top of page
Foto do escritorEdição JA

Você pode ser colunista do Jornal de Apoio

Temos atualmente em nossa pasta de colunistas, 41 escritores, sendo 23 homens e 18 mulheres. Destes, metade mantém certa regularidade no envio de textos. Alguns só escrevem se solicitados. Outros, por falta de tempo, são bem mais esporádicos. Mas todos escrevem bem, dentro da proposta pessoal de cada um.

 

O QUE É UM COLUNISTA?

 

O nome "Coluna" nos jornais impressos surgiu devido à diagramação original dos textos não noticiosos, publicados regularmente em espaço predeterminado nos jornais do século XIX. Tudo o que não era notícia era diagramado em uma única coluna vertical, que ocupava o espaço de alto a baixo da página. Até a década de 1990, era comum que cada coluna tivesse um tema específico, independentemente dos autores que assinassem os textos. Assim, o mesmo espaço era preenchido, alternadamente, por diversos profissionais, que escreviam sobre o mesmo tema.

 

Na atualidade, o destaque fica para o colunista e não mais para a coluna em si. Assim, os colunistas têm liberdade para escrever sobre praticamente qualquer tema. Há espaço para muitos colunistas escrevendo sobre o interesse de cada um em um mesmo jornal, portal ou blog.

 

NOSSOS COLUNISTAS

No Jornal de Apoio, que é um blog da atualidade, cada colunista, expressa suas opiniões, análises ou fornece informações sobre um tema por ele mesmo escolhido, de acordo seus conhecimentos e interesses pessoais.

 

Um detalhe importante: Insistimos com todos, para que seus textos sejam curtos e objetivos, capazes de criar interesse nos leitores. Textos longos podem ser excelentes, mas terão menos leitores.

A jornalista e escritora Dad Squarisi (in memorian), no livro, “Como escrever na internet” (Editora Contexto), foi objetiva: “Poupar é a regra. Quero mandar uma mensagem pelo celular? O texto tem que se adaptar à modernidade - menor é melhor. Quero compartilhar um tweet? Só disponho de 140 caracteres. Ou me submeto, ou caio fora. Quero escrever um e-mail? Limito-me a uma tela de computador. Ultrapassar o sinal tem custo: o leitor deixa o grandão pra depois. Mas o depois nunca chega. Adeus, oportunidade de dar o recado”. Por essa razão, insistimos com nossos colunistas: Sejam breves!

 

CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA COLUNA

Para que uma coluna seja eficaz e cumpra seu papel informativo e opinativo, ela deve atender a alguns critérios: clareza e coerência; originalidade; argumentação sólida; relevância; estilo pessoal; análise crítica; experiências pessoais, quando possível.

 

A coluna é um espaço valioso para a troca de ideias e opiniões, contribuindo para o enriquecimento do debate e esclarecimento de temas complexos. O colunista, como mediador desse diálogo, desempenha um papel essencial para trazer sua visão bem estruturada.

 

SEJA COLUNISTA DO JORNAL DE APOIO?

 

Os colunistas escrevem e enviam seus textos como colaboradores para o conteúdo do blog. Trata-se de uma forma de ajudar neste ministério que tem como prioridade a divulgação da obra missionária no Brasil e no mundo, bem como a divulgação de notícias dos ministérios da nossas igrejas e organizações.


Caso queira colaborar, mande um texto seu aqui para a redação para analisarmos. O colunismo tem sido a porta de entrada para novos escritores. Vários dos nossos colaboradores já publicaram livros. Alguns desses livros, foram gerados dos textos publicados aqui no blog.

 

Mande o texto digitado no Word e corrigido para Pr. Carlos A. Moraes pelo WhatsApp: (16) 99192-1440.

  

LEIA UM DOS NOSSOS COLUNISTAS:

 

تعليقات


bottom of page