Não é nenhum segredo que eu tenho um amor especial pelo pastorado. Talvez meus poucos anos servindo como pastor de quatro igrejas me fizeram apreciar o trabalho duro e de longas horas de certos pastores. Mas, mesmo quando eu era um COSIPANO trabalhava horas a fio, de turno em uma das maiores empresas de Siderurgia da América Latina na cidade de Cubatão, SP - COSIPA (trabalhei mais de 16 anos), eu tinha esse amor por aqueles que foram chamados para servir e cuidar das igrejas de Deus.
Meus avós sempre foram bons crentes (eles são minhas referências). Meu falecido avô advogado, professor de filosofia, história, matemática, língua portuguesa e formado em Teologia pelo Seminário Batista de Bauru, SP e professor de Bíblia. Juntamente com minha avó professora (da qual fui aluno) de diversas disciplinas no antigo ginásio e colegial, ainda vive e mulher fiel. Ambos, ajudaram a fundar a primeira Igreja Batista de Cubatão e contribuíram para a formação outras (como por exemplo a Igreja Batista de Paraguaçu Paulista, SP). Eles sempre hospedaram pastores em sua casa e eu ainda menino, adolescente e logo jovem observava estes homens de Deus.
Eu escrevi recentemente os nomes dos 13 pastores destes pastores que, pelo menos do meu ponto de vista, parecem encontrar a maior alegria em seus ministérios. Embora esse tipo de exercício é reconhecidamente subjetivo, foi, no entanto, esclarecedor e encorajador.
Então, escrevi o que eu sabia sobre esses pastores: seus ministérios, suas famílias e suas atividades.
Foi incrível.
Eu encontrei 10 características correlacionadas de pastores alegres. Aposto que irão te surpreender!
1. Eles lêem a Bíblia diariamente.
Eles buscam a leitura da Bíblia para o seu próprio crescimento espiritual, e não apenas a preparação de sermões.
2. Eles têm um tempo fixo de oração.
Seis dos pastores têm compartilhado comigo sobre um momento preciso que eles têm reservado para a oração a cada dia, com poucas exceções. Mas, esse número poderia ser bem maior.
3. Eles têm o apoio e incentivo de seus cônjuges.
Esta questão foi mencionada com frequência.
4. Eles sustentam suas famílias como uma prioridade maior do que os membros da igreja.
Filhos e cônjuges estão em primeiro lugar na vida e no ministério.
5. Eles são pessoalmente evangelistas.
Muitos deles oram diariamente pela oportunidade de compartilhar o evangelho.
6. Eles evitam argumentos mesquinhos.
Você não vai encontrar esses pastores em discussões em blogs ou outras mídias sociais. E você não vai encontrá-los discutindo com as pessoas pessoalmente sobre assuntos não-essenciais.
7. Eles aprenderam a lidar com as críticas.
Cada pastor é o destinatário das críticas. Aparente poucos aprenderam a colocar essas críticas na perspectiva correta.
8. Eles têm uma perspectiva de longo prazo.
Os problemas de hoje, portanto, não parece tão ruim.
9. Eles passam o tempo adequado de preparação do sermão.
Com as exigências do ministério pastoral, é difícil encontrar tempo, mas esses pastores a tornam este aspecto uma prioridade.
10. Eles estão envolvidos em suas comunidades.
Sua comunidade é o campo missionário que amam. Passam o tempo lá e são regularmente envolvidos.
O que você acha dessas 10 características?
TBM de Ribeirão Preto, SP
Preciosíssimo este artigo. "Ó Senhor, abençoe cada uma das Tuas igrejas locais, com pastores alegres, para a glória do Teu Santo Nome! Amém!”