top of page

Hortolândia recebe novo pastor

Fundada pelo missionário estadunidense, Pr. Steven Wade Trask, a Igreja Batista Bíblica em Jardim Amanda II, em Hortolândia SP acaba de receber o quarto pastor de sua história. O primeiro pastorado, como é de praxe, foi exercido pelo fundador, sendo sucedido pelo Pr. Cláudio Oliveira da Cruz, depois pelo Pr. José Daniel de Santis e agora, empossado no dia seis de abril de 2024, o Pr. Ricardo Hilário da Silva.



Pr. Ricardo é casado com Michele Francisca Silva Hilário e o casal tem uma filha, Marcela Silva Hilário. Convertido ainda crianças, através do ministério do Pr. Pedro Pereira da Silva na Igreja Batista Bíblica em Vila Rosa em São Bernardo do Campo SP, estudou no Instituto Batista Missionário, em Cidade Ademar, São Paulo, Capital, de 2006 a 2008 no curso de três anos. Em 2003 Ricardo começou a atuar na liderança de jovens na Igreja Batista Bíblica em Vila Rosa e, posteriormente serviu como programador de eventos da COMJOBB - Comunhão de Jovens Batistas Bíblicos, participando da organização de congressos e retiros.


Ricardo Hilário casou-se no dia 28 de março de 2012 no Templo Batista Bíblico da Vila das Mercês, sob a liderança do Pr. Domiciano Gonçalves da Silva. Muito cedo, ainda solteiro, Ricardo começou a servir ao Senhor no ministério de pregação. Entre 2009 e 2016 serviu na Igreja Batista Bíblica Jardim Pérola 2 em Guaianases SP, que era Congregação Templo Batista em Vila das Mercês.

 

No ano de 2016 deu apoio às igrejas do Litoral Sul Paulista e Vale do Ribeira. De 2017 a 2018 serviu na Igreja Batista Bíblica em Cidade Tiradentes SP, indo para Campinas em 2018 convidado para auxiliar o Pr. Marcelo Silva do Templo Batista Bíblico de Campinas. Ali aconteceu a sua ordenação pastoral no dia 16 de março de 2022. Continuou apoiando o TBBC e, ao mesmo tempo, a partir de 2023, atuando como Diretor do Instituto Batista Bíblico de Campinas fundado pelo missionário estadunidense, Pr. George D. Simpson.

Pr. Marcelo Silva foi o pregador no culto de posse do Pr. Ricardo Hilário na Igreja em Hortolândia SP.

Contato com Pr. Ricardo (11) 99849-0005

 

VEJA NO INSTAGRAM:

 

 

BREVE HISTÓRICO DA IBABIH

 

O missionário Steven Trask e sua esposa Marilyn começaram o trabalho de plantação da igreja em Hortolândia em julho de1990. Ele acabara de plantar a Primeira Igreja Batista de Pedreira SP, e estava orando e olhando sobre local de plantar a segunda Igreja.


Chegou a fazer sondagens em Curitiba PR, mas não sentiu paz em iniciar uma igreja ali. Aconselhado por dois pastores, à época, foi dar uma espiada em Hortolândia, especificamente no bairro Jardim Amanda, que era novo e com possibilidade de crescimento rápido devido à sua localização. Além de conhecer o bairro, conheceu também o casal, Otaviano e Dona Maria. Ali tudo começou, realizando cultos na residência desse casal durante um ano.

 

Para dar sequência ao trabalho, era necessário comprar um terreno e, para tanto, procedeu-se à organização da igreja em 1992. O lote escolhido era na esquina da Rua 31, sendo que do outro lado seria construído, no futuro, uma Escola Estadual. Houve financiamento na compra do lote e, com lutas foi construído o primeiro prédio. Pessoas iam chegando e aceitando Jesus.  Depois de três anos o missionário percebeu que a obra cresceria e foram comprando mais seis lotes durante sete anos. Depois disso, foram mais sete anos de construção.

Contato com Pr. Steven: (19) 98739-0699

 

SEGUNDO PASTOR


Depois de 17 anos, Pr. Steven entregou o pastorado para o Pr. Cláudio Oliveira da Cruz, em 2007. Cláudio havia se convertido na Igreja Batista em Cidade Tiradentes em São Paulo, e foi para Hortolândia em 1993. Dez anos depois, tendo cursado o Seminário Teológico-Missionário Emaús, entre os anos 1995 e 1997, em Orlândia SP, e casado com Mônica Feijó da Cruz, na Igreja Batista Bíblica de Guarulhos SP, da qual ela era membro, no dia 18 de setembro de 1999.

 

Desde 2003, Cláudio passou a dedicar-se de tempo integral no ministério, sendo consagrado no dia 12 de novembro de 2005 em Hortolândia. Permaneceu no pastorado da igreja até 2012.

 

Atualmente, Cláudio e Mônica estão ajudando na Primeira Igreja Batista Boas Novas do Jardim Amanda, da qual ele é o vice presidente, além de coordenador e professor da EBD, também tendo oportunidade de pregar regularmente. Gustavo, filho único do casal está com 23 anos.

Contato com Pr. Cláudio: (19) 98186-5102

 

TERCEIRO PASTOR


O terceiro pastor da Igreja Batista Bíblica em Jardim Amanda II, foi o Pr. José Daniel de Santis. Ele assumiu o pastorado em fevereiro de 2012, permanecendo por 12 anos, até fevereiro de 2023. Casado com Rosangela Almeida Campos Santis, desde 18 de dezembro de 1988, na Igreja Batista Bíblica do Calvário, celebrado pelo saudoso amigo, Pr. Alzimar José Alves.

O casal tem três filhos: Lucas (31), Mateus (28) e Daniel (24). Lucas está casado com a Karen e o Daniel com a Beatriz. O ministério atual do Pr. Daniel está ligado com revitalização de igrejas em Campinas e adjacências.

 

O primeiro ministério do Pr. Daniel foi na Igreja Batista Bíblica do Calvário em Campinas SP, por um período de 20 anos. Ali ele foi ordenado em 1997. No Jardim Amanda foram 10 anos. Atualmente, no ministério de revitalização, está atuando na Igreja Batista Regular o Bom Pastor, há dois anos.

Formou-se em teologia pelo Instituto Batista Bíblico de Campinas em três anos e depois cursou mais dois anos no Seminário Teológico Emaús para completar o bacharelado.

Contato com Pr. Daniel: (19) 98338-5037

 

AONDE O PR. STEVEN ESTÁ ATUALMENTE?



Está na Igreja Batista Bíblica em Satélite Íris 3. Depois de entregar a igreja de Amanda ele voltou a Pedreira SP, depois que o quinto pastor brasileiro saiu de lá. Na sequência foi para o Residencial Bandeirantes para plantar uma Igreja, mas não progrediu.

 

Em 2012 foi com o obreiro Márcio Ribeiro e esposa para o bairro Cidade Satélite Íris 3, em Campinas SP. Como em Amanda, reuniram-se em uma casa por um ano e depois conseguiram dois meios lotes e passaram por três fases de construção: salão de culto, casa pastoral e salas para EBD.

 

 

 

Komen


bottom of page