top of page

Daniel Arthur Brower morre aos 82 anos

10/10/1941 a 22/06/2024.

Daniel Arthur Brower, 82 anos, partiu para estar com seu Senhor e Salvador no dia 22 de junho de 2024, com sua amorosa família e queridos amigos ao seu lado.



Daniel nasceu em 10 de outubro de 1941, em Watersmeet, Michigan, e foi precedido na morte por sua esposa, Nancy Brower; sua filha, Jennifer Palmer; seu genro, Mark Palmer; e seus irmãos, Timothy e Michael Brower. Ele deixa seu filho, Jeremy Brower; suas filhas, Jayme Brower e Julie (Eric) McDonald; seus irmãos, Beth Bruxvoort, Priscilla Miller, Stephen Brower e James Brower; e seus netos, Micah Palmer, Jordan, Marcela, Derek e Bianca Brower.  

 

Foi criado no Congo Belga, onde seus pais eram missionários. Depois de concluir o ensino médio em Mayville, Nova York, ele frequentou brevemente o Cedarville College antes de ser convocado para o Exército para servir na Guerra do Vietnã. Enquanto estava no Vietnã, ele entregou sua vida a Jesus e aceitou o dom gratuito da salvação. Após seu retorno seguro aos EUA, ele retornou a Cedarville para concluir sua graduação. Durante esse período, ele conheceu sua linda esposa Nancy, e eles se casaram em 1969.

Dan frequentou o Seminário Teológico Grace e serviu como pastor assistente na Primeira Igreja Batista em Goshen, Indiana. Depois de servir lá por alguns anos, Dan e Nancy começaram sua aventura missionária no Brasil, em 1975. No Brasil, Dan e Nancy foram fundamentais na plantação de igrejas e no compartilhamento do Evangelho de Jesus com o povo brasileiro. Eles serviram juntos até 2007, quando Deus chamou Nancy para voltar para casa. Dan continuou servindo no Brasil até se aposentar totalmente em 2023. Mesmo após sua aposentadoria, Dan continuou apoiando, pessoalmente, vários ministérios no Brasil até sua morte.

 

UM EVANGELISTA

Dan adorava compartilhar o amor de Deus com qualquer pessoa que encontrasse. Gostava de compartilhar histórias sobre sua vida na África, no Vietnã e no Brasil. Passar tempo com os filhos e netos e transformar frases simples em pequenas canções era para ele uma prática comum e agradável.

 

No domingo, 30 de junho, na Primeira Igreja Batista em Goshen, Indiana, as últimas homenagens foram prestadas a esse servo de Deus em um serviço memorial às 15 horas e os funerais na segunda-feira, 1º de julho, às 10 horas no Cemitério Violett em Goshen, Indiana. Em lugar de flores, Daniel foi homenageado com presentes memoriais feitos ao World Relief South America Fund em Baptist Mid Missions (bmm.org).

 

A CHEGADA AO BRASIL

Daniel e Nancy Brower foram aprovados como missionários da Baptist Mid-Missions em julho de 1973, após concluírem a Escola para Candidatos, em Cedarville College. Sua história com a BMM, no entanto, remonta a um tempo muito mais distante pelo fato de ambos serem filhos de missionários da BMM e terem crescido no campo missionário. 

 

Os pais de Nancy são George e Elizabeth Norton. Dan cresceu no Congo Belga e Nancy no Brasil. Eles se conheceram em Cedarville College, colégio onde Nancy ganhou a rainha do Baile na faculdade. Eles chegaram ao Brasil em 14 de maio de 1975. Sua porta de entrada no Brasil foi Santos SP.

Enquanto Dan e a esposa estavam na Escola de Português, eles trabalhavam na igreja que o missionário da BMM, Bob Jones, havia começado em Diadema SP. Dan concluiu o aprendizado da língua em junho de 1976.

 

A DECISÃO DE TRABALHAR EM UBERABA MG

Dan e Nancy, estavam na escola de idiomas ansiosos para se mudarem para Curitiba para trabalhar com o missionário George Norton. Poucos dias antes de irem para o Paraná, o missionário Marvin Fray foi convidado a ir a Uberlândia MG conversar com um missionário americano que precisava de ajuda. Marvin pediu para o missionário S. David Smith para ir com ele. David, que estava em contato com Daniel, se ele queria ir junto, pois tinha uma semana de folga. E ele foi. Durante aquela viagem pararam para almoçar em Uberaba MG.

 

Naquele dia era celebrado o dia da libertação dos escravos no Brasil, e eles ouviram tambores festivos do lado de fora. Dava para ver o grupo que tocava os tambores, da janela do segundo andar. Dan se levantou, foi até a janela e olhou para fora por vários minutos. Finalmente ele voltou para a mesa com lágrimas nos olhos. Tudo o que ele conseguia dizer era “África”. Depois de alguns minutos, ele explicou que a bateria era o som com o qual ele cresceu na África quando criança e, naquele momento ele disse que Uberaba MG era onde Deus queria que ele ministrasse.

 

Depois que voltaram para São Paulo, ele e Nancy foram para Curitiba PR e convenceram George e Elizabeth a se juntarem a eles em Uberaba MG. Eles se mudaram para lá logo após a escola de idiomas, e os Nortons se juntaram a eles.

 

O TRABALHO EM UBERABA MG

O primeiro trabalho de Dan e Nancy foi a plantação da Igreja Batista da Graça, na Rua Diamante, 35, no bairro Leblon. Eles trabalharam nessa igreja de agosto de 1976 a junho de 1988.

 

Inicialmente, eles alugaram um prédio no bairro de São Benedito e o reformaram enquanto examinavam a área. Os cultos regulares começaram em janeiro de 1977. George e Elizabeth Norton os ajudaram nessa primeira fase da obra. Eles terminaram o primeiro ano com uma média de frequência de 55 a 60 pessoas em todos os cultos. Foi ai que aconteceu de um padre colocar medo no povo e a média caiu para seis em todos os cultos. Após o segundo ano, eles compraram dois lotes adjacentes em uma área vizinha e o primeiro prédio foi concluído em maio de 1979. 

 

Um jovem estudante do Instituto Bíblico tomou conta do trabalho enquanto os Nortons estavam de licença em viagem aos EUA. Eles construíram o salão social nos fundos da igreja e uma casa pastoral ao lado. Depois conseguiram comprar lotes de ambos os lados da igreja, os quais foram utilizados para as atividades juvenis, ao lado da casa pastoral, com vistas a construir uma Escola Cristã ao lado da igreja. A igreja alcançou uma frequência média de 85 pessoas na Escola Bíblica Dominical e tornou-se capaz de sustentar o seu pastor. O primeiro pastor foi Jair que ali chegou com sua família em maio de 1988.

O próximo trabalho desenvolvido em Uberaba por Dan e Nancy foi a Igreja Batista Betel, na Rua Rubi, 168, no bairro do Costa Teles I. Ali trabalharam no período de 1986 a 1989. Iniciaram essa igreja através de reuniões em uma casa que foi comprada e reformada para os cultos. 

 

Em 1989, Dan e Nancy serviram no pastorado interino da Igreja Batista do Calvário, que tinha acabado de ser construída por Bob Norton. Dan cuidou de ambas as igrejas por um bom tempo. Entre 1988 e 1989, eles adquiriram a propriedade para a Igreja Betel, e construíram o templo e as classes para a Escola Bíblica Dominical. Também conseguiram comprar um terreno para a casa pastoral.

 

A construção foi concluída em 1991. O pastor Jair da Igreja Batista da Graça ajudava, quando necessário, até que a igreja chamou o Pastor Eurípedes em 1991. A igreja crescia com o Pastor Eurípedes e tudo ia bem até que tentaram abrir uma Escola Cristã no prédio. Dan e Nancy tiveram que retornar à Igreja Batista Betel em 2000 e ali passar cinco anos para reedificá-la a partir do zero.

 

Depois, Dan e Nancy estabeleceram a Igreja Batista do Calvário, na Rua João Severiano Rodrigues da Cunha, 139, no bairro da Guanabara, também em Uberaba. Eles trabalharam nessa igreja em 1986 e em 1991, quando os Nortons estavam nos EUA de licença. Em 1993, Dan e Nancy foram de tempo integral à Igreja Batista do Calvário e lá permaneceram até 1999, quando a igreja chamou David Sena como pastor. O fundador dessa igreja foi Bob Norton; e George e Elizabeth Norton os ajudaram.


Quando os Nortons tiveram que deixar o Brasil por causa de problemas familiares, a igreja já possuía uma boa frequência e alguns membros batizados. Por um ano e meio, Dan pastoreou a Igreja Betel juntamente com a Igreja do Calvário, o que era complicado, pois, ao mesmo tempo, eles estavam começando uma nova congregação em uma área conhecida como Conjunto Uberaba I.

 

Dan e Nancy, depois, fundaram a Igreja Batista da Fé, na Avenida Reynaldo Boaretto, 50, servindo ali no período de 1996 a 1999. A prefeitura doou mil metros quadrados de terreno, sobre o qual foi construída a Igreja Batista. Eles começaram a construção em 1998 e o concluíram em 1999. Em 2001, construíram a ala educacional, nos fundos da propriedade, e, em 2002, adquiriram uma casa de três dormitórios, perto da igreja, para a servir como casa pastoral. A igreja tem sustentado seu pastor desde 2001. Em seguida Pr. Dan serviu como pastor interino na Igreja Batista da Esperança Bendita, que foi iniciada por George e Elizabeth Norton. 


OUTROS MINISTÉRIOS

Além de seu ministério de plantação de igrejas, Pr. Daniel Arthur Brower também atuou em outras áreas, entre elas, no Conselho do Acampamento Maranata, em São José dos Campos SP; Conselho do Seminário, onde também ajudou a escrever o Estatuto; Presidência da Região Sul, por oito vezes; Instituto Bíblico em Uberaba, por dois anos; Lecionou no ensino médio aos filhos de missionários, utilizando o sistema de Homeschool (ensino em casa).

________________________________________

Matéria preparada com informações do livro: 

História de BMM do Brasil: 1935-2010

Autor: S. David Smith

Também dados do Acervo Batista Regular.

 

 

Comments


bottom of page