top of page

A cura de um paralítico na porta do Templo

(At 3.1-10)

Não houve nenhuma instrução clara para os primeiros cristãos deixarem as reuniões do Templo. A Bíblia não fala o que fizeram com a cortina rasgada, o certo é que os judeus que seguiam aos fariseus continuavam a se reunir no Templo, pois não creram em Jesus. Os que creram, também, se reuniam no Templo, mas também reuniam-se, separadamente. A hora nona corresponde às quinze horas, era o horário de oração e sacrifícios vespertinos.


O aleijado já era muito conhecido, pois tinha mais de 40 anos de idade (4.22). Além do milagre da cura houve o milagre de andar, pois o homem era coxo de nascença, nunca aprendeu a andar (Is 35.6). As falsas curas não conseguem competir com o poder verdadeiro de Deus. A desculpa de não poderem produzir os mesmos sinais é sempre jogada nas vítimas, pois, alegam, que essas não têm fé. O fato é que os sinais que acompanharam os apóstolos não são imitáveis. Eles tinham o poder dado pelo Espírito Santo com o fim de impressionar as pessoas de que a mensagem nova são boas novas.


Muitos judeus estavam no Templo naquele dia e reconheceram aquele homem. Os gritos do homem chamavam a atenção. Ninguém ficou em dúvida que aquele era o mendigo de tantos anos ali. Embora ficassem “admirados e assombrados” não significa que creram em Jesus. Era a primeira vez que ele entrava no Templo, pois era proibida a entrada de aleijados.


Infelizmente, muitos, hoje, querem os milagres, mas não se preocupam tanto com a vontade de Deus. No mundo da época de Jesus e dos apóstolos havia muitos aleijados, mas uma pequena parte, apenas, foi curada. Os sinais eram didáticos, apontavam para Jesus. As pessoas querem os sinais, mas não a pessoa para quem eles apontavam. Jesus é maior do que os milagres, do que a cura, do que a prosperidade. Você compreende essa verdade?


Que o Senhor abençoe sua vida. Se o problema que você passa neste mundo caído é tão grande que você não consegue enxergar Jesus por causa dele, então, você tem uma necessidade muito maior do que a cura, restauração de dinheiro, propriedade e bem-estar. Você encontra Jesus em qualquer circunstância. Encontre-O na Bíblia, a Palavra de Deus. Deus lhe abençoe.


___________________________________________________

Pércio Coutinho Pereira.

Professor do Instituto Bíblico Peniel em Jacutinga - MG

Pastor da Igreja Batista Bíblica em Jacutinga - MG

Pessoal: perciocoutinho@gmail.com e WhatsApp (35) 99210 9841




Comments


bottom of page