A Bíblia diz que deve haver uma só fé e um só Espírito entre os filhos de Deus. Para os que levam a sério a Palavra de Deus em suas vidas, ao ler as Escrituras Sagradas, eles levam em consideração o contexto do texto bíblico e as passagens paralelas na Bíblia. Contexto, interpretação literal da Bíblia e uso da regra histórico-gramatical na leitura de texto, é a regra de ouro da boa exegese e da boa hermenêutica para a correta interpretação do texto sagrado. Claro, existem passagens onde são usadas figuras de linguagem, mas mesmo assim, elas sempre revelam uma verdade bíblica, só possível de ser entendida quando interpretamos o texto bíblico literalmente e de forma contextualizada. Tendo dito isto, vamos para o assunto do artigo.
Entendemos que Deus estabelece condições para que exista união e paz entre os homens. Tudo tem que estar baseado na verdade, que por sua vez gera união, e baseado na justiça, que por sua vez gera paz. O mais recente exemplo da falta de verdade, justiça e transparência é a Venezuela e a eleição que ali ocorreu no domingo de 28 de julho de 2024. Lá, como no Brasil e no resto do mundo, os alicerces da verdade e da justiça, os dois primeiros componentes da Armadura de Deus descrita em Efésios 6:14, não são usados como fundamento para se viver em retidão diante de Deus e entre as pessoas. E, como consequência, não há a menor possibilidade de haver verdadeira união e verdadeira paz e o subproduto transparência.
Lamentavelmente, o mesmo acontece em muitas igrejas, que segundo a Palavra de Deus, diz que os que professam ser crentes em Jesus Cristo devem ser o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5:13-14). Devemos sempre dar ênfase à união e justiça que vem de Deus em nossos relacionamentos interpessoais, conjugal, pais e filhos, etc.… pois essa é a vontade de Deus. Só assim, conseguiremos colocar em prática a união e justiça, advindas de “um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos” (Efésios 4:4-6). Toda essa unidade só é possível de ser vivida por meio de Jesus, o príncipe da paz. Importante ressaltar que essa maneira de viver baseada na unidade de Deus independe de circunstâncias ou pessoas "ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira." (2 Tess 3:16 – grifo meu). Essa unidade faz toda a diferença para que possamos ser vitoriosos nas lutas e perseguições contra a igreja de Cristo. Infelizmente, há muitos que quando enfrentam a provação de Deus ou a tentação do diabo, não conseguindo ser aprovados, causam danos terríveis às suas vidas e à igreja de Cristo. No entanto, Deus, em sua pré-ciência conhece os fiéis e os infiéis (Mateus 7:13-23).
Um dos versículos mais estranhos que já saiu dos lábios de Jesus, O Príncipe da Paz, é este: "Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;" (Mateus 10:34). Isso é incrível, porque a Bíblia chama Jesus de "O príncipe da Paz.” Do que Ele está falando então? Ele está dizendo: "Eu vim com uma espada para colocar uma linha de demarcação entre a verdade que é oculta (eles não a deixam transparecer) e o erro (que eles também escondem), demarcação entre luz e escuridão, entre pecado e justiça.” Não se engane, quando o padrão de verdade e de justiça de Deus é definido e praticado, haverá sempre divisão, porque não há comunhão entre luz e trevas (2 Coríntios 6:14-15). Sem verdade e justiça não pode haver união e paz. A verdade vem à tona e desfaz a mentira e a paz nunca pode chegar onde o pecado permanece. Deus nunca fará um tratado de paz com o pecado, nunca!
É importante entender que não podemos entrar em batalha contra Satanás a menos que tenhamos “cingidos os nossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça” (Efésios 6:14). Satanás é mentiroso, e virá contra você com mentiras. O ataque de Satanás tem como um de seus elementos a mentira. Seu ataque sobre nós é para trazer uma falta de integridade em nossa vida. Precisamos viver praticando a verdade e a justiça, senão viveremos uma vida sem integridade – nas grandes e nas pequenas coisas, e então perderemos a batalha. Não nos enganemos, união que não usa a verdade como base, paz que não é alicerçada na justiça e ações que não são feitas com boa consciência (motivação correta) e de maneira transparente, não vem de Deus, mas do diabo. É a verdade que mantém tudo unido e da justiça advém a verdadeira paz. Sem isso, tudo desmorona e não passa de ilusão.
___________________________________________________________________________
*1 Peter Issar – Ministra aulas e faz seminários em Bibliologia; oferece curso de Apologética Cristã; curso de Autoconfrontação Bíblica da Biblical Counseling Foundation – BCF, EUA, onde recebeu treinamento. Atua no Brasil com o Ministério “O Amor Verdadeiro”, oferecendo conteúdos extraídos das pregações do Dr. Adrian Rogers, pastor americano mundialmente conhecido. Esse ministério oferece em formas de livretos, devocionais diários e livros em português conteúdos voltados a problemas relacionados à estresse, preocupação, medo, ansiedade, depressão, problemas de relacionamentos interpessoal, conjugal e entre pais e filhos, problemas de amargura, ira, inveja, cobiça, ganância e tantos outros males que nos afetam em nossos dias.
Contato: O Amor Verdadeiro – e-mail: oamorv@gmail.com ou peterissa@hotmail.com Tel.: +55 11 2263-0402.
*2 Ref. Bíblicas: “A Bíblia Sagrada” - Versão Almeida Corrigida, Fiel (ACF) - Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB). Rua Júlio de Castilhos, 108 - Belenzinho - São Paulo, SP - 03059-001 - Tels: São Paulo: 11.2693-5663. Outros locais: 0800-12-4008 - www.biblias.com.br - Email: sbtb@biblias.com.br
Comments