top of page

10 JAMAIS para a mocidade cristã

Que mundo fácil para pecar, heim! Cristão nominal sem o temor de Deus será enredado pelas filhas da terra (Gn 34:1). Só o temor a Deus afasta o salvo das câmaras da morte (Pv Cap. 6 e 16:6). Com Dez bíblicos “Jamais”, espero ajudar nossos jovens a corajosamente fugirem da iniquidade e das paixões da mocidade (2 Tm 2.22). Ei-los:

 

Jamais negligencie a “Oração e Bíblia. Sem Oração e Bíblia a queda virá. Como manter-se nos caminhos retos (Pv 4.26-27) sem Oração e Bíblia? Está escrito: Guardo a tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti (Sl 119.9-11). Distantes da Palavra e da Oração muitos cairão no pecado (Mt 22.29. “Andar de Joelhos” evita tropeços.

 

Jamais ignore os conselhos dos Pais. O jovem que honra pai e mãe dá crédito aos conselhos deles, pois qual é o pai que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? (Mt 7.9-11). Os pais querem o melhor para os filhos. Considere bem os conselhos dos seus pais em quaisquer situações, pois isto é agradável ao Senhor (Cl 3.20).

 

Jamais aceite Jugo Desigual. Pouquíssimos casamentos e sociedades deram certo, mas a maioria fracassou. Está escrito: Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Não vos prendais ao jugo desigual com os infiéis; que sociedade tem a justiça com a injustiça? Que comunhão tem a luz com as trevas? Que concórdia há entre Cristo e Belial? Que parte tem o fiel com o infiel? (Am 3.3; 2 Co 6.14,15). 

 

Jamais se precipite para casar. Aguarde o tempo de Deus. Depois da salvação, o casamento é a decisão mais séria da vida. Ore e aguarde em Cristo, pois o nosso tempo está nas mãos do Senhor (Sl 31.15). Espere Nele!

 

Jamais fique a sós em casa ou no carro com a(o) namorada(o). Uma fagulha e a testosterona “explode”. Davi, num cochilo da fé, caiu ante o “Golias do sexo”. Que nódoa! Portanto, aquele que cuida estar em pé, cuidado, não caia (1 Co 10.12).

 

Jamais descuide das “Torres”. O livro dos Cânticos alerta à fragilidade dos seios: Eu sou um muro (virgindade), e os meus seios são como as suas torres (Ct 8.8-10). A lição é: mãos às torres e o muro cairá. Fuja dos “amassos”. Namore cativando amor e respeito.

 

Jamais tatue o corpo. Disse Deus: Não se tatuem (Lv 19.28). Tatuagens e automutilação são crias do paganismo. Os salvos são templos do Espírito Santo comprados por bom preço (1 Co 3.16). Se as tatuagens foram feitas no tempo da incredulidade ou prodigalidade, certamente foram apagadas pelo sangue de Jesus (1 Jo 1.6-8).   

 

Jamais imite modismos mundanos. Alisto alguns: cortes e penteados exóticos; piercings; vestes sensuais e estranhas - calças rasgadas ou vestidos com “lascaduras” (aberturas lascivas nos lados, frente ou atrás). Está escrito: Amados, não imites o que é mal, senão o que é bom… pois amizade do mundo é inimizade contra Deus (3 Jo,11; Tg 4.4).

 

Jamais minta. O diabo é o pai da mentira (Jo 8.44). A mentira é de procedência maligna e jamais procede da verdade (1Jo 2.21). Está escrito: Seja o vosso falar: sim, sim; e não, não (Mt 5.37; Tg 5.12).

 

 Jamais dê espaço ao “velho Adão”. Jamais sigas à casa da adúltera e fornicária, pois acharás castigo e desprezo. A prostituição, a impureza, desejo maligno, paixão lasciva trazem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência (Pv 6 e 7; Cl 3.5-6).

Concluo afirmando que, quem teme a Deus, persevera no Caminho e rejeita as iguarias do reino (Dn 1.8)). Sabe que, ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo, bem sucederá aos que temem a Deus (Ec 8.12). Amém.

 

 

 

Comments


bottom of page