top of page

Uma vida dedicada à obra missionária - 11/10/1969 a 16/10/2023

No dia 16 de outubro deste ano de 2023, o missionário Pr. Eurípedes Antônio dos Santos Filho partiu para a presença do Senhor aos 54 anos de idade. Ele lutava com um câncer há um bom tempo e faleceu em sua residência em Buritirama BA, ao lado de seus familiares, a esposa Lusilene as duas filhas, Leslaine e Letícia e o filho, Leonardo. Mas além da família, deixou no campo missionário dezenas de irmãos e irmãs frutos de um ministério profícuo que glorificou ao Senhor. Essas pessoas se lembrarão do seu pastor por muito tempo.


Nascido no dia 11 de dezembro de 1969 em Salvador BA, Eurípedes foi morar em Belo Horizonte MG, aonde conheceu missionários e deles ganhou uma bíblia aos 16 anos de idade. Iniciou seus estudos sobre a vida de Jesus e, ao se converter, fez uma sincera oração a Deus, expressando seu desejo de seguir o exemplo dos missionários pregadores da Palavra de Deus, deixando seus locais de origem e partindo para o campo missionário.


No ano seguinte, deu início aos estudos teológicos no Seminário em Belo Horizonte. Em 1993, tomou a decisão de explorar o campo missionário em Avelino Lopes PI e ali conhecer Lusilene Alves, que se tornou sua esposa e companheira de vida missionária desde então.


Aos 23 anos, foi ordenado pastor em Belo Horizonte MG e em abril daquele mesmo ano partiu com sua esposa para Buritirama BA, onde havia um ponto de pregação, que posteriormente se tornou a Primeira Igreja Batista Bíblica da cidade na qual exerceu o seu ministério. Ali, em 1994, o casal celebrou com alegria o nascimento de seu primeiro filho, Leonardo. Em 1997, nasceu Letícia seguida por Leslaine em 1998.


Em 1995, Pr. Eurípedes empreendeu um trabalho no povoado de Campinas Douradas, deslocando-se de bicicleta da sede do município até o povoado, que ficava a 42 km de distância, com o propósito de pregar a palavra de Deus. Além disso, iniciou o ensino de matérias escolares para as crianças da região. Com o tempo, passou também a pregar a palavra do Senhor no povoado de Poço da Jurema, outra localidade situada no percurso que fazia, atraindo a atenção de um número significativo de pessoas interessadas em seus ensinamentos. Sua base sempre permaneceu em Buritirama, sempre apoiado por sua esposa.


Em agosto de 2020, Pr. Eurípedes recebeu o diagnóstico do câncer de intestino com metástase no fígado, o que o levou a deslocar-se para João Pessoa PB em busca de tratamento, uma vez que seus filhos residiam naquela cidade para estudar e ali havia mais recursos médicos.


Apesar das consideráveis dificuldades de saúde, seu ardente desejo de estar no campo missionário permaneceu inalterado, considerando essa missão um privilégio especial. Mesmo enfrentando as limitações impostas pela doença, ele persistia à frente do trabalho como líder espiritual, retornando regularmente com sua esposa a Buritirama para prosseguir com a obra que lhe havia sido confiada. Além disso, encorajava os irmãos a enfrentar o desafio da construção de um novo templo, demonstrando seu inalterável comprometimento.


Em 2023, alcançou o marco de 30 anos de dedicação ao ministério na cidade de Buritirama, desempenhando a liderança na Primeira Igreja Batista Bíblica, além de cuidar da Congregação em Poço da Jurema.


Durante o período de sua enfermidade, teve a oportunidade de presenciar a formatura de seus três filhos e celebrar o casamento de suas duas filhas, bem como, em agosto deste ano, a chegada do nascimento de seu primeiro neto, Antônio.


O Pastor Eurípedes ilustrou um notável exemplo de servo dedicado a Deus, compartilhando a missão de pregar o evangelho ao lado de sua esposa, a missionária Lusilene. O legado que ele deixa são os frutos gerados na obra do Senhor. Sua motivação sempre foi honrar e glorificar a Cristo a quem escolheu seguir e servir até o fim.


As duas filhas do casal, estão casadas: Letícia com Matheus e Lanne com Nathan.

Contato com a irmã Luzilene: (77) 9825-3557



Comments


bottom of page