google-site-verification=AlGgplHlEwGIzCUG4Hr-hF6Aq7S75CZjD2J_rZrN2Zo
top of page

A dor da alma

A depressão é chamada de "o mal do século" e, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), se tornará a doença mais comum do planeta até 2030. Estamos bem familiarizados com essa palavra que pode ser definida como uma tristeza profunda e angustiante que parece sugar as energias e a vitalidade de seus acometidos.

 

Mas, ao contrário do que possa parecer, essa enfermidade está longe de ser algo novo; podemos encontrar registros dela na Bíblia, em tempos antigos, no tempo dos juízes e até mesmo nos dias de Jesus. Sua causa pode ser de ordem biológica, relacionada a fatores como desequilíbrio hormonal, deficiência de vitaminas, sedentarismo, exposição a ambientes estressantes e até a exposição demasiada a luzes artificiais à noite. Para esses casos a ajuda médica e exames laboratoriais se fazem necessários.

 

Se assim é, o que é que torna a depressão tão falada e temida na atualidade? Se deve ao fato de vivermos em um tempo de resoluções imediatas e busca incessante por prazer, satisfação e reconhecimento. A visão hedonista tem invadido as mídias, as plataformas de streaming, os comerciais. O caminho para a independência e felicidade, abriu um abismo para a construção de relacionamentos saudáveis, para o reconhecimento do erro, para a oportunidade de ceder e recomeçar juntos.

 

É contraditório pensar que a promessa do mundo digital era permitir ter mais tempo para as coisas importantes. Ficamos sem tempo para o que quer que seja, ao nos dedicar às novidades tecnológicas, às atualizações diárias, aos feeds de notícias.

 

Assim, mais e mais, nos prendemos às expectativas da sociedade, das fotos e poses perfeitas sucumbindo ao engano de uma vida feliz e perfeita se tiver as expectativas atendidas. Dentre tantos exemplos, quero lembrar de Ana, esposa de Elcana. Ana era levita, uma esposa amada por seu marido, mas estéril. Provavelmente por causa de sua esterilidade, seu esposo também se casou com Penina, que teve filhos.

 

A esterilidade era um estigma para a sociedade da época; os filhos representavam a continuidade da família, a perpetuidade do nome e do legado parental. E isso era muito importante para os homens. Elcana era um marido amoroso, mas não compreendia a dor de Ana. Ao resolver o seu problema de herdeiros, ele pensou ter resolvido os desconfortos familiares; acontece que agora Ana era atormentada e ridicularizada por Penina fazendo-a sentir-se angustiada e aflita.

 

Primeiro ela era incapaz de dar aquilo que seu esposo dedicado ansiava; agora era humilhada e zombada por sua rival dentro de casa. O sofrimento dessa mulher só aumentava ao ponto de ficar sem comer! Então, Ana foi até o templo e derramou sua alma perante Deus: “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.” (I Samuel 1.10)

 

Sua oração foi tão atribulada e emotiva que o sacerdote Eli pensou que ela estivesse bêbada (I Samuel 1.14). Ao entregar seus anseios e conquistas a Deus pôde descansar sem mesmo ter alcançado sua petição: “...Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste” (I Samuel 1.18

 

A Bíblia não revela quanto tempo Ana teve que viver sem filhos sendo afrontada. O que sabemos através do Texto Sagrado é que foram anos de angústia e aflição. Lidar com a dor sem que ninguém compreendesse pelo que ela passava foi tornando seu sofrimento cada vez mais dilacerante e insuportável.

 

Até que Ana buscou alívio no lugar certo: “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices”. (Salmos 19.7). Depois de externar toda sua tristeza e frustração, sem nem ao menos ter a resposta da sua petição, Ana se levantou curada "o seu semblante já não era triste". Naquele dia, ao permitir ser confortada e sondada por Deus, o seu desejo não era o mais importante: era entregar seu coração nas mãos dAquele que tem o controle sobre todas as coisas.

 

Essa dor que angustia a alma é real! Temos sido expostas a ela todos os dias através da nossa inabilidade de lidar com as frustrações. Parece que se não estou plenamente feliz e realizada, (sem sofrer qualquer tipo de tribulação ou dissabor), devo estar frustrada, insatisfeita e infeliz.

 

A mentira e deturpação a que estamos expostas diariamente têm turvado o discernimento espiritual e nos impedido de enxergar a verdade de Deus revelada na Sua Palavra. O refrigério e o alívio estão ao alcance de uma entrega profunda e sincera aos pés de Jesus.

 

Como é difícil entregar e confiar que Deus sabe o que é melhor e que posso estar confiada deleitando-me nEle! Ao receber o filho tão desejado Ana o entregou a Deus, com o consentimento do seu esposo, através do serviço no templo em Siló. Seu desprendimento e fidelidade em seu voto, mostram o quanto Ana permitiu ser transformada por Deus.

 

Agora ela não estava mais frágil e abalada, ela tinha clareza e compreensão da soberania e da bondade de Deus em sua vida. Sua fé não era mais vacilante ou dependente do que ela possuía. Sua espera e confiança em Deus lhe permitiu ter um filho como Samuel, o grande profeta, juiz e sacerdote do povo de Israel.

 

Cuidado! Veja onde você tem depositado sua esperança; a promessa de vida perfeita e felicidade a qualquer custo é uma mentira que o mundo tem vendido, além de ser completamente contrária àquilo que Deus deixou na Sua Palavra. As dores, incertezas, problemas e dissabores fazem parte da vida nesse mundo caído. Mas tenha em mente que essa tristeza desmedida e duradoura é, muitas vezes, limitante e paralisante; portanto não pode ser ignorada! Procure ajuda!

 

Mantenha seus exames periódicos em dia; procure uma conselheira bíblica espiritual, alguém que possa te encorajar com amor e mansidão pelas verdades da Palavra de Deus que podem trazer cura e esperança verdadeira ao coração aflito. Não há angústia ou aflição que nosso Pai ignore! Ele está atento e sensível aos nossos sofrimentos e disponível para nos dar alívio. Mesmo aqueles que nos amam podem falhar em nos apoiar e entender, mas não Ele!

 

Se você não sofre qualquer desequilíbrio hormonal ou químico, creia na suficiência das Escrituras para restaurar sua alma abatida: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face” (Salmos 42.5)

 

Aceite hoje o Seu convite "e encontrareis descanso para vossas almas" (Mateus 11.29). Saiba que aquilo que foge ao seu controle, ainda está no controle dEle! Descanse nEle e o seu coração poderá repousar em segurança.

 

 

Luana Batista

Igreja Batista Central de Dourados MS

 

コメント


Oferte:

O Jornal de Apoio é um ministério sem fins lucrativos. As ofertas e doações servem para os custos administrativos da missão na divulgação da obra missionária.

Compartilhe:

Ore e ajude a obra de missões divulgando as matérias do Jornal de Apoio. Compartilhe nas redes sociais e apoie os ministérios divulgados.

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

©2023 - Jornal de Apoio.

Fale Conosco:

Edição e Redação: (16) 99192-1440

jornaldeapoio.editor@gmail.com

bottom of page