top of page
Foto do escritorPércio Coutinho

Engano, fraude, golpe

Josué 9


Quem nunca foi enganado ou caiu em um conto ou foi vítima de um golpista? É algo frustrante, sem dúvida. Mais frustrante ainda é porque, quase sempre, quando traçamos os pensamentos de volta para relembrar como caímos no golpe, vemos quão ingênuos fomos e como não prestamos atenção aos detalhes. Depois tudo faz sentido, mas no momento, por causa da nossa ganância ou compaixão cega, não conseguíamos discernir o engano.


Quando isso acontece em termos materiais, o prejuízo é material apenas, mas quando somos enganos nos assuntos espirituais, isso pode ter consequências eternas. Josué caiu na conversa dos gibeonitas, mas a Bíblia deixa bem claro que foi porque ele não consultou ao Senhor. Ser enganado pode ser pecado, pois temos o recurso de buscar orientação do Senhor e também Ele nos deu o Espírito Santo para discernirmos os perigos contra nossa alma.


Muitas vezes, caímos nas fraudes porque temos pressa em sair daquela situação e não paramos para refletir e verificar. O bom princípio deveria pautar nossa vida. “Se a resposta tem que ser na hora é não”. Temos que nos apropriar do direito de pensar, refletir, avaliar, orar e decidir conforme a luz que o Senhor nos dá (v.1-27).


“Um espirituoso anônimo nos lembra de que pelo erro de um dentista um dente errado é arrancado, pelo erro de um advogado alguém vai preso injustamente, pelo erro de um professor alguém é reprovado, pelo erro de um impressor um escrito fica errado, pelo erro de um farmacêutico alguém é sepultado, pelo erro de um carteiro uma correspondência é enviada de volta ao remetente e pelo erro de um eletricista alguém pode levar um choque. O romancista Joseph Conrad escreveu: ‘Os únicos que não erram são aqueles que não fazem coisa alguma’. No caso de Josué, porém, não fazer coisa alguma foi seu erro, e este capítulo explica o que aconteceu. O texto apresenta os três estágios do segundo insucesso de Josué (depois de Ai) na conquista da Terra Prometida. Também diz como Josué transformou esse erro em vitória.”[1]


Peça sempre sabedoria do Senhor para que você não caia numa fraude elaborada em algum golpe que se apresenta como uma boa proposta. Peça a Deus que você tenha uma desconfiança sábia para não cair em golpes muito bem aplicados. Peça ao Senhor que você não caia na ingenuidade pecaminosa e que as tentativas de fraudes contra você e seus queridos sejam reveladas naqueles detalhes que estão presentes nas conversas e ações.


Se algum estrago foi feito, peça a Deus que repare os danos causados na sua vida e na vida daqueles pelos quais você é responsável e que o Senhor alivie os estragos causados.


Que a misericórdia do Senhor lhe alcance. Tome cuidado com as ofertas tentadoras do final de ano. Cuidado para não distribuir seus bens sem sabedoria para agradar o natal de pessoas aproveitadoras. Não sucumba às promoções tentadoras. Lembre-se, você pode ser bênção para missionários e filhos deles com ofertas. Que o Senhor abençoe sua vida.


[1] Comentário Bíblico Expositivo do VT vol.2 Históricos – Josué, pg. 57 – Warren W. Wiersbe (Editora Geográfica – 1ª edição 2006)



Pércio Coutinho Pereira

Pastor da Igreja Batista Bíblica em Jacutinga MG

WhatsApp (35) 99210 9841








Comments


bottom of page