O Altíssimo está nos transportando de um Jardim. Veja: Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden. Gênesis 2:8. Para uma cidade. Confira: Mas a Jerusalém do alto é livre, e essa é a nossa mãe. Gálatas 4:26. É que no meio existe um cordeiro que foi sacrificado para pagar a transferência.
O plano de salvação já foi apresentado pelo Eterno Deus dentro do Éden para Adão e Eva. Veja: O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher. Gênesis 3:21 Do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo. Apocalipse 13:8.
Ele, o próprio Messias sacrificou um cordeiro para fazer roupas de pele para Adão e Eva. Ambos tiveram que ver um cordeiro inocente ser morto por causa de seus pecados e saíram vestido com a pele do cordeiro. O Altíssimo Deus não lavou esta pele após tirá-la do animal, e assim ambos, homem e mulher saíram bainhados pelo sangue do cordeiro. Um símbolo do Messias que um dia seria sacrificado.
Moises também apresenta este plano de salvação para Israel ainda no deserto. Confira: Em seguida, leu o Livro da Aliança para o povo, e eles disseram: Faremos fielmente tudo o que o Senhor ordenou. Depois Moisés aspergiu o sangue sobre o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança que o Senhor fez com vocês de acordo com todas essas palavras. Êxodo 24:7,8.
Moises não disse, a aliança foi feita por obediência à lei, mais afirmou (Este é o sangue da aliança que o Senhor fez com vocês). Se o povo de Israel pudesse ser salvo por obedecer a Torah, então não haveria a necessidade de fazer a aliança entre Israel e o Altíssimo por meio de sangue!
Para Deus, o sangue era o sinal que salvava o primogênito da decima praga. Confira. O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. Êxodo 12:13. Você podia estar com o cajado nas mãos, sandálias nos pés, comendo pão sem fermento, erva amarga, asado o cordeiro no fogo, mais se não tivesse passado o sangue na ombreira da porta da casa o primogênito morreria. Assim (O sangue será um sinal).
O juiz e profeta de Israel filho da profetisa Ana também sabia que estava no sangue do cordeiro a chave para ser salvo em todos os sentidos. Veja: Então Samuel pegou um cordeiro ainda não desmamado e o ofereceu inteiro como holocausto ao Senhor. Ele clamou ao Senhor em favor de Israel, e o Senhor lhe respondeu. 1 Samuel 7:9. Note que depois que o sangue do cordeiro foi derramado, o Altíssimo lhe respondeu. Samuel tinha plena consciência da importância do sangue do cordeiro, e espero que o leitor também tenha.
Mais será que podemos oferecer nossos atos de justiça, nossas boas obras praticadas no dia a dia como pagamento de nossos pecados? Podemos de alguma forma completar a salvação com elas? A Palavra do Todo-Poderoso diz: Somos como o impuro todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Isaías 64:6.
O leitor pode notar que o texto é alto explicativo e a resposta para as perguntas acima é (não). Não podemos nos alto purificar por meio de justiça própria. Precisamos de um ser puro sem pecados que nos purifica. Nossa justiça própria, nossas boas obras não podem nos conduzir para a Jerusalém celestial.
O amado Apóstolo Paulo diz. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8,9.
Como podemos ser salvos? Pela graça. Por meio de que? Da fé em Cristo. Isto vem de meus esforços? Isto não vem de vocês é dom de Deus. Mais será que poso completar ou ajudar com minhas obras? Não por obras para que ninguém se glorie.
O Apóstolo estava tão determinado a provar que a salvação está exclusivamente no Messias que afirmou. Sabemos que ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado. Gálatas 2:16.
Posso ser justificado por obras da lei? Ninguém é justificado pela prática da lei. Mais se a obediência a lei não pode me salvar da condenação eterna como serei salvo? Mediante a fé em Jesus Cristo. O que devo fazer? Cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo. Tem como ser salvo pela obediência a lei? Pela prática da lei ninguém será justificado. A lei mostra o pecado em nós, como somos pecadores dignos da condenação eterna e incapazes de nos alto purificar.
Para os religiosos dogmáticos que tentam barganhar a salvação por meio de obediência a lei, doutrina de sua denominação ou práticas de boas obras, a afirmação do apostolo Paulo deve ser atormentadora, pois ele diz. Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei. Romanos 3:28.
Mas alguém dirá: Você tem fé; eu tenho obras. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. Tiago 2:18. Tiago diz que nós demostramos nossa fé pelas obras e não que somos salvos pelas obras. A fé sem obras é morta por que demostramos a mesma pelas obras. Ninguém obedece a Bíblia 100%. Somos pecadores antes de nossa conversão ao Senhor Jesus e continuamos sendo pecador após nossa conversão. O que muda, é que após reconhecermos nosso lamentável estado de pecador e errado dente de Deus, confessando o Senhor Jesus como nosso único e suficiente salvador, passamos a ser pecadores arrependidos e salvos pelo sangue do cordeiro.
Um salvo pelo sangue do cordeiro não consegue parar de pecar por causa de sua natureza adâmica, mais por ter em si o Espirito Santo de Deus, também não consegue mais viver deliberadamente em pecado. Veja: Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. Hebreus 10:26,27.
Se uma pessoa dizer que tem a certeza da salvação pelo sangue do cordeiro mais vive deliberadamente em seus pecados, trata-se de alguém que teve remorso de seus pecados e não arrependimento. Também sua confissão de fé é só da boca para fora, sem uma real transformação em sua alma, trata-se de um convencido e não de um convertido. No início, o convencido e o convertido são muito parecido mais no fim se manifestam.
Tentar alcançar a salvação por seus próprios méritos é cuspir na cruz do Messias. Confira: Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Isaías 53:5.
Não haveria nenhuma necessidade do Messias ser (transpassado por causa das nossas transgressões) e (esmagado por causa de nossas iniquidades) ser colocado sobre Jesus (o castigo que nos trouxe paz) e por fim ser furado (pelas suas feridas).
Se você pode ser salvo porque é membro desta ou daquela Igreja, por que o Messias teria que ser sacrificado? Se você pode ser salvo por ter um bom coração, por que o Messias teria que ser sacrificado? Se você pode ser salvo por ter passado por este ou aquele ritual, por que o Messias teria que ser sacrificado? Se você pode ser salvo por passar um tempo no purgatória, por que o Messias teria que ser sacrificado? Note que o sacrifício do cordeiro de Deus não faz sentido se Ele não é nosso único e suficiente salvador.
O Messias dá algumas garantias para os que verdadeiramente creem nele. Vejamos a lista: Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. João 10:28,29.
Somente confiando nEle, em seu sacrifício feito naquela dura cruz, podemos ter a vida eterna ao lado do Altíssimo Deus. (Eu lhes dou a vida eterna). Uma vez salvo, jamais perderão a salvação, pois o Messias a sustenta pelo poder de seu sangue (Jamais perecerão. Uma vez salvo estamos na mão do Todo-Poderoso e na mão dEle estaremos por toda eternidade (Ninguém as poderá arrancar da minha mão). Os salvos são um presente do Pai para o Filho e ninguém e nenhuma força na Terra ou nos céus pode tomar este presente. (Meu Pai que as deu para mim) (ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai). São garantias e mais garantias.
Falando de porcentagens, Tiago diz: Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. Tiago 2:10. O leitor pode obedecer 99% de toda a Bíblia mais se falhar em 01%, se desobedecer um único mandamento que for, se torna culpado de toda a lei divina. Equivale a desobedecer toda a Bíblia. Como alguém pode tentar ser salvo pela obediência a lei?
O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16. Quando uma pessoa verdadeiramente se converte ao Messias, o Espirito Santo interage com seu espírito dando-lhe certeza que ele é um filho de Deus. Ele não acha que é salvo, mais tem certeza.
O próprio salmista Davi movido pelo Espirito Santo, afirma que sua purificação não vem de si mesmo, mais de Deus. Veja: Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Salmos 51:7.
A vitória da salvação não pode ser alcançada por mero esforço humano, o Apóstolo afirma. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57.
______________________________________________________________________
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Bíblia de estudo Judaica Completa. 4.ed. São Paulo: Vida, 2009.
Bíblia de estudo Nova Versão Transformadora. Ed. Mundo Cristão: Vida, 2016.
Bíblia de estudo MacArthur. 2.Ed. São Paulo: Vida, 2009.
Rodrigo Miguel Villas Boas do Carmo.
Judeu messiânico, graduado em Enfermagem pela Faculdade Única Foz do Iguaçu, PR; Pós-graduado em Gestão Hospitalar pela Unível Cascavel, PR. Atuou com docente no SENAC Cascavel, PR e no curso de enfermagem da Unigran em Dourados. Atualmente é escritor de literatura bíblica, docente de EBD e Coordenador de Urgência e Emergência no hospital da SIAS de Fátima do Sul, MS. Tem cinco livros publicados pela Biblio Editora.
Comments