google-site-verification=AlGgplHlEwGIzCUG4Hr-hF6Aq7S75CZjD2J_rZrN2Zo
top of page

Como lidar com pessoas difíceis

Uma das habilidades mais importantes na vida e no ministério é saber lidar com pessoas difíceis. Quando o pecado entrou no mundo iniciou e potencializou a maldade no coração humano. O Bom DEUS nos deu uma personalidade única, com capacidade de decidir e escolher as veredas que desejamos trilhar. Nessas veredas encontramos pessoas. As pessoas são criaturas amadas por DEUS, mas que em sua maioria O desprezam. Por perderem a comunhão e afastarem-se do brilho da glória de Deus, tornaram-se obscurecidos (incapacidade de avaliar e discernir o certo e o errado) em seus corações. Com uma mente fútil, alienada e insensível à Pessoa de DEUS, seu criador. São amantes de si mesmos, entregues à dissolução e prática de impurezas sem o menor freio para seu orgulho e suas paixões humanas. Consequentemente os relacionamentos tornaram-se difíceis. Perderam a noção correta sobre si e sobre o outro.

 

Nós como crentes em Cristo Jesus, estamos lidando com pessoas todos os dias, no trabalho, no mercado, em eventuais encontros, em casa e algumas vezes dentro das Igrejas. Lá, também há pessoais difíceis, por vezes nós mesmos. Paulo recomenda que examinemos nossos corações para ver se de fato andamos de modo digno e agradável ao nosso Senhor. Em Efésios 4:1-3 diz: "Portanto, como prisioneiro no Senhor, suplico-lhes que vivam de modo digno do chamado que receberam. Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor. Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz". Humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor.

 

Amados, como vemos há a falta dessa prática hoje em dia, em todos os lugares. As pessoas tornaram-se tão rudes, sem profundidade, sem altruísmo, tão difíceis de relacionar. Procura-se imitadores de Cristo, mansos e humildes de coração. Que aprendamos com Jesus, foi esse o conselho que Ele nos deu: Mt 11:29 “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas”. Nosso alvo, como imitadores do Senhor, deve ser ter a mente de Cristo, desejar ardentemente parecer com ele em atitudes, palavras, pensamentos e relacionamentos. I Co 2:16 diz: "Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo". Ter a mente de Cristo é uma construção, um trabalho sem folgas, para a vida toda. Isso inclui o dia a dia, a morte da velha natureza, renovando nossa mente pela leitura perseverante, profunda, pessoal e diária da Bíblia e pela oração sem cessar, andando, ao assentar, ao levantar, demostrando com o nosso comportamento, o domínio próprio e os frutos de um coração manso e humilde, cheio de justiça, retidão e verdade.

 

Por outro lado, além de lidar com o exercício pessoal de trabalhar nosso próprio coração, de se examinar, precisamos também lidar com pessoas difíceis, e até intratáveis. Pessoas assim tem características bem similares. É alguém que em seu caráter predomina atitudes de orgulho, egoísmo, desamor, desprezo pelo bem, e insensibilidade para com o próximo. Isso inclui irritar, frustrar, humilhar e ferir os outros; às vezes, pode ser de forma sorrateira e camuflada. Muitas dessas pessoas estão a rodear nossas vidas, tão próximas de nós, como amigos, irmãos, parentes, são pessoas que nos aprisionam emocionalmente. Precisamos depender do Senhor em discernimento e sabedoria para detectar e lidar com pessoas assim. Que Deus nos liberte de tudo que nos escraviza. A Bíblia nos dá muitos exemplos de pessoas difíceis, como Caim que era invejoso e arrogante. Lameque, cheio de orgulho, agressividade. Ismael, o zombador. Nabal cruel, grosseiro e ingrato. Esaú era mundano, impulsivo e desprezador das coisas santas do Senhor.

 

Sim, creio que DEUS pode mudar qualquer coisa, qualquer coração, qualquer atitude através do reconhecimento de seu erro, da consciência do seu pecado e do arrependimento. Uma mudança de direção. Nova criatura com novos padrões de comportamento e relacionamento, passo a passo, dia a dia mostrando os frutos da transformação. Mas isso é uma obra do Senhor no coração que quer essa mudança. Em CRISTO tudo se faz novo. ICo 5:17 "Portanto, se alguém está em Cristo, é uma nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas!".        

 

Um alerta que se faz necessário entender é que todos nós temos a mesma natureza e que em algum momento de descuido podemos nos tornar tais como os exemplos citados, por isso a proximidade com o Senhor Deus nos dará sábia direção. Deus usa pessoas difíceis para trabalhar em nós e através de nós. É importante frisar que quando entendemos a natureza humana e suas tendências para o mal, e que isso também nos inclui, nos ajudará a lidar com tais pessoas. Porém, algumas vezes, pode ser necessário ‘bater em retirada’, afastar-se de pessoas e situações que nos fragilizam e adoecem e crer que Deus vai fazer aquilo que não podemos fazer. Romanos 12:8 e 18 diz: "Se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado. Quem ajuda os outros, que ajude com alegria ... No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas”. Podemos aprender com o Senhor JESUS. Ele lidou com pessoas difíceis, inclusive os discípulos. JESUS fazia perguntas com sabedoria. Ele sabia quando ignorar a ofensa e também sabia a hora de calar, não discutia nulidades. Confrontava com a verdade de forma sincera e justa. Aproveitava as oportunidades para ensinar com suas atitudes.

 

Então, o que fazer quando temos que conviver com pessoas difíceis?

Resposta: ORE e peça a Deus:

1.    Discernimento para entender a pessoa e porque age assim. Não entre em discussões tolas ou fique tentando se justificar. Provérbios 26.4-5 diz: "Não responda ao tolo com igual insensatez; do contrário, você se igualará a ele. Responda ao tolo como a insensatez dele merece; do contrário, ele pensará que é mesmo um sábio".

2.    Amor pela pessoa. Isso não quer dizer que deva aceitar tudo porque ama. O amor é racional e benéfico, não faz o mal ao próximo.  Viva de tal forma que o Espírito Santo o ajude a ter discernimento e equilíbrio. Romanos 12.9 diz: "O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom".

3.    Poder para se posicionar e saber dizer NÃO. Ensinamento sobre nossas escolhas. Provérbios 13:20 diz: "Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal". 

4.    Livramento desse relacionamento. Salmo 35.1-2 “1. Defende-me, Senhor, dos que me acusam; luta contra os que lutam comigo.2. Toma os escudos, o grande e o pequeno; levanta-te e vem socorrer-me”.

5.    Fique alerta ao perigo da Dependência. Esse é um transtorno emocional que se caracteriza por uma dependência afetiva em relação a outra pessoa. Há uma dificuldade em estabelecer relações saudáveis e em se desvincular de alguém. Salmo 64.1,2 são: "1. Ouve, ó Deus, a minha voz na minha oração; guarda a minha vida do temor do inimigo". 2. Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do tumulto dos que praticam a iniquidade".

6.    Busque ajuda de profissionais e pessoas idôneas. Tiago1.5 “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”

7.    Coragem para afastar-se em tempo oportuno. Provérbios 11.17 diz:

“Quem faz o bem aos outros, a si mesmo o faz; o homem cruel causa o seu próprio mal”.  Provérbios 14:7 diz: “afaste-se das pessoas sem juízo, porque gente assim não tem nada para ensinar”

E finalmente encha-se da PALAVRA e da ORAÇÃO. Hebreus 4:16 diz: “Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno”.

____________________________

Suenia Araújo

Campo Grande MS

 

 

Comments


Oferte:

O Jornal de Apoio é um ministério sem fins lucrativos. As ofertas e doações servem para os custos administrativos da missão na divulgação da obra missionária.

Compartilhe:

Ore e ajude a obra de missões divulgando as matérias do Jornal de Apoio. Compartilhe nas redes sociais e apoie os ministérios divulgados.

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

©2023 - Jornal de Apoio.

Fale Conosco:

Edição e Redação: (16) 99192-1440

jornaldeapoio.editor@gmail.com

bottom of page