google-site-verification=AlGgplHlEwGIzCUG4Hr-hF6Aq7S75CZjD2J_rZrN2Zo
top of page

Como se preparar para chegar no céu

Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.”

(Apocalipse 22:1-5)

 

Você deseja ir para o céu, mas ainda não tem certeza? Há algumas coisas que você precisa saber, e depois dar uma resposta assertiva.

 

1. A primeira coisa que você precisa saber é que o céu é uma dádiva gratuita de Deus - Não pode ser conquistado pelas obras, o céu não é ganho por merecimento. A Bíblia diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9).


Portanto, você não vai para o céu porque tem uma religião, faz obras de caridade, ou por ser um cidadão de bem, ou ainda por obedecer aos mandamentos, ou qualquer obra de justiça, porque também a Bíblia diz: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam.” (Isaías 64:6).


Sendo que as nossas obras são como trapo de imundícia, não tem valor para nossa salvação. Está claro que a salvação não é por mérito; mas por pura graça!


Deus oferece a salvação gratuitamente, a todos que quiserem…


A pergunta que você pode estar fazendo é: Como eu posso receber essa salvação, e ter certeza que vou para o céu?


Saiba que, de acordo com as Escrituras a salvação é totalmente pela graça, com diz a Escritura: “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.


2. A segunda coisa que você precisa saber é que o homem é pecador - Portanto, não pode salvar-se: (Romanos 3:24).


A salvação é gratuita porque a mesma passagem (capítulo 3) diz que o homem é pecador, e como tal, não pode salvar-se a si mesmo. As obras realizadas pelo homem, nessa condição, estão contaminadas, manchadas pelo pecado, por isso não serve como meio de salvação. Lemos no capítulo 3 de Romanos: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).


Portanto, é inútil você procurar ser salvo por meio de obras, por meio do merecimento, por meio do esforço próprio!


3. A terceira coisa que você precisa saber o que a Bíblia diz sobre Deus

a) A Bíblia diz que Deus é misericordioso e bom, por estes atributos Deus não deseja condenar ninguém ao inferno…


b) Mas, acontece que Deus tem outro atributo, a justiça de Deus, segundo a qual, Deus precisa condenar o pecado. Nesse sentido é que Romanos 6:23 diz que “o salário do pecado é a morte…”. Isso mesmo: por causa da Sua justiça Deus não pode permitir pecadores entrar no céu e cada deve receber o que merece, a condenação eterna - Apocalipses 21 é claro: “Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.” Apocalipse 21:27).


Isso é um grande problema, porque em seu amor Deus deseja salvar; mas, em sua justiça, ele não pode salvar…


Então como Deus resolve este problema?


4. A quarta coisa que você precisa saber é que Deus resolveu este problema - Qual problema? Lembra? O problema da justiça de Deus, pela qual ele, mesmo querendo, não pode salvar os pecadores.


Mas, Deus já resolveu este problema por entrar no mundo por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Porque Jesus pode resolver o problema da justiça de Deus?


A Bíblia diz que Jesus Cristo é Deus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:1, 14). Sendo Deus verdadeiro e verdadeiro Deus, Jesus pode resolver o problema da justiça de Deus.


Mas, como foi que Jesus resolveu este problema?


Jesus morreu e ressuscitou para pagar por nossos pecados. Deus lançou sobre Jesus todos os pecados de Seu povo, como está escrito: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21).


Morrendo em nosso lugar, Jesus satisfez a justiça de Deus e, por meio de Jesus, agora Deus pode permitir que muitos pecadores entrem no céu…


Aí você pergunta: Como? A resposta é: Pela fé…


5. A quinta coisa que você precisa saber é que a salvação é recebida pela fé - Isto é fato. Foi uma das declarações da Reforma Protestante; a famosa “sola fide” (somente pela fé).


O problema jaz na questão: qual é a fé salvadora?


Existe, para nossa compreensão, três tipos de fé: 1. A fé intelectual; 2. A fé temporal; e 3. A fé salvadora.


1. A fé intelectual é aquela que é um assentimento, pela qual você crê que Deus existe e é poderoso. Mas, esse tipo fé, não salva, porque, embora você tenha certeza que Deus existe e é poderoso, essa fé é meramente intelectual, e Deus ainda está distante de você, você não tem nenhum relacionamento com ele. É a fé que também o Diabo tem, de acordo com a Epístola de Tiago: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.” (Tiago 2:19). E nós sabemos que não há salvação para o Diabo. Portanto, não vale a pena, você ostentar esse tipo de fé.


2. Quanto à fé temporal, é aquela, cujo objetivo é obter de Deus as coisas temporais, isto é, as que precisamos para sobreviver, como saúde, dinheiro, segurança, etc. O tempo todo as pessoas buscam a Deus por “bênçãos” da sobrevivência. Mas, essa fé não vale a pena, pois na hora da morte você não terá mais necessidade dessas coisas; aí, você se vê caindo no abismo da perdição, e dá por conta de que durante a sua vida, só pensou nas coisas materiais, para o seu bem-estar aqui. Não pensou no futuro, na salvação eterna. Este tipo de fé não pode salvá-lo;


3. Já a fé salvadora, como o próprio nome diz, é aquela fé, em que você se preocupa em onde você estará na eternidade: no céu, ou no inferno. Nessa preocupação, você busca ouvir o Evangelho; então Deus lhe dá uma compreensão tal, que o leva a pedir salvação, como o fez o carcereiro de Filipos: “Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” (Atos 16:30); e a resposta de Paulo e Silas foi: “…Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16:31). Esta é a fé que salva: crê somente em Jesus Cristo para a salvação. Não Jesus mais as obras; não Jesus mais caridade; não Jesus mais esforço próprio, ou merecimento. Porém, somente em Jesus; pois ele mesmo disse: “…Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6).


Você está entendendo do começo até agora? Se você está entendendo, Deus tem uma pergunta pra você. Qual é a pergunta? Se você está entendendo todas essas coisas desde o início… e se você ainda não é salvo (não tente se iludir - nessa hora em que o Espírito Santo está falando com você, precisa de muita sinceridade e honestidade); portanto se você ainda não recebeu a vida eterna, se você ainda não é salvo, a pergunta que Deus faz a você é esta: “Você gostaria de receber a dádiva gratuita da salvação, que Deus lhe oferece gratuitamente, apenas confiando hoje mesmo em Jesus Cristo como seu salvador?


Hoje, você gostaria de receber o dom da vida eterna, reconhecendo que você é pecador e que só Jesus pode salvá-lo?


Você quer entregar seus pecados a Jesus; arrependendo de seus pecados, e crendo somente em Jesus? Pois Jesus disse: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (João 6:37). E ainda, o apóstolo Paulo escreve: “…eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação)” (2Coríntios 6:2).


Peça agora mesmo para Jesus o salvar, perdoar todos os seus pecados, e garantir um lugar no céu, totalmente pela graça, para você. Aí, o que era apenas um desejo, torna-se realidade, e você passa ter certeza que vai para o céu, pois também Jesus prometeu: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida (João 5:24).


Agora chegou a hora de você dar uma resposta assertiva. Se você, depois de tudo que você leu, não der resposta nenhuma, nem positiva (arrepender dos pecados e pedir a misericórdia de Deus em o salvar), nem negativa (não considerando a oferta da salvação), ainda assim você deu uma resposta assertiva (você não aceita o dom da vida eterna, ainda…).


Estou orando por você!


Pr. Juvenal Dias Rocha


SUGESTÃO DA REDAÇÃO:

MANDE ESTE TEXTO PARA ALGUÉM QUE VOCÊ ESTÁ EVANGELIZANDO, OU QUE GOSTARIA DE EVANGELIZAR.

NO FINAL, NÃO PRECISA COLOCAR O NOME DO AUTOR DO TEXTO.

 

Comentários


Oferte:

O Jornal de Apoio é um ministério sem fins lucrativos. As ofertas e doações servem para os custos administrativos da missão na divulgação da obra missionária.

Compartilhe:

Ore e ajude a obra de missões divulgando as matérias do Jornal de Apoio. Compartilhe nas redes sociais e apoie os ministérios divulgados.

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

©2023 - Jornal de Apoio.

Fale Conosco:

Edição e Redação: (16) 99192-1440

jornaldeapoio.editor@gmail.com

bottom of page