"A Sabedoria do Cuidado com a Vida"
- Heliamar Marques

- 18 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Setembro Amarelo são amplamente promovidas para conscientizar a sociedade sobre questões cruciais de saúde. Mas será que essas iniciativas são realmente necessárias? Elas encontram respaldo nas Escrituras? Embora a Bíblia não mencione campanhas preventivas da forma como as conhecemos hoje, seus princípios revelam um compromisso claro com o cuidado e a prevenção.
No livro de Levítico, Deus instruiu o povo de Israel sobre como lidar com doenças contagiosas, como a lepra. Os sacerdotes tinham o dever de examinar os indivíduos e tomar medidas para evitar a propagação da doença, protegendo a comunidade. Essas orientações exemplificam a importância das ações preventivas no cuidado com o bem-estar coletivo. Como seria se essa responsabilidade não tivesse sido seguida? A disseminação da lepra teria devastado as famílias e a sociedade de Israel.
Levítico também contém diretrizes para lidar com o mofo, que pode causar problemas respiratórios e de pele. Isso mostra a preocupação de Deus com a saúde física de seu povo, incentivando a higiene e a prevenção de doenças. Outro exemplo é a instrução sobre saneamento básico em Deuteronômio 23.12-13, onde Deus orienta o povo a enterrar seus excrementos fora do acampamento, prevenindo a contaminação e a disseminação de enfermidades.
Hoje, as campanhas de conscientização têm focos diferentes. O Outubro Rosa destaca a prevenção do câncer de mama, enquanto o Setembro Amarelo aborda a saúde mental e a prevenção ao suicídio, e o Novembro Azul visa a conscientização sobre o câncer de próstata. Assim como as medidas preventivas no Antigo Testamento, essas iniciativas modernas promovem o bem-estar físico e mental, ajudando a salvar vidas.
A Bíblia nos lembra da importância de cuidar do corpo, como vemos em 1 Coríntios 6:19-20: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que habita em vocês...?” Este versículo reforça que, ao cuidar do nosso corpo, estamos cuidando do templo de Deus. Campanhas de saúde, portanto, não apenas incentivam a prevenção de doenças, mas também nos ajudam a honrar o Criador, zelando pela vida que Ele nos deu.
Além disso, Provérbios 14.1 exorta à sabedoria, mostrando que a mulher sábia edifica sua casa, assim, as mulheres ao cuidarem do seu corpo, estão também edificando as suas vidas e contribuindo para a edificação de suas famílias e comunidades. Campanhas como o Outubro Rosa são lembretes de que cuidar da saúde é um ato de sabedoria e responsabilidade.
Portanto, campanhas de conscientização, sob a luz das Escrituras, fazem pleno sentido, porque ao promovermos o bem-estar físico e mental, estamos cumprindo nosso papel de glorificar a Deus em nossos corpos, preservando a vida e o bem-estar que Ele nos concedeu.
Essas campanhas, assim como as ações preventivas descritas na Bíblia, são uma forma sábia de exercermos cuidado e responsabilidade com a dádiva da vida.
Heliamar Marques







👏🏻Muito bom, parabéns pelo excelente texto. Deus em sua infinita sabedoria sempre nos instruiu para cuidar do templo do Espírito Santo. 🙌🏻