Notamos uma crescente tendência em muitas igrejas a diminuir a importância do sermão expositivo em favor de uma variedade de programas. No entanto, a Palavra de Deus, transmitida através de sermões expositivos, é fundamental para o crescimento e a saúde espiritual de qualquer comunidade de fé. Para que a igreja seja verdadeiramente transformada, a pregação expositiva precisa ser o centro de todos os seus ministérios, desde a educação infantil até a liderança. Além de ser pregado nos cultos dominicais, o ensino bíblico deve permear todas as atividades da igreja.
A pregação expositiva oferece uma maneira eficaz de conectar a mensagem atemporal da Bíblia com as necessidades e dúvidas das pessoas de hoje. Ao permitir que o texto bíblico fale por si mesmo, o pregador expositivo cria um espaço onde as pessoas podem encontrar respostas e experimentar a transformação. Essa abordagem é especialmente relevante em um mundo pós-moderno, marcado pelo relativismo e pela rejeição à autoridade.
Um dos grandes desafios da pregação expositiva é fazer com que o contexto antigo da Bíblia se torne relevante para os ouvintes pós-modernos. Tim Keller nos lembra que a religião tradicional diz: "Eu dou a Deus um bom registro moral, então ele tem que me abençoar. O evangelho diz: Deus me dá um bom histórico moral por meio de Cristo, então quero abençoá-lo". Ao compreender essa distinção, o pregador expositivo pode apresentar a mensagem bíblica e cristocêntrica de forma que faça sentido para as pessoas de hoje.
Contrariando a ideia de que a pregação expositiva é uma prática ultrapassada, ela continua sendo uma ferramenta poderosa para a edificação da igreja. Ao invés de impor ideias (exposição é o contrário de imposição), o pregador expositivo convida os ouvintes a uma jornada de descoberta, permitindo que eles encontrem a Verdade nas Escrituras.
Tendo descrito sobre a importância da pregação expositiva para a vida da Igreja, elenco cinco passos para você começar a pregar expositivamente:
1 - Escolha um Texto Bíblico – delimite dentro de seu contexto literário.
2 - Estude Exaustivamente o Texto - aplique os processos de exegese e hermenêutica.
3 - Desenvolva um Esboço Claro e Coerente - tenha em mente o problema, graça e missão.
4 - Comunique com Clareza e Paixão – use linguagem simples e concreta,
5 - Aplique o Texto à Vida dos Ouvintes – seja relevante, chame à ação e conclua fortemente.
Logicamente, estes passos jamais poderão ser dados sem oração e dependência do Espírito Santo de Deus.
Em suma, a pregação expositiva é o coração pulsante da igreja. Ao centralizar a Palavra de Deus, ela oferece um alimento espiritual indispensável para o crescimento e a edificação dos cristãos. Ao nutrir nossos corações com a verdade bíblica, somos transformados à imagem de Cristo.
___________________________________________________________
Pr. Márcio Trindade
Pastor no TBM de Ribeirão Preto, SP
ThM - Mestre em Teologia e Exposição Bíblica (SBPV e FABAPAR)
Autor do Livro:
Novos Desafios Para a Pregação Expositiva: Sua Relevância Para a Época Atual
Instagram | YouTube - @marciotrindadepr
Comments