Vida e legado do Pastor Estanislau Vilas Boas de Almeida
- Edição JA

- 23 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de abr.
No dia 21 de janeiro de 2024, na cidade de Areiópolis, SP, a família e os amigos foram marcados por uma comoção profunda com o sepultamento do pastor Estanislau Vilas Boas de Almeida, que faleceu no dia 19 de janeiro. A comoção maior deveu-se ao fato da sua morte ter sido prematura e trágica, resultante de um acidente fatal para ele e sua nora, Carolini Sousa da Silva Vilas Boas, de apenas 31 anos. O acidente automobilístico ocorreu no km 107 da BR 365, próximo à cidade de Rio Pomba, MG. No veículo estavam os dois falecidos, mais o marido da Carolini, Johnny (38), filho mais velho de Estanislau, único sobrevivente.

Nascido em 27 de maio de 1958, em Itarantim, no sudoeste da Bahia - a 654 quilômetros da capital Salvador - Estanislau deixa um legado espiritual, familiar e comunitário inestimável. Filho de Maria Vilas Boas de Almeida e Lindolfo Francisco de Almeida, sua trajetória foi pautada por fé, serviço, alegria, bom humor e amor à obra de Deus. Desde cedo, demonstrou sensibilidade ao chamado de Deus, uma vocação que se tornaria o norte de sua vida.
Família: um alicerce de amor e fé
Em 30 de julho de 1983, Estanislau uniu-se em matrimônio a Maria Inês Techera Perez, numa cerimônia celebrada na Igreja Batista Bíblica do Jardim Miriam, em São Paulo, capital, sob a liderança do pastor João Amador de Melo. Da união nasceram quatro filhos: Johnny (38), Jefferson (37), William (34) e Wesley (26), além de uma neta muito querida, Ana Clara.

O lar dos Almeida sempre foi um lugar de acolhimento e fervor espiritual. Ali, a Palavra de Deus era ensinada com dedicação e vivida com autenticidade. Era comum ver pastores e missionários sendo hospedados pela família, em passagem por igrejas ou rumo ao campo missionário. Assim, Estanislau e Maria Inês semearam a visão missionária nos corações de seus filhos, que foram criados sob o exemplo prático de hospitalidade, fé e compromisso com o Evangelho. Nesse ambiente, o filho Jefferson, tocado pelo exemplo do pai, também atendeu ao chamado pastoral, levando adiante o legado de fé da família.

Formação e ministério pastoral
Estanislau teve sua formação teológica em São Paulo, SP, no Instituto Batista Missionário (IBM), onde aprofundou seus conhecimentos bíblicos e fortaleceu sua vocação. Desde jovem, esteve envolvido com ministérios na igreja local, desempenhando papéis como líder da mocidade, diácono, professor de crianças e adolescentes, e vice-presidente da Diretoria da igreja, sempre em parceria com o pastor João Amador de Melo.
Seu ministério formal começou em 1986, quando foi enviado como obreiro para formar uma igreja em Aparecida de São Manuel, interior de São Paulo. A congregação cresceu, e no dia 02 de novembro de 1987, foi oficialmente organizada como igreja. Pouco tempo depois, em 05 de dezembro de 1987, Estanislau foi ordenado ao ministério pastoral, a pedido da própria congregação que ajudara a fundar.
Um coração missionário
Com espírito evangelístico incansável, pastor Estanislau era conhecido por sua habilidade de aproveitar qualquer oportunidade para compartilhar o Evangelho. Evangelista nato, ele nunca hesitou em testemunhar de Cristo - fosse em um púlpito, em uma visita domiciliar, ou em uma conversa casual na rua.

Ao longo de sua caminhada, deu apoio a várias outras igrejas, entre elas a Igreja Batista Bíblica Emanuel, a Igreja Batista Bíblica em Aracati, e a Igreja Batista Bíblica em Iguatemi, além de outras, sempre estendendo a mão amiga e o conselho sábio aos irmãos e colegas no ministério.
Uma personalidade cativante
Quem conheceu Estanislau lembra-se de seu jeito extrovertido, brincalhão e acolhedor. Ele usava o humor como ferramenta para aproximar, consolar e edificar. Com sua voz firme e ao mesmo tempo serena, era capaz de trazer esperança mesmo nos momentos mais difíceis. Era alguém que fazia questão de olhar nos olhos e ouvir com atenção. A alegria era sua marca registrada - e, ao mesmo tempo, sua fé sólida era a âncora que guiava cada ação, cada palavra, cada passo.
Um legado que permanece

A vida do pastor Estanislau Vilas Boas de Almeida foi marcada pelo amor à Palavra de Deus, pela dedicação à obra missionária e pela fidelidade à sua vocação pastoral. Seu exemplo ecoa na vida de sua família, nos corações das igrejas nas quais participou e nos inúmeros irmãos e irmãs que foram tocados por sua mensagem e seu testemunho.
Itarantim, São Manuel, Areiópolis, e tantas outras cidades por onde passou, agora carregam um pouco da história de um homem que não viveu para si, mas para o Reino. Como diria o próprio Estanislau, com um sorriso no rosto: “Viver é Cristo, e morrer é ganho.” (Filipenses 1.21). Que seu legado permaneça como um memorial de fé e amor para as futuras gerações.







Meu primo querido, 😭😭Como sinto sua falta! Sendo PcD, sou cadeirante, mudei da Bahia para Goiás, ele pediu ao Pastor Geovan da Igreja Batista Bíblica de Novo Gama-GO que me tratasse como se fosse a ele. Todos os dias Tandinho (nome carinhoso tratado pela família) ligava para mim e perguntava como estava, se estava precisando de alguma coisa. SENHOR! Como sinto saudades do meu primo! Abençoe a família dele Jesus! 😭😭 Glória a Deus ele está no céu junto com minha tia e meu tio gozando das maravilhosa presença de nosso Deus!