidas, almejar passar a eternidade com Cristo. Enquanto a eternidade não chega, que a minha e a sua vida seja dirigida por Deus, na pessoa de Cristo Jesus.


Vamos Refletir?


Viver por um propósito é o caminho para a paz – Isaias 26.3


O que dirige a minha vida?


__________________________________________

Maria Genaina de Almeida Ribeiro Reder

Igreja Batista em Jardim Paulista Guarulhos SP

Casada – mãe de dois filhos – professora aposentada.

Contato: e-mail: primeiroped@gmail.com


Citação de:

Uma Vida com Propósitos | Rick Warren – Editora Vida








bottom of page